-
LETRA : E
Em Direito, "bem" é por vezes um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço Patrimonial). Neste sentido, Patrimônio é aquilo que nos foi deixado por alguém que pertence a alguém, uma herança. Portanto, pode se afirmar que existem vários sentidos para o termo "patrimônio": pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade, como no caso de património arquitectónico, património cultural, etc.
-
Carga Patrimonial - é o instrumento administrativo de atribuição de responsabilidade pela guarda, conservação e uso dos bens permanentes ao seu consignatário. Logo, efetiva-se com o recebimento do bem e não com sua movimentação.
Cessão (doação) - modalidade de movimentação de material, com transferência gratuita de posse e de responsabilidade entre um órgão ou entidade e qualquer outro ente ou órgão da administração pública.
A vida econômica de um bem patrimonial corresponde ao período de tempo que esse bem opera até atingir seu menor custo de operação (entendo como capacidade produtiva menor)
Já a vida útil é o tempo que a maquina disponibiliza sua capacidade de operar com capabilidade.
-
Correta letra E.
"
Vida econômica: período de tempo (geralmente em anos) em que o Custo Anual Equivalente
(CAE) de possuir e de operar o bem é mínimo.
- Os equipamentos e
as instalações desgastam-se com o uso, necessitando cada vez mais de manutenção
e aumentando os custos operacionais.
- Paralelamente,
seu valor de venda ou de mercado vai diminuindo. A partir de um instante, onde
não é mais interessante manter o bem. Diz-se que o bem completou sua vida
econômica.
- Para sabermos qual a vida econômica dos
bens, ou seja, qual o período de tempo em que o bem opera até atingir seu menor
custo de operação, utilizamos uma fórmula que considera a somatória do custo de
aquisição do bem e do custo operacional acumulado, divido pelo período desejado:
Onde
CAO =Custo Anual de Operação
COA = Custo Operacional Acumulado
CAB = Custo de Aquisição do Bem
P = Período de verificação
Vida útil: Período de
tempo em que o bem consegue exercer as funções que dele se espera. Depende de
como o bem foi utilizado e mantido."
Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CD0QFjAC&url=http%3A%2F%2Ffortium.edu.br%2Fblog%2Fpaulo_cesar%2Ffiles%2F2010%2F05%2FApostila_Recursos_Patrimoniais_Depreciacao.doc&ei=BDCmUo6pEoz6kQfUjIDAAQ&usg=AFQjCNE3AfeXLOg5K9Q2NLonfyQ6l0xAEw&sig2=o9oXY3dq71QPIFpN8RwzGA
-
a) Nos órgãos federais de administração direta, a carga de um bem patrimonial efetiva-se com a sua respectiva movimentação. (item errado) comentário: O material será considerado em carga, no almoxarifado, com o seu registro, após o cumprimento das formalidades de recebimento e aceitação.b) No governo federal, denomina-se cessão a movimentação de material, com troca de responsabilidade, de uma unidade organizacional para outra, dentro do mesmo órgão ou entidade. (item errado) Comentário: A cessão consiste na movimentação de material do Acervo, com transferência de posse, gratuita, com troca de responsabilidade, de um órgão para outro, dentro do âmbito da Administração Federal Direta.c) A depreciação acelerada de bens patrimoniais é vedada no Brasil, salvo em casos de substituição de tecnologias. ( item errado) Comentário:
Há duas espécies de depreciação acelerada
-> a reconhecida e registrada contabilmente, relativa à diminuição acelerada do valor dos bens móveis, resultante do desgaste pelo uso em regime de operação superior ao normal, calculada com base no número de horas diárias de operação, e para a qual a legislação fiscal, igualmente, acata a sua dedutibilidade (RIR/1999, art. 312);
-> a relativa à depreciação acelerada incentivada considerada como benefício fiscal e reconhecida, apenas, pela legislação tributária para fins da apuração do lucro real, sendo registrada no Lalur, sem qualquer lançamento contábil (RIR/1999, art. 313)d) Diferentemente da codificação do material de consumo, os bens patrimoniais de uma empresa são codificados exclusivamente pelo sistema numérico, devido à simplicidade de aplicação desse sistema. ( item errado)
e) A vida econômica de um bem patrimonial corresponde ao período de tempo que esse bem opera até atingir seu menor custo de operação. ( item certo)
Fontes : http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2005/pergresp2005/pr374a378.htm
-
A VIDA ECONOMICA DE UM BEM PATRIMONIAL CORRESPONDE AO PERIODO QUE ESSE BEM OPERA ATÉ ATINGIR SEU MENOR CISTO DE OPERAÇAO
-
Vida Econômica de um Bem
A vida econômica de um bem é o período de tempo (geralmente em anos) em que o custo anual equivalente de possuir e de operar o bem é mínimo. Os bens como equipamentos e instalações, se desgastam com o uso, necessitando cada vez mais de manutenção.
Assim, é de esperar que os custos operacionais aumentem com o passar do tempo. Paralelamente, seu valor de venda ou de mercado vai diminuindo. A partir de um determinado instante não é mais interessante manter o bem, é quando ele atingiu a sua vida econômica.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALBsAB/administracao-recursos-materias-patrimoniais?part=5
-
A vida econômica de um bem patrimonial corresponde ao período que esse bem opera até atingir seu menor custo de operação.
-
pessoal qual o autor na disciplina de recursos materiais que o cespe mais aborda
-
Sobre a letra B, não há transferência, apenas movimentação entre órgãos ou entidades da administração de bens de caráter precário e por prazo determinado.