SóProvas


ID
1050094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cinco anos após a crise global estourar, e com o fim dos estímulos à economia dos Estados Unidos da América (EUA), economistas alertam que, hoje, os mais vulneráveis às turbulências econômicas são os países emergentes. Por outro lado, novos documentos divulgados pela TV revelam que a Agência de Segurança Nacional dos EUA usou seu aparato para levantar informações sobre a PETROBRAS. O Globo, 9/9/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem os temas por ele abordados, julgue os itens que se seguem.

Devido à espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA, a PETROBRAS, maior empresa brasileira, desistiu de conduzir a extração do petróleo na camada do pré-sal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, a Petrobrás realmente foi espionada, porém em momento algum a Petrobrás desistiu de explorar o pré-sal.


    Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (9), a presidente Dilma Rousseff reagiu às denúncias de que a Petrobras teria sido espionada pela NSA, a agência de segurança americana. Segundo ela, a principal motivação da suposta espionagem é de ordem comercial, e não de segurança, como vem alegando o governo americano sobre outras denúncias recentes.

    "Agora, o alvo das tentativas, segundo a denúncia, é a Petrobras, maior empresa brasileira. Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro."

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/09/09/petrobras-nao-representa-ameaca-a-seguranca-e-sim-ativo-de-petroleo-diz-dilma.htm

  • da série questão grátis da cespe..

  • Apesar de a Petrobras ter sido, de fato, alvo de espionagem pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, isso não interfere em nada na exploração de petróleo na camada pré-sal, que já se iniciou e continuará ocorrendo.


    A questão está errada.