SóProvas


ID
105064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As características que distinguem os arquivos das bibliotecas e dos museus não incluem

Alternativas
Comentários
  • Os manuscritos colecionados por um órgão, uma empresa ou uma instituição NÃO podem ser considerados arquivos.

  • A grande diferença entre o Arquivo e as bibliotecas e museus é que no arquivo de um Órgão existe informações (primárias ou secundárias) registradas em um suporte material (ex: mapas, cd-rom, filmes, etc.) que evidenciam a atuação de suas atividades. Já nas bibliotecas e musesu existem os acervos e coleções.

  • Ótima questão - letra D

    ARQUIVO - É a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.

    BIBLIOTECA - É o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

    MUSEU - É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.

    Podemos observar que a finalidade das BIBLIOTECAS e dos MUSEUS é essencialmente CULTURAL, enquanto a dos ARQUIVOS é primordialmente FUNCIONAL, muito embora o valor cultural exista, uma vez que constituem a base fundamental para o conhecimento da história.

     

  • Arquivo - Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais , geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias . A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas . Logo um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto - caráter orgânico do documento de um arquivo . Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem . Quanto ao suporte são documentos principalmente textuais . O arquivo é orgão receptor e o seu público é formado pelos administratores ( produtores dos documentos ) e pesquisadores .

    Objetivo - provar , testemunhar .

    Processamento técnico - registro , arranjo , descrição .

    A biblioteca que importa em coleções , e os documentos são unidos pelo seu conteúdo e não pela origem como nos arquivos . Seu objetivo é instruir e educar .

  • Distinção entre arquivo, biblioteca e museu


    Constantemente as bancas examinadoras estão cobrando dos candidatos conhecimentos relativos às diferenças entre Biblioteca e Arquivos, Museus e Centros de Documentação, Não se esqueçam que existem diferenças conceituais importantes entre eles, que são:

    Arquivo: é um conjunto de documentos organicamente acumulados, produzidos ou recebidos por pessoa física e instituições públicas e privadas, em decorrência do exercício de atividade específica.

    Biblioteca: é o órgão responsável pela seleção, aquisição, tratamento técnico, armazenamento e preparação de documentos dispostos ordenadamente com o objetivo de facilitar o acesso do usuário à informação, por meio de catálogo de fichas, bases de dados, obras ordenadas nas estantes etc.

    Museu: é uma coleção de peças e objetos de valor cultural reunidos, conservados e colocados à disposição do público.

    Centro de Documentação: é o órgão responsável pelo tratamento e disseminação da informação. Com atuação dinâmica, fornece, por meio de publicações bibliográficas, informações seletivas pelo prévio conhecimento do perfil de seu usuário.

     

  • Também concordo que seja a letra A. Esse lance de "coleção" nao combina com o conceito de arquivo.
     

  • A questão pede o fator comum e, neste ponto, a alternativa “D” é a única que traz tal fator. As bibliotecas podem ter em seu acervo documentos gerados por órgãos, empresas ou instituições basta que para tanto estes tenham também o valor cultural ou de pesquisa.

    Quando a questão traz a palavra “coleção” ela usa seu sentido denotativo para dar a idéia de acervo.
  • SERÁ QUE EM MUSEUS E BIBLIOTECAS NÃO HÁ ORGANICIDADE?
    A ALTERNATIVA C) TAMBÉM ESTÁ CORRETA. A ORGANICIDADE É PONTO COMUM EM ARQUIVOS, MUSEUS E BIBLIOTECAS.
  • a) o fato de a exclusividade de criação e recepção ser atribuída a um órgão, uma empresa ou uma instituição.
    Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades.
    b) o fato de os documentos de arquivo se originarem no curso das atividades de um órgão, uma empresa ou uma instituição.
    Princípio da Organicidade :  também conhecido como Princípio da Ordem Original, os documentos de um mesmo produtor são agrupados conforme o fluxo das ações que os produziram ou receberam. O documento é a corporificação das ações que ocorrem em um fluxo temporal, assim, a ordem original é indispensável para a compreensão dessas ações e, consequentemente, para a compreensão do significado do documento. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora.
    c) a organicidade, de forma que um documento se ligue a outros do mesmo conjunto.
    Princípio da Organicidade: Há um significado orgânico entre os documentos, inter-relacionamento.
    d) a existência de uma coleção de manuscritos de valor histórico ajuntados por um órgão, uma empresa ou uma instituição.
    Os documentos não são objeto de coleção; provêm tão-só das atividades públicas ou privadas, servidas pelo arquivo. Os documentos são produzidos num único exemplar ou em limitado número de cópias. Coleção de manuscritos de valor histórico, aplica-se a museu e biblioteca.
    e) o caráter probatório dos documentos nas transações realizadas pelo órgão, pela empresa ou pela instituição responsável por eles.
    documentos tem caráter probatório nas transações realizadas pelo órgão, pela empresa ou pela instituição responsável por eles.
  • Bom comentário priscila. Entretanto permite uma correção: O princípio da organicidade é diferente do principio da ordem original. De forma resumida:

    Principio da organicidade = é a relação orgânica que os documentos possuem com a instituição que os criou.


    Principio da ordem original (custódia intacta ou santidade) - respeito a ordem dos papéis na 1ª e 2ª idade.

  • Muitas são as diferenças entre os documentos de arquivo, biblioteca e museu. Contudo, o foco desta questão é a semelhança entre eles. Vamos então às alternativas:

    A - Incorreto. Nas bibliotecas e museus não há exclusividade de criação de documentos. Pode até haver exclusividade de assunto (quando a biblioteca ou o museu são especializados), mas não de autoria. No arquivo, o criador dos documentos é exclusivamente seu proprietário, uma vez que é criado pela ação administrativa. Portanto este é um elemento de diferenciação.

    B - Incorreto. A origem através do curso de atividades administrativas é uma característica exclusiva dos documentos de arquivo e, portanto, um fator de diferenciação, e não de semelhança.

    C - Incorreto. Assim como na alternativa anterior, a organicidade, que da aos documentos uma inter-relação de dependência, é uma característica exclusiva dos documentos de arquivo. Um livro pode ser estudado e analisado como peça única, sem a necessidade de se recorrer a outros livros para que o leitor compreenda a mensagem. O mesmo não ocorre com documentos de arquivo, que funcionam como quebra-cabeças e deve ser analisados em conjunto.

    D - Correto. Um conjunto de documentos históricos ajuntados por uma instituição não é fator de diferenciação dos documentos. Até pode vir a ser, mas somente esta informação não é suficiente para fazer uma distinção. Essa característica, portanto, pode ser atribuída aos documentos de todos os órgãos de documentação.

    E - Incorreto. O caráter probatório dos documentos é uma característica dos documentos de arquivo, portanto um elemento de diferenciação.

    Gabarito: Letra "D".
  • Quando o comando da questão diz "as características que distinguem os arquivos das bibliotecas e dos museus não incluem", o examinador quer saber qual das alternativas apresenta um elemento que não seja uma distinção (uma diferença), ou seja, quer saber qual o ponto comum.

     

    Perceba-se que os "manuscritos de valor histórico ajuntados por um órgão, uma empresa ou uma instituição" são de responsabilidade das bibliotecas, mas também podem ser de responsabilidade dos arquivos (permanentes, no caso).

     

    Logo, em que pese o uso (impróprio e inadequado é verdade) do termo "coleção", trata-se de fato de uma semelhança entre essas 3 entidades.

     

     

    O comentário do Marcel Jean também explica isso.