Isomorfismo Mimético = Baseado na Teoria Institucional, DIMAGGIO; POWELL, 1983 (p.150) relatam a existência de três mecanismos por meio dos quais as mudanças isomórficas institucionais ocorrem: 1) Isomorfismo Coercitivo, que decorre de influência política e do problema da legitimidade; 2) Isomorfismo Mimético, resultante da padronização de respostas à incerteza; e, 3) Isomorfismo Normativo, associado com profissionalização.
O Isomorfismo Mimético ocorre quando tecnologias organizacionais são pobres, quando objetivos são ambíguos ou quando o ambiente cria incertezas simbólicas, levando as organizações a modelarem-se em outras (DIMAGGIO; POWELL, 1983, p.151). Machado da Silva e Fonseca (1993 apud ROSSETO C.; ROSSETO A., 2005, p.6) entendem que as organizações assumem uma postura de Isomorfismo Mimético em relação às organizações líderes no seu ambiente específico no intuito de se defenderem em relação aos problemas que não conseguem resolver com idéias próprias. Desse modo, implementam processos semelhantes aos de outras organizações a fim de favorecer o seu funcionamento a partir de regras socialmente aceitas.
Nunca ouvi falar. Copiei e colei do google e agora TiaCespe não me pega mais.
Abraços a todos.
A - GABARITO.
B - ERRADO - EM SE TRATANDO DE MAIOR COMPLEXIDADE DO AMBIENTE, MENOR SERÁ A PRECISÃO DA DECISÃO.
C - ERRADO - FORMALIZAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO CARACTERIZA UM MODELO CLÁSSICO DE GESTÃO DE PESSOAS, E NÃO ESTRATÉGICO.
D - ERRADO - NÃO FAZ SENTIDO UMA ANÁLISE DO AMBIENTE DE INVESTIMENTO (EXTERNO E QUANTITATIVO) FEITO PELOS ACIONISTAS TER RELAÇÃO COM A IDENTIFICAÇÃO DOS GURPOS E INVIDÍDUOS DA UNIDADE DE GESTÃO DE PESSOAS (INTERNO E QUALITATIVO).
E - ERRADO - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS MECANICISTAS SÃO APROPRIADAS PARA AMBIENTES ESTÁVEIS, E NÃO INSTÁVEIS.