SóProvas


ID
1047433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens.

A tuberculose apresenta-se nas formas pulmonar e extrapulmonar e em diversos tipos: pleural, ganglionar, osteoarticular, entérica, de vias urinárias, cutânea e ameníngea, que é considerada a forma mais grave, haja vista que atinge o sistema nervoso central.

Alternativas
Comentários
  • A forma extrapulmonar da patologia envolve pleura, nódulos linfáticos, abdome, sistema geniturinário, pele, articulações, ossos, meninges, laringe e partes moles; e a tuberculose pleural é a forma mais comum encontrada.

    A patogênese inclui inoculação do patógeno com lesão local no órgão, disseminação por contiguidade, linfática ou hematogênica, a depender do local acometido, lembrando que a forma de transmissão mais comum da tuberculose é por via respiratória.

    Quando se trata do diagnóstico das formas que não acometem o parênquima pulmonar, encontramos dificuldades técnicas pela baixa especificidade e sensibilidade dos métodos não invasivos disponíveis.

    A meningite tuberculosa é a forma mais comum de tuberculose do SNC. O quadro clínico inclui cefaleia, mal estar, síndrome de hipertensão intracraniana, etc. O diagnóstico é realizado com auxílio do estudo do líquor, inclui testes como adenosinodeaminase (ADA) e reação da polimerase em cadeira cadeia no líquor. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são usadas para avaliar extensão da doença e mensuração de sequelas. A principal complicação é a hidrocefalia. O tratamento varia de nove a 11 meses. O uso de glicocorticoides é indicado especialmente para doentes coinfectado com vírus HIV.