-
Nesse caso, se a pessoa não tiver interesse e motivação de nada vai adiantar um treinamento, seu resultado será ineficaz.
-
Quando a questão diz "não são úteis" ela exclui toda e qualquer possibilidade de o treinamento poder resolver algum problema relativo ao desempenho ligado à motivação.
-
Pessoal, não concordo com a resposta da banca!
Acredito que treinamentos são úteis sim, para resolver problemas relacionados a situações de motivações, visto que alguns desses casos são acarretados, inclusive pela falta de treinamento!
Não encontrei nenhuma fundamentação para a resposta! alguém poderia me ajudar??
-
Treinamento vai agregar conhecimentos na função ou desempenho de sua atividade, mas não vai gerar motivação para essa atividade. Pode ser que algum plano de carreira, ou bonus poderia gerar.
Ex:
Você trabalha na fabricação de roupa, ai é treinado para operar novas maquinas e fazer roupas melhores, com costuras diferenciadas, o que isto vai motivar na sua vida profissional?
Talvez se você ganhasse um 'plus' por quantidade fabricada, teria motivação para empenhar nessa atividade.
-
Existem treinamentos como por exemplo de aprender como trabalhar em equipe e de como lidar com o tipos de situações que podem sim motivar os funcionários. Imaginem um funcionário não ficar motivado sabendo que vai haver um treinamento desses durante o expediente e que ele será ministrado fora do ambiente de trabalho? Para que as pessoas se conheçam melhor e possam entender as deficiências ou manias dos colegas de trabalho e as suas próprias? O examinador generalizou. Ele deveria dizer treinamentos técnicos, aí sim estaria certa a questão.
-
"As chamadas teorias das necessidades partem do princípio de que os motivos de comportamento residem dentro do próprio indivíduo: sua motivação para agir e se comportar deriva das forças que existem dentro dele próprio."
Chiavenato. Administração Geral e Pública. 3ª edição.
-
Não concordo com o gabarito pelo fato da questão utilizar a expressão "não são úteis", pois trata-se de uma expressão generalizadora que afirma não haver possibilidade de o treinamento influenciar na motivação, fato que não dá para prever devido a própria subjetividade da motivação. Acho que o enunciado deveria ter dito "geralmente não são úteis". Aí sim justificaria o gabarito.
-
Não concordo com o gabarito pelo fato da questão utilizar a expressão "não são úteis", pois trata-se de uma expressão generalizadora que afirma não haver possibilidade de o treinamento influenciar na motivação, fato que não dá para prever devido a própria subjetividade da motivação. Acho que o enunciado deveria ter dito "geralmente não são úteis". Aí sim justificaria o gabarito.
-
Treinamento desenvolve o CHA (competência, habilidade e atitude)
Desempenho = Habilidade, Motivação e Ambiente Organizacional Favorável
Treinamento NÃO desenvolve Motivação!!!!!
Desenvolve a Habilidade, que é uma das variáveis necessárias para o desempenho, mas, se o problema de desempenho for originado por situações de motivação, os treinamentos não serão úteis.
-
Acertei a questão ao raciocinar da seguinte forma: Se eu já possuo determinada competência e não a executo com exatidão porque sou mal remunerado, por exemplo, não será um treinamento que mudará a situação e sim uma melhoria da remuneração.
Espero ter ajudado!
Foco para todos nós!!
-
Motivação é INTRÍNSECO!
Ninguém motiva ninguém. A motivação está (ou não) no próprio indivíduo, e, fatores externos apenas podem ajudá-lo a se automotivar, mas não será a causa.
Questão correta!
-
Chiavenato (1999) argumenta que a motivação está contida dentro das próprias pessoas e pode ser amplamente influenciada por fontes externas ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa.
Para Magalhães e Borges-Andrade (2001), o treinamento pode ser visto como um instrumento administrativo de vital importância para o aumento da produtividade do trabalho, e também como um fator de auto-satisfação do treinando, constituindo-se um agente motivador comprovado. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300015
Q263267 Gestão de Pessoas Motivação Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: AL-CE Prova: Analista Legislativo
Entendendo-se liderança como a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, é correto afirmar que a motivação é extrínseca ao indivíduo.
Gabarito : CERTO.
Logo a presente questão está errada de acordo com autores consagrados (Chiavenato e Borges-Andrade) e de acordo com a própria banca!
-
CESPE/MDIC/2014
Um dos mecanismos utilizados para se atender às necessidades de desempenho advindas da falta de motivação dos funcionários consiste em conduzi-los a ações de capacitação.
Gabarito: errado
CESPE/SUFRAMA/2014
A falta de interesse pelo trabalho, a variedade reduzida das atividades e a baixa complexidade das tarefas podem ser minimizadas por meio de ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas
Gabarito: errado
-
TREINAMENTO
- TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES: Aumentar o conhecimento das pessoas.
- DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES: Melhorar as habilidades e destrezas.
- DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES: Desenvolver / modificar comportamentos.
- DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS: Elevar o nível de abstração.
TREINAMENTO, EM SI, NÃO GERA MOTIVAÇÃO. APENAS EVITA A INSATISFAÇÃO DO FUNCIONÁRIO.
GABARITO CERTO
-
Gabarito: certo ou errado conforme o dia em que amanheceu o examinador... viu. Sem mimimi, porque sempre vai ter uma questão assim numa prova.
Engula e choro e reze conforme suas crenças no dia da prova.
-
O cespe sempre se contradiz quando o assunto é motivação.
ANATEL/2014/Técnico Administrativo
Um sistema de recompensas somente motivará o funcionário a trabalhar melhor se oferecer-lhe condições de aprimorar seus desempenhos, estimulá-lo a desejar as recompensas e disponibilizar um ambiente físico e psicologicamente apropriado para que o funcionário exerça suas atividades. C
Cadê o argumento do pessoal que adora dizer que os fatores extrínsecos (herzberg) não influenciam na motivação?!
-
Não tem treinamento que resolva o fato de você não gostar de um trabalho.
-
QUESTÃO ERRADA.
Treinamento NÃO motiva.
A motivação é algo pessoal, intríseco do indivíduo.
-
Se a raiz do problema for motivação deve-se aplicar alguma teoria de motivação, que pode ser tanto de conteúdo bem como de contexto.
-
Correto!
Pois só os treinamentos não vão ajudar a melhorar nessa questão, quando na verdade tem que tratar o mal pela raiz.
Bons estudos e fé em Deus sempre!
-
TREINAMENTO - curto prazo, conhecimentos específicos relativos ao trabalho. É a educação, institucionalizada ou não, que visa preparar o colaborador para executar determinada função ou para a execução de uma determinada atividade, em determinada empresa. Os objetivos são mais restritos e imediatos.
Treinamentos não são úteis para resolver problemas de desempenho originados por situações de motivação dos funcionários.
O Treinamento desenvolve o C.H.A.
Conceitos: saber, conhecimento teórico relacionado a ideias, filosofias, etc.
Habilidades: conhecimento prático e técnico, saber fazer, etc.
Atitudes: querer fazer, comportamento, mudança de atitudes, relacionamento interpessoal, motivação pessoal e profissional.
De acordo com CHIAVENATTO (2002, p.497) o treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento:
1) Transmissão de informações/aumentar o conhecimento: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo, repartir informações- como um corpo de conhecimentos- relevantes para que a equipe tenha uma visão clara sobre a empresa, ou seja, informações sobre o trabalho, a empresa, produtos, serviços, suas políticas, entre outros.
2) Desenvolvimento de habilidades e destrezas: conhecimentos relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.
3) Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os trabalhadores, aumentam a motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e de supervisão quanto aos sentimentos e reações das pessoas.
4) Desenvolvimento de conceitos: pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de ideias e filosofias para ajudar as pessoas a pensarem globalmente.
Esses quatro tipos de mudanças proporcionadas pelo treinamento são de extrema importância, pois auxilia a empresa ao mostrar para o funcionário as suas deficiências. Ao serem constatadas, elas devem ser aperfeiçoadas e adequadas ao ambiente em que ele trabalha.
-
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO:
*Explora o potencial de aprendizagem.
*Maximiza a capacidade produtiva das pessoas.
*Visa mudanças de comportamento e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.
*Potencializa o desempenho profissional e motivacional do ser humano,
*Gera um bom clima organizacional.
PROFª : CARLA DINIZ
MESTRE DOS CONCURSOS
-
MOTIVACAO INTRINSECA
MOTIVACAO INTRINSECA
MOTIVACAO INTRINSECA
MOTIVACAO INTRINSECA
MOTIVACAO INTRINSECA
MOTIVACAO INTRINSECA
NAO ERRA MAIS!
-
Treinamentos não são úteis para resolver problemas de desempenho originados por situações de motivação dos funcionários
-
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NÃO SERVE PARA MOTIVAR FUNCIONÁRIOS !!!!! PONTO.
-
Na verdade, eu fico bem motivada quando recebo um treinamento.
Acho que sou a exceção. :/
-
na primeira vez errei a questao, agora acertei pq lembrei do comentario da Rafaela Martins, e me fez raciocinar diferente do que o normal.
Logo acertei
Vlwwwww
-
GAB: CERTO.
Para o CESPE, problemas de motivação não podem ser resolvidos com treinamento ou desenvolvimento.
Prof. Cassiano Salim.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!