SóProvas


ID
1047817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito dos conhecimentos relativos à epidemiologia, julgue os próximos itens.

A falácia ecológica ocorre quando são tiradas conclusões impróprias com base em estudos de caso-controle, segundo os quais a associação observada entre as variáveis no nível coletivo (controle) não representa, necessariamente, a associação existente no nível individual (caso).

Alternativas
Comentários
  • A falácia ecológica ou viés ocorre quando são tiradas conclusoes improprias com baseem estudos ecologicos. O vies ocorre porque a associacao observada entre as variaveis no nivel de grupo nao representa, necessariamente, a associacao existente nonivel individual  


  • Só para complementar o que o colega disse:

    Estudos ecológicos

    Nos estudos ecológicos, compara-se a ocorrência da doença/condição relacionada à saúde e a exposição de interesse entre agregados de indivíduos (populações de países, regiões ou municípios, por exemplo) para verificar a possível existência de associação entre elas. Em um estudo ecológico típico, medidas de agregados da exposição e da doença são comparadas. Nesse tipo de estudo, não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo. Uma das suas vantagens é a possibilidade de examinar associações entre exposição e doença/condição relacionada na coletividade. Isso é particularmente importante quando se considera que a expressão coletiva de um fenômeno pode diferir da soma das partes do mesmo fenômeno. Por outro lado, embora uma associação ecológica possa refletir, corretamente, uma associação causal entre a exposição e a doença/condição relacionada à saúde, a possibilidade do viés ecológico é sempre lembrada como uma limitação para o uso de correlações ecológicas. O viés ecológico – ou falácia ecológica – é possível porque uma associação observada entre agregados não significa, obrigatoriamente, que a mesma associação ocorra em nível de indivíduos.24,33


    24. Szklo M, Javier Nieto F. Basic study designs in analytical epidemiology. In: Szklo M, Javier Nieto F. Epidemiology: beyond the basics. Gaithersburg: Aspen Publishers Inc; 2000. p.3-51.
    33. Morgenstern H. Ecologic studies. In: Rothman KJ, Greenland S. Modern Epidemiology. 2nd ed. Philadelphia: Lippincott-Raven; 1998. p.459-480.

    http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742003000400003

  • Na verdade ocorre o contrário.

     

    A FALÁCIA ECOLÓGICA ocorre quando se realiza análises com resultados derivados de agregação de valores por unidade de área, inferindo que estes valores correspondem ao nível individual.