SóProvas


ID
1046464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de conflitos, ao recrutamento e à seleção, julgue os itens subsequentes.

O gestor que, em face de um conflito, adota a estratégia da catarse deve colocar as partes em confronto, em uma situação controlada, para que cheguem a uma solução satisfatória.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. O confronto, numa situação controlada, permite que as partes envolvidas façam uma catarse (desabafo) que significa expressar pensamentos, sentimentos, aliviar a tensão emocional e resolver o problema. Para que uma pessoa experimente catarse em relação a um conflito é necessário que uma oportunidade de resolução apresente-se.
    Prof. Andreia Ribas
  • Complementando o ótimo comentário já feito:

    A análise diacrônica do conflito pode evoluir segundo dois estágios distintos, por meio dos processos descritos a seguir. 
     
    Deterioração da percepção do outro: aqui as partes têm uma percepção deteriorada mas ainda estão relacionadas. A escalada do conflito é relativamente “espontânea”. 
     
    - viés perceptivo: se antes uma parte tinha determinada avaliação (imagem por exemplo) em relação a outra parte, na situação de conflito ocorre a reavaliação desta percepção; 
     
    - simplificação cognitiva: em função do conflito as partes se confrontam sobre questões de princípios e acabam por emitir julgamentos polarizados ou estereotipados entre si (bom-mau; “isso-aquilo” etc); 
     
    - aprovação de terceiros: a comunicação entre as partes está distorcida e uma não quer ouvir a outra, assim as partes buscam alianças com outros indivíduos e grupos de modo a  anular as mensagens umas das outras. 
     
     Acentuação da coerção em relação ao outro: ocorre com a quebra de comunicação. A escalada do conflito assume um caráter mais estratégico, indo da simples ameaça à obstrução sistemática á destruição da outra parte. 
     
    - perda do objetivo principal: as partes esquecem as preocupações que originaram o conflito para concentrar suas forças em “vencer” o outro. Esquece-se o objeto do conflito em proveito da vitória a qualquer preço; 
     
    - equilíbrio das perdas: cada parte acredita que o conflito é mais prejudicial para ela do que para a outra, levando a um sentimento de que deve obter uma reparação antes mesmo de considerar uma reconciliação; 
     
    - incompatibilidade: percepção crescente de cada uma das partes de que a solução do conflito não pode incluir a outra. O adversário é transformado num obstáculo à satisfação de suas preocupações. 
     
    Quando o conflito atinge esse nível máximo, as únicas soluções possíveis são obtidas por meio de um dos processos abaixo: 
     
    - Catarse: colocam-se as partes em confronto numa situação controlada para que as partes cheguem a uma solução satisfatória; 
     
    - Ruptura: as partes devem ser separadas de modo a se eliminar o conflito. 

    Fonte: http://www.ufjf.br/facc/files/2011/03/RH-I-2010-Apostila-Gest%25C3%25A3o-de-conflitos.pdf
  • Quando o conflito atinge esse nível máximo, as únicas soluções possíveis são obtidas por meio de um dos processos abaixo: 

    - Catarse: colocam-se as partes em confronto numa situação controlada para que as partes cheguem a uma solução satisfatória; 

    - Ruptura: as partes devem ser separadas de modo a se eliminar o conflito. 


    Fonte: http://www.ufjf.br/facc/files/2011/03/RH-I-2010-Apostila-Gest%C3%A3o-de-conflitos.pdf

  • Significado de Catarse

    s.f. Medicina. Religião. Filosofia. Designação comum de purgação ou purificação. Refere-se à libertação do que é estranho a natureza do sujeito.

    Estética. Teatro. Num espetáculo trágico, refere-se ao desenvolvimento de uma espécie de purgação de alguns sentimentos do público (como pavor ou compaixão).

    Medicina. Ação de evacuar os intestinos.

    Psicologia. Tratamento das psiconeuroses que consiste em fazer com que o paciente conte tudo o que lhe ocorre sobre determinado assunto para obter uma "purgação" da mente.

    Psicologia. Ato de liberdade produzido por certas atitudes, principalmente, representado pelo medo ou pela raiva.

    Psicanálise. Processo para trazer à consciência do ser as emoções ou sentimentos reprimidos, em seu próprio inconsciente, fazendo com que ele seja capaz de se libertar das consequências ou dos problemas que esses sentimentos lhe causam.

    Retórica. Segundo Aristóteles, a "purificação" experimentada pelos espectadores, durante e após uma representação dramática.

    (Etm. do grego: kátharsis)

    fonte: http://www.dicio.com.br/catarse/

  • Na Gestão de conflito há 3 tipos de ABORDAGENS para a redução dos conflitos: ESTRUTURAL , DE PROCESSOS E MISTA


     Abordagem de processo - Ela utiliza de 3 ferramentas:

    * Desativação do conflito * Colaboração

    Reunião de confrontação entre as partes

    obs. Catarse é: colocam-se as partes em confronto numa situação controlada para que as partes cheguem a uma solução satisfatória; 



  • Correta, é uma das técnicas utilizadas dentro da ABORDAGEM DE PROCESSO para diminuir o conflito em si, é a técnica de reunião de confrontação entre os envolvidos.

  • Catarse: colocam-se As partes em confronto p q cheguem a um acordo.
  • Vimos, na parte teórica, que o gestor pode escolher entre três tipos de abordagens de conflitos, sendo elas, conforme Chiavenato (2004):

    a) Abordagem estrutural: age sobre a causa estrutural do problema, ou seja, sobre condições de diferenciação, recursos escassos e relações de interdependência. É a intervenção antes da instalação do conflito, atuando sobre condições que predispõem a que ele aconteça. 

    b) Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através do uso de processos, conduzidos de três possíveis formas em um conflito já instalado: a desativação do conflito, em que uma das partes promove o acordo; reunião de confrontação entre as partes (também chamada de catarse), em que são abertos os motivos de maneira mais direta; ou colaboração, com as duas partes buscando uma solução boa para todos.

    c) Abordagem mista: envolve aspectos estruturais e de processo, podendo utilizar regras para solução dos conflitos, ou a criação de papéis integradores. A adoção de regras é representativa da abordagem estrutural para influenciar o processo do conflito, criando normas que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em se utilizar de terceiras partes, ou intermediadores, de dentro da organização, de forma a estarem sempre disponíveis para a busca de soluções para os conflitos que possam surgir.

    Portanto, a CATARSE é o mesmo que reunião de confrontação, adotada na abordagem de processo. Esta reunião consiste em conversas abertamente sobre os motivos do conflito, sentimentos e percepções de cada um dos envolvidos. Assim, as partes são colocadas em confronto direto, sempre de maneira controlada, para que cheguem à solução do problema. Portanto, item correto.

    Gabarito: C