egundo a Organização Mundial de Saúde ( OMS ) , a depressão afeta cerca de 121 milhões de pessoas em todo mundo e apenas 30% dos casos recebem um tratamento adequado. Uma das maiores preocupações é o fato de que a cada 100 pessoas com depressão, 15 delas comete suicídio. “A doença é mais comum do que se imagina e pode, até mesmo, levar ao afastamento do trabalho”, afirma a psicóloga Tânia Evelise Eichholz. Muitas pessoas tendem a ignorar os sintomas e achar que é preguiça ou algo semelhante, pois a pessoa que desenvolve a depressão passa a ficar sem ânimo, dorme bastante, fica mais sensível, com emoções à flor da pele.
ITEM CORRETO
Depressão, perturbação bipolar, esquizofrenia, podem contribuir para um estado de maior desorganização e desconforto emocional.
Essas doenças fragilizam as potenciais competências para pensar em soluções e lidar com as adversidades,o que por sua vez aumenta a possibilidade do desespero se tornar ainda mais intolerável.
Nunca deixe a pessoa sozinha se sentir que existe perigo de ela cometer suicídio, nomeadamente se lhe parecer que a mesma tem um plano concreto de suicídio e já tomou decisões para o pôr em prática. Incentive-a a pedir ajuda especializada (a um hospital, médico, psicólogo, ou psiquiatra) e retire da sua proximidade todos os objectos com que a pessoa se possa magoar