-
Acredito que o erro da questão esteja em dizer que o tráfego é classificado e enviado após o estabelecimento da reserva de banda, se a aplicação vai classificar para priorizar os pacotes porque irá fazer RESERVA de banda??
http://www.intelbras.com.br/arquivos/index.php?id=552&idm=1&count=1
-
Ele não pertence ao padrão IEEE802.1Q e sim ao padrão IEEE802.1D...
"O padrão IEEE802.1p é parte da especificação IEEE802.1D, e permite uma priorização de tráfego em uma rede Ethernet na camada 2 do modelo OSI através de 8 categorias diferentes de tráfego, representadas por um campo de 3 bits que é transmitido no datagrama Ethernet. Este campo que indica a prioridade do datagrama recebe o nome de Prioridade"
Link PDF: http://goo.gl/QVccLz
-
Errado. 802.1Q é VLAN e 802.1P é QoS.
-
Nao consigo entender por que classificaram essa questão como Wi-fi?
http://mardemes.com
-
Acredito que o erro seja afirmar que o 802.1p estabelece reserva de banda. Não é o que acontece, pois o 802.1p sendo do tipo CoS há priorização do pacote e não reserva de banda.
-
O IEEE 802.1p rotula os quadros os três bits
reservados para a prioridade do quadro localizados no campo TAG,
especificado
em IEEE 802.3ac.
Tiraram a questão daqui: http://www.gta.ufrj.br/grad/02_2/802.1p/
-
Esta questão está no lugar errado, deveria estar na seção de Camada de Enlace ou VLAN.
Respondendo a questão:
O padrão 802.1Q especifica o TAG-VLAN. Essa TAG é adicionada ao Frame Ethernet (após o MAC-fonte) quando ele está trafegando entre diferentes VLANs (removido posteriormente). Esse TAG possui 4 bytes, sendo:
- 16 bits para Tipo
- 3 bits para Prioridade
- 1 bit pra Flag
- 12 bits para VLAN ID
O 802.1P utiliza o campo de 3 bits Prioridade para definir QoS, ou seja, o frame pode ser priorizado ao passar pelo switch, mas não ocorre reserva de banda! Questão errada!
-
Errado.
O 802.1p me diz como posso tratar a prioridade das VLANs... tudo a ver com QOS.
Mas ele não lida com reserva de banda... quem faz isso é o protocolo RSVP na arquitetura IntServ.
O 802.1P faz QoS baseado em classes de serviço, usado na na arquitetura DiffServ.
-
O padrão IEEE802.1p utiliza um campo de três bits no tag do padrão IEEE802.1Q para estendê-lo. -- Certo. Segundo[2], Ele rotula os quadros os três bits reservados para a prioridade do quadro localizados no campo TAG. A norma IEEE 802.1p para Encaminhamento Expresso de Tráfego e Filtro Dinâmico Multicast, explicita importantes métodos para prover QoS no nível MAC:
No padrão IEEE802.1P, o tráfego é classificado e enviado ao destino após o estabelecimento de reserva de banda -- essa é a parte errada! Como o tráfego é classificado, ou seja, a aplicação vai classificar para priorizar os pacotes, logo, não precisará de reserva de banda.
Fonte:
[2] https://www.gta.ufrj.br/grad/02_2/802.1p/norma.htm