SóProvas


ID
1046389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue o item abaixo, acerca de recrutamento e seleção.

Após processo de comparação, cabe à unidade responsável pela seleção indicar ao setor requisitante os candidatos aprovados em recrutamento interno que apresentem aptidões para ocupar determinada vaga, estando esse setor vinculado à indicação, ou seja, obrigado a aceitá-la.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A GP é responsabilidade de linha  e função de staff. A área de RH apenas assessora, aconselha e presta consultoria. Cabe a área responsável pela seleção indicar ao setor requisitante os candidatos que apresentem aptidões para ocupar determinada vaga, entretanto, não se obriga a aceitar. 

    Andreia Ribas
  • ...e outra, nenhum candidato é aprovado em recrutamento, visto que o papel do recrutamento é chamar as pessoas, para depois a seleção fazer o papel de aprovar ou reprovar...

  • Após processo de comparação, cabe à unidade responsável pela seleção indicar ao setor requisitante os candidatos aprovados em recrutamento interno que apresentem aptidões para ocupar determinada vaga, estando esse setor vinculado à indicação, ou seja, obrigado a aceitá-la.

     

    Após processo de comparação, cabe à unidade responsável pela seleção indicar ao setor requisitante os candidatos aprovados em recrutamento interno que apresentem aptidões para ocupar determinada vaga, não havendo vinculo à indicação, ou seja, o setor decide se irá aceitá-la.

    Transformando Questões! #EMaiNadaHau

  • NÃO TERIA COMO O CANDIDATO SER "APROVADO" NO RECRUTAMENTO SABENDO QUE SE TRATA DE UM PROCESSO QUE VISA APENAS A ATRAIR CANDIDATOS POTENCIALMENTE QUALIFICADOS INTERNA OU EXTERNAMENTE À ORGANIZAÇÃO. A APROVAÇÃO É FEITA NO PROCESSO DE SELEÇÃO, POIS TRATA-SE DE UM PROCESSO DE COMPARAÇÃO ENTRE A DESCRIÇÃO DO CARGO E OS PADRÕES DE DESEMPENHO COM AS INFORMAÇÃOES DO CANDIDATO, PARA A TOMADA DE DECISÃO. 

     

     

    PROCESSO VISTO DE FORMA AMPLA:

    SETOR DE PRODUÇÃO -> RECURSOS HUMANOS -> RECRUTAMENTO -> SELEÇÃO -> RECURSOS HUMANOS -> SETOR DE PRODUÇÃO.

     

    QUANDO O CANDITADO CHEGA AO SETOR DE PRODUÇÃO, NADA IMPEDE DE ELE SER REMANEJADO PARA OUTRO SETOR MAIS APROPRIADO, OU SEJA, O SETOR DE PRODUÇÃO NÃO É OBRIGADO A ACEITÁ-LO, UMA VEZ QUE SÓ É POSSÍVEL ANALISAR, DE FORMA MAIS PRECISA, A CAPACIDADE DO INDIVÍDUO DURANTE A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE, E NÃO DURANTE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO