SóProvas


ID
1050097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cinco anos após a crise global estourar, e com o fim dos estímulos à economia dos Estados Unidos da América (EUA), economistas alertam que, hoje, os mais vulneráveis às turbulências econômicas são os países emergentes. Por outro lado, novos documentos divulgados pela TV revelam que a Agência de Segurança Nacional dos EUA usou seu aparato para levantar informações sobre a PETROBRAS. O Globo, 9/9/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem os temas por ele abordados, julgue os itens que se seguem.

Na recente reunião do G-20, em São Petersburgo, a presidenta brasileira pediu explicações a Barack Obama sobre as denúncias de espionagem norte-americana no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    06/09/2013 08h18 - Atualizado em 06/09/2013 14h12

    Dilma diz que Obama vai explicar espionagem até quarta-feira

    Presidente deu declaração na Rússia, onde participou da cúpula do G20.
    Ela afirmou que Obama assumiu responsabilidade pelo esclarecimento.

    A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (6), na Rússia, que o presidente norte-americano Barack Obama se comprometeu a dar explicações sobre as denúncias de espionagem dos EUA até a próxima quarta-feira. Dilma disse que Obama assumiu responsabilidade "direta e pessoal" sobre as investigações das ações de espionagem.

    Reportagem do programa Fantástico no úlitmo domingo mostrou que Dilma e assessores foram alvo de investigações da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. A reportagem é baseada em documentos da NSA passados para o jornalista Glenn Greenwald pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem eletrônica dos EUA. 

    Dilma Rousseff e Barack Obama se cumprimentam na chegada para a foto dos representantes na reunião do G20, em São Petersburgo, na Rússia. (Foto: Grigory Dukor/Reuters)

    Nesta quinta, Dilma e Obama se reuniram em São Petersburgo, onde participaram de encontro do G20, para tratar das denúncias de espionagem. A presidente falou aos jornalistas nesta sexta no aeroporto da cidade russa, pouco antes de embarcar de volta para o Brasil.

    "O presidente Obama declarou para mim que assumia a responsabilidade direta e pessoal pelo integral esclarecimento dos fatos e que proporia para exame do Brasil medidas para sanar o problema. Diante do meu ceticismo devido à falta de resultados do encontro entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o vice-presidente [Joe] Biden, ocorrido semana passada, o presidente Obama me reiterou que ele assumia a responsabilidade direta e pessoal tanto para a apuração das denúncias como para oferecer as medidas que o governo brasileiro considerasse adequadas", declarou a presidente.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/dilma-diz-que-obama-dara-explicacao-sobre-espionagem-ate-quarta-feira.html

     

  • A reunião do G20 ocorreu em São Petersburgo, Rússia, em setembro de 2013. Em discurso feito pela presidenta Dilma, ela cobrou explicações de Barack Obama sobre a espionagem americana. Um mês mais tarde, a presidenta cancelou viagem que faria aos Estados Unidos ainda em razão dos desdobramentos da questão da espionagem, uma vez que não houve explicação satisfatória por parte de Washington. 


    A questão está certa. 


  • ERREI, ACHEI QUE FOI MUITA OUSADIA DA PARTE DELA, kk