-
Você pode lembrar do CPC 00 - Estrutura Conceitual Básica R1 que fala da utilidades das informações para os usuários da contabilidade sejam eles internos ou sejam eles externos.
Lembrando que, a utilidade para os auditores é bastante estrita aos dispositivos legais quanto aos administrativos, eles têm a ferramenta da Contabilidade Gerencial e informações auxiliares.
-
CERTO
As informações contábeis devem ter sua utilidade averiguada tendo como referência osusuários externos. A administração da entidade não é considerada um usuário externo. Trata-se de usuários internos que não precisam apoiar-se nos relatórios, pois podem obter a informação internamente.
E os auditores? Ora, sua função é garantir que a informação esteja livre de distorções relevantes, permitindo que se obtenha uma representação fidedigna (característica qualitativa fundamental).
As percepções de utilidade são diferentes, mas a essência da informação é a mesma.
(Prof. Marcelo Seco)
-
Te vejo na PCDF, se você for...
-
De acordo com o professor Luciano Rosa, A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações aos seus usuários, independente de quem sejam eles. Por sua vez, cada usuário poderá fazer uso distinto das informações produzidas e recebidas.
Os administradores têm como objetivo usar as informações contábeis como instrumento de auxílio ao processo decisório. Por sua vez, portanto, os auditores têm a preocupação de possuírem razoável certeza de que as demonstrações contábeis estão livres como um todo de distorções relevantes.
Portanto, o item está correto ao afirmar que existem divergências de percepções entre administradores e auditores sobre os objetivos da contabilidade.
GABARITO: CORRETO.
-
A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações aos seus usuários, independente
de quem sejam eles. Por sua vez, cada usuário poderá fazer uso distinto das informações
produzidas e recebidas.
Os administradores têm como objetivo usar as informações contábeis como instrumento de auxílio
ao processo decisório. Por sua vez, portanto, os auditores têm a preocupação de possuírem
razoável certeza de que as demonstrações contábeis estão livres como um todo de distorções
relevantes.
-
GAB: Certo
O administrador: Ele se preocupa se a empresa de lucro ou prejuízo. Se está pagando as contas ou não. resumindo a aspectos de resultado.
O auditor: Ele já se preocupa a normas. Saber se ela deu lucro certo. Se pagou os impostos.
Está aí a diferença de percepção.
“Dá pra fazer mais 10 questões”