SóProvas


ID
1050289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral

A respeito das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.

As relações humanas devem ser gerenciadas por meio de técnicas comportamentais que levem as pessoas ao autoconhecimento como fonte de motivação para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • 97 Errado Deferido c/ alteração para Certo

    De fato, as relações humanas devem ser gerenciadas por meio de técnicas comportamentais que levem 

    as pessoas ao autoconhecimento como fonte de motivação para o trabalho. Por esse motivo, opta-se 

    pela alteração de seu gabarito.


  • Entendi nada. Alguém pode explicar em vez de copiar o enunciado?

    Grata!!

  • eu também não entendi bulufas

  • mas apenas o autoconhecimento não é fonte suficiente de motivação :(

  • Gabarito: CERTO

    Típica questão Cespe que pode estar certa ou errada, dependendo do humor da banca. É por isso que devemos lutar pela Lei Geral dos Concursos. Uma lei que definisse critérios para elaboração de editais, bem como normas específicas para embasar as questões em bibliografias, poderia diminuir um pouco essa palhaçada.

    Outra coisa, a lei precisa normatizar como são confeccionados os editais e prazos, divulgação de resultados e classificação. Cada edital coloca as datas num lugar diferente, tem edital que sequer coloca data da prova, que p..é essa?! A Cespe sempre atrasa a divulgação de resultados, colocando no edital "data provável! Data provável é o c....!

    Depois do desabafo, bora continuar na luta.

    Bons Estudos!

  • Pelo que eu tenho estudado, a motivação é algo intrínseco da pessoa. Assim, uma empresa não pode motivar seu funcionário mas proporcionar o ambiente e as ferramentas para que ele atue conforme o que o motiva. Penso que o autoconhecimento proporcionado pelas técnicas comportamentais de que a questão fala permite que o funcionário descubra suas motivações. O autoconhecimento seria assim uma das fontes da motivação, e não a única. Não sei se é essa a compreensão mais correta, mas foi o que eu entendi.

    Bons estudos.

  • banca fuleira.


  • �Motivação
    Para se compreender o comportamento das pessoas, torna-se necessário um mínimo conhecimento da motivação humana. É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. De um modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico.
    Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. Nesse aspecto, a motivação está relacionada com o sistema de cognição da pessoa. Krech, Crutchfield e Ballachey explicam que “os atos do ser humano são guiados por sua cognição – pelo que ele acredita e prevê. Mas, ao perguntar-se  motivo por que ele age daquela forma está-se entrando na questão da motivação. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras, traduzidas por palavras como desejo e receio. A pessoa deseja poder e deseja status, receia o ostracismo social e as ameaças à sua autoestima. Além disso, a motivação busca alcançar determinada meta, para cujo alcance o ser humano gasta energias”. Nesse sentido, existem três premissas que explicam o comportamento humano:
    1. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos. Existe uma causalidade do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente no comportamento das pessoas.
    2. O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano.
    3. O comportamento não é casual nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.
    4. O comportamento é orientado para objetivos. Em todo comportamento existe sempre um impulso, desejo,
    necessidade, tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.
    A motivação das pessoas depende basicamente de três variáveis: estímulo, necessidade, objetivo.

  • A QUESTAO EM NEHUM MOMENTO TROUXE A PALAVRA APENAS!

  • você se autoconhecendo saberá o que te motiva na organização, não é suficiente, mas é um bom atributo. GAB CERTO

  • PENSEI COMO A FABIANNA: O CONHECIMENTO DE SI MESMO PERMITE IDENTIFICAR O QUE TE MOTIVA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • O problema de questão como essa é que a banca pode dar como errada e nada poderemos fazer, mesmo com recurso.

  • As relações humanas devem ser gerenciadas por meio de técnicas comportamentais que levem as pessoas ao autoconhecimento como fonte de motivação para o trabalho.

     

    Comentário: preciso de explicação.

  •         ATENÇÃO NÃO RESTRINGIU COM "APENAS".

            O autoconhecimento proporciona a motivação pessoal que leva ao trabalho, porém, não é suficiente, haja vista: o comportamento/motivação ser causado por estímulos internos (residem no próprio indivíduo) ou externos (é ativado, dirigido, mantido).

  • Pessoal, uma coisa que me ajudou a lidar melhor com a subjetividade de certas matérias foi ter um caderno de erros. Sempre que uma questão apresenta um entendimento diferente do que vi na teoria, anoto e não erro mais porque geralmente o entendimento ''da banca'' se repete.

  • Várias abordagens teóricas acerca da psicologia, em torno de 250 tipos de psicoterapias, inúmeras técnicas e para o Cespe DEVE ser utilizada a comportamental... :(