-
Os objetivos de um setor de compras de uma empresa:
Manter a produção abastecida com os materiais necessários; obter a quantidade de materiais necessários e com baixos preços; prezar pela qualidade do material que será adquirido; enfim, buscar as melhores condições possíveis para a empresa.
Gabarito: CertoMoleza essa :D
-
Comentário: E abrimos nossa parte da prova com o fundamento de toda
nossa disciplina. Não há Administração de Recursos Materiais se não estivermos
pensando nas variantes apontadas pela banca.
No presente caso, o tio foi bem específico quando falou dos objetivos do
setor de compras, os quais refletem justamente a busca pelos pré-requisitos acima
apontados:
- Os objetivos de um setor de compras de uma empresa: manter a produção
abastecida com os materiais necessários; obter a quantidade de materiais
necessários e com baixos preços; prezar pela qualidade do material que será
adquirido; enfim, buscar as melhores condições possíveis para a empresa.
Mudaram as palavras, a ideia retratada permanece a mesma. Alguns alunos
tiveram dúvidas no que dizia respeito às “condições de pagamento”. Contudo, este
fator também deve ser entendido como pré-requisito da administração de materiais,
pois a obtenção de melhores condições (juros menores, prazos maiores para
entrega dos recursos, e até mesmo a utilização de instrumentos tais como as
vendas consignadas) termina por influenciar positivamente no abastecimento da
empresa.
Simplificando a ideia: se eu puder pagar algo daqui a três meses, posso
utilizar o dinheiro que tenho agora para investir, ou mesmo comprar outro material
que não seja vendido em condições tão favoráveis.
Item Certo.
Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Felipe Petrachini
-
"Qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento são pré-requisitos da administração de materiais para abastecer, continuamente, determinada empresa com material necessário para suas atividades".
Objetivos da Administração de Recursos de Materiais:
Tempo Ideal – na hora em que o cliente deseja ou até o limite que ele julgue adequado esperar sem comprar do seu concorrente.
Quantidade necessária (nem falta, nem excesso de estoque) - isso vai se refletir nos custos da empresa e pode gerar mais lucro, menos lucro ou até prejuízo. Esse objetivo está relacionado a um estoque adequado.
Qualidade adequada – a percepção de valor de qualidade é definida pelo cliente. Não importa se a empresa considere o produto bom, mas o cliente o odeie. E um produto ruim vai gerar devoluções, arranhões na imagem da marca e aumento de custo para reverter esse processo.
Preços Justos – Os preços precisam ser adequados ao grau de qualidade esperada e as condições de pagamento, quanto melhores forem, menores serão os custos. O ideal, é que observando isso, consigamos os menores custos possíveis.
-
Comentários:
Os 3 primeiros objetivos que você não pode esquecer são os TQQ (“terça, quarta e quinta”). São eles:
Tempo Ideal – na hora em que o cliente deseja ou até o limite que ele
julgue adequado esperar sem comprar do seu concorrente. O prazo de
entrega é fundamental. Ok!
Quantidade necessária (nem falta, nem excesso de estoque) isso vai se
refletir nos custos da empresa e pode gerar mais lucro, menos lucro ou
até prejuízo. Esse objetivo está relacionado a um estoque adequado,
tema que estudaremos nesse curso. Ok!
Qualidade adequada – a percepção de valor de qualidade é definida pelo
cliente. Se você acha que o produto é bom, mas o cliente o odeia, então
o produto e ruim. E um produto ruim vai gerar devoluções, arranhões na
imagem da marca e aumento de custo para reverter esse processo. A
questão chamou de qualidade do material e isso está ok!
Preços Justos – Exatamente! Os preços precisam ser adequados ao grau
de qualidade esperada e as condições de pagamento, quanto melhores
forem, menores serão os custos. O ideal, é que observando isso,
consigamos os menores custos possíveis.
É o tipo de tema em que se você avaliar sob seu próprio prisma, dá para resolver.
Mas...naturalmente há questões que não permitem isso e até se valem dessa
“estratégia” para montar pegadinhas.
Gabarito: Certa
Prof. Ronaldo Fonseca
-
Certo
A Gestão de Recursos Materiais é um sistema (e não está isolada das outras áreas da empresa) responsável pelo suprimento dos meios (materiais) para o funcionamento da organização . Consiste em vários processos, identificação e seleção de fornecedores, levantamento de demanda, encaminhamento de pedidos/ ordens de compras aos fornecedores, follow-up (acompanhamento dos pedidos junto aos fornecedores), recebimento dos materiais, inspeção das características técnicas e se estão em conformidade, armazenamento e distribuição.
Além disso, a gestão de recursos materiais não se relaciona exclusivamente com o controle de estoques, envolve um amplo campo de relações interdependentes materiais e financeira e que precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios, alavancando os resultados da empresa como um todo.
-
Comentários:
A primeira coisa que desejo que se lembre é que você precisa ter uma visão geral da disciplina. Não há conceitos definitivos e conclusivos sobre ela, da mesma forma que você encontra em algumas matérias. Portanto, leia a questão e pense sempre no contexto, na área como um todo. Veja que já estudamos alguns objetivos a Administração de Recursos Materiais (ARM). Os 3 primeiros que você não pode esquecer são os TQQ (“terça, quarta e quinta”). São eles:
Tempo Ideal – na hora em que o cliente deseja ou até o limite que ele julgue adequado esperar sem comprar do seu concorrente. O prazo de entrega é fundamental. Ok!
Quantidade necessária (nem falta, nem excesso de estoque) à isso vai se refletir nos custos da empresa e pode gerar mais lucro, menos lucro ou até prejuízo. Esse objetivo está relacionado a um estoque adequado, tema que estudaremos nesse curso. Ok!
Qualidade adequada – a percepção de valor de qualidade é definida pelo cliente. Se você acha que o produto é bom, mas o cliente o odeia, então o produto e ruim. E um produto ruim vai gerar devoluções, arranhões na imagem da marca e aumento de custo para reverter esse processo. A questão chamou de qualidade do material e isso está ok!
Preços Justos – Exatamente! Os preços precisam ser adequados ao grau de qualidade esperada e as condições de pagamento, quanto melhores forem, menores serão os custos. O ideal, é que observando isso, consigamos os menores custos possíveis.
É o tipo de tema em que se você avaliar sob seu próprio prisma, dá para resolver. Mas...naturalmente há questões que não permitem isso e até se valem dessa estratégia para montar pegadinhas.
Gabarito: Certa
-
Comentário:
Em outras palavras: a administração de materiais se preocupa com qualidade, quantidade, prazo, preços e condições de pagamento e, com base nisso, busca abastecer a empresa de materiais.
GABARITO: Certo.
-
GABARITO CERTO
Segundo Idalberto Chiavenato os grandes objetivos da Gestão de Materiais são obter e disponibilizar os materiais na quantidade, no local e no tempo corretos. Além disso alerta ainda sobre outros objetivos como a qualidade correta, o preço correto, a continuidade no fornecimento, os registros fidedignos e a minimização geral dos custos ao longo de toda a cadeia de valor.
Fonte: material prof. Ricardo Campanario - Estratégia Concursos
-
GABARITO CERTO
Segundo Idalberto Chiavenato os grandes objetivos da Gestão de Materiais são obter e disponibilizar os materiais na quantidade, no local e no tempo corretos. Além disso alerta ainda sobre outros objetivos como a qualidade correta, o preço correto, a continuidade no fornecimento, os registros fidedignos e a minimização geral dos custos ao longo de toda a cadeia de valor.
Fonte: material prof. Ricardo Campanario - Estratégia Concursos
-
A administração de materiais deve busca, no processo de aquisição, levar em conta:
- Tempo Ideal – na hora em que o cliente deseja ou até o limite que ele julgue adequado esperar sem comprar do seu concorrente. O prazo de entrega é fundamental.
- Quantidade necessária (nem falta, nem excesso de estoque) -> isso vai se refletir nos custos da empresa e pode gerar mais lucro, menos lucro ou até prejuízo. Esse objetivo está relacionado a um estoque adequado, tema que estudaremos nesse curso.
- Qualidade adequada – a percepção de valor de qualidade é definida pelo cliente. Se você acha que o produto é bom, mas o cliente o odeia, então o produto é ruim. E um produto ruim vai gerar devoluções, arranhões na imagem da marca e aumento de custo para reverter esse processo.
- Armazenamento adequado – imagine o prejuízo por manter produtos perecíveis em um local inadequado. Ou mesmo, com muita umidade e sem controles. O local deve ser apropriado para o tipo de material/produto armazenado.
- Preços justos – a área de Materiais deve ter plena gestão dos custos e por isso a função Compras é tão relevante. É justo pagar um pouco mais por um produto de alta qualidade, portanto, esqueça a ideia de que o mais barato é o melhor. Outro componente que pode influenciar o preço são as condições de pagamento.
Fonte: Ronaldo Fonseca, Direção Concursos
-
Objetivos da área de materiais
A administração de materiais deve buscar a redução de custos e adequação dos respectivos fornecedores em todos esses pontos: qualidade do material, volume entregue de acordo com suas necessidades, rigoroso cumprimento dos prazos, preços competitivos e assim por diante. E veja ainda que o examinador já traz no enunciado que essas são condições que devem ser continuamente respeitadas, evitando portanto a troca ou busca de novos fornecedores, o que tem alto potencial para prejudicar o ciclo de produção.
Ricardo Campanario - Estratégia Concursos
Princípios da Adm. de Recursos Materiais
1. Qualidade do material
2. Quantidade necessária
3. Prazo de entrega
4. Preço
5. Condições de pagamento
Gabarito: CERTO
-
A administração de materiais (AM) consiste em ter os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa. O volume de dinheiro investido em materiais faz com que as empresas procurem sempre o mínimo tempo de estocagem e o mínimo volume possível de materiais em processamento capazes de garantir a continuidade do processo produtivo.
Portanto, possui os objetivos:
- Quantidade Correta
- Local Certo
- Tempo Certo
- Preço Correto
- Fornecimento Contínuo
- Qualidade Correta
- Fidedignidade dos Registros
- Custos Baixos