SóProvas


ID
1045903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da teoria contábil e da ética profissional do contador, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria do contismo, todas as contas devem ser consideradas como contas das pessoas à guarda de quem elas estejam confiadas e, sob um enfoque mais avançado, como contas representativas da pessoa do comerciante, que se desdobra, assim, em tantas pessoas quantas forem as espécies de bens ou de valores por ele possuídos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Jaime Lopes Amorim, no livro "O Mudo da Contabilidade", ed. 1968, pág. 185:

    "A teoria pseudopersonalista, que se baseia no pressuposto de que todas as contas, mesmo aquelas que representam coisas ou bens patrimoniais, se devem considerar como contas das pessoas à guarda de quem elas estejam confiadas e, numa fase já mais avançada, como contas representativas da pessoa do comerciante que se desdobra assim em tantas pessoas quantas forem as  espécies de bens ou de valores por ele possuídos".

    Só frisando que houve  várias outras escolas ou teorias contábeis ao longo da história (as teorias pseudopersonalista e contista são duas delas), e não apenas as três mais comumente citadas, quais sejam: personalista, materialista e patrimonalista.


  • Para os criadores da escola CONTISTA, a preocupação central da contabilidade era com o processo de ESCRITURAÇÃO e com as técnicas de REGISTRO  através das CONTAS.

    Para os criadores da escola PERSONALISTA todas as contas devem ser consideradas como contas das PESSOAS à guarda de quem elas estejam confiadas e, sob um enfoque mais avançado, como contas representativas da PESSOA do comerciante, que se desdobra, assim, em tantas PESSOAS quantas forem as espécies de bens ou de valores por ele possuídos.

  • Para quem não entende os comentários,como eu, sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    Para os criadores da escola CONTISTA, a preocupação central da contabilidade era com o processo de ESCRITURAÇÃO e com as técnicas de REGISTRO  através das CONTAS.

     

     

  • A questão se refere à Teoria Personalista em que atribuía às pessoas a responsabilidade para cada conta.

  • GABARITO: ERRADO

    O erro da questão é falar que é teoria do contismo, porém na verdade é teoria personalista.

    Vou colocar esse comentário aqui para ajudar o pessoal.

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR: Feliphe Araujo

    O examinador misturou conceitos.

    A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento contábil, marcada no século XV. Com aumento das sociedades, surgiu à necessidade da separação da entidade e do proprietário, desta forma a ideia principal foi o mecanismo de contas, subordinado à escrituração. O mecanismo desta escola rotulou a contabilidade como “ciência das contas e escrituração”.

    Baseava-se na apuração do saldo das contas, isto é, de quanto se tinha a pagar ou a receber de cada pessoa.

    Resumindo, a teoria do contismo tem uma preocupação com o processo de escrituração e com as técnicas de registro por meio das contas.

    De acordo com a teoria personalista das contas, todas as contas devem ser consideradas como contas das pessoas à guarda de quem elas estejam confiadas e, sob um enfoque mais avançado, como contas representativas da pessoa do comerciante, que se desdobra, assim, em tantas pessoas quantas forem as espécies de bens ou de valores por ele possuídos.

  • Gabarito: ERRADO

    Vamos pegar alguns pontos importantes da Teoria CONTismo:

    - é a teoria que enfoca as CONTAS contábeis;

    - a preocupação da contabilidade para os contistas era com o processo de escrituração e com as técnicas de registro através das contas;

    - a conta representa a pessoa do comerciante; para cada comerciante que se tem relação, tem que abrir cinco contas vinculados a ele: (1) Mercadorias, (2) Dinheiro, (3) Contas a Receber, (4) Contas a Pagar e (5) Lucros e Perdas;

    - o surgimento da teoria contista está relacionada com o surgimento do método das partidas dobradas.

    Confirmamos o gabarito como ERRADO. Na teoria do contismo, as contas representativas da pessoa do comerciante NÃO se desdobram em tantas pessoas quantas forem as espécies de bens ou de valores por ele possuídos, E SIM, em cinco contas, que são os objetivos principais, que continuamente lhe servem por meio de troca: (1) Mercadorias, (2) Dinheiro, (3) Contas a Receber, (4) Contas a Pagar e (5) Lucros e Perdas.

    Fonte: TECCONCURSOS

  • Gabarito: Errado

    Teoria do Contismo - seus defensores adotam como ideia central o mecanismo das contas, preocupando-se basicamente com seu funcionamento e subordinando-as aos métodos de escrituração. Foi a primeira escola de pensamento contábil na escala de evolução cientifica da contabilidade.

  • Não vi, nem verei!

    Diabéissu?

  • Eu fiquei igual aquele meme: "Que onda é essa vey" :D