SóProvas


ID
1047442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes.

A dengue tem como agente etiológico o mosquito do gênero Aedes, e a espécie Aedes aegypti é a mais importante no processo de transmissão da doença.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada porque o arbovírus do gênero é o flavivirus, pertence á família  flaviviridae.
    Referências:
    BRASIl.Ministério da Saúde.Secretaria de Vigilância em Saúde.Departamento de Vigilância Epidemiológica.Doenças Infecciosas e parasitárias.Guia de Bolso.8° edição  na paginá 129.
  • O Aedes é o vetor e não o agente etiológico, quem causa é um arbovírus.

  • Explica isso pra Dilma!

  • A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, a depender de sua forma de apresentação: formas inaparentes, dengue clássico (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome do choque da dengue (SCD), podendo evoluir para o óbito.

    O vírus da Dengue (RNA). Arbovírus do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. No Brasil, a principal espécie vetora é o Aedes aegypti.

    Ou seja, o Aedes aegypti é um vetor e não o agente etiológico.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • Agente etiologico: Virus- Arbovirus

    Vetor: Aedes Aegypti

    Periodo de Incubação: 3 a 15 dias

  • A dengue tem como agente etiológico o vírus  Arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae , e a espécie Aedes aegypti é a mais importante no processo de transmissão da doença.

     

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 

  • pegadinha clássica