SóProvas


ID
1050820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

No que tange à função administração patrimonial, julgue os itens seguintes.

Em sistemas prediais, a manutenção preditiva é baseada na estatística de curva de tempo médio para falha (CTMF), para a programação de reparos de máquinas, equipamentos e sistemas e a estimativa da possibilidade de falha.

Alternativas
Comentários
  • Manutenção Preditiva

    Composta por diagnósticos executados nos equipamentos sem a necessidade de desmontagem e/ou parada dos mesmos. Nestes diagnósticos são utilizadas técnicas e ferramental apropriado permitindo o acompanhamento da condições do equipamento permitindo também programar futuras intervenções quando necessárias. Os diagnósticos preditivos possibilitam um melhor planejamento das manutenções e evitam a ocorrência indesejada de falhas.

    Matéria retirada do site Lygs


  • Errado:

    A manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. É um processo que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Assim, atua-se com base na modificação de parâmetro de condição ou desempenho do equipamento, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

    Bons estudos :)

  • Questão Errada, pois esse não é o conceito de manutenção preditiva,mas de PREVENTIVA.

    Manutenção Preventiva

    A manutenção preventiva é baseada na estatística CTMF (Curvade Tempo Médio para Falha), que programa reparos ou recondicionamentos de máquinas, equipamentos e sistemas, que estima a possibilidade de falha tanto no momento seguinte ao início do funcionamento, que podem ocorrer devido à falhas na instalação, ou ainda após um longo período de utilização dos equipamentos.

    Manutenção Preditiva

    Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

    A manutenção preditiva é que fornece dados para a manutenção preventiva, ou seja monitora-se o equipamento durante certo período, nem todos os equipamentos podem ser monitorados o tempo todo, isso implica em custo, então se avalia o comportamento do equipamento, até que sua operação se afaste do ponto ótimo de desempenho, e conforme a necessidade de cada equipamento e sua importância dentro da planta, define-se o período de intervenção preventiva, nesta análise o modelamento estatístico é fundamental.

    Manutenção Corretiva

    Este tipo de manutenção é simples e direto:somente quando algum equipamento ou sistema quebra ou falha é que ele é consertado. O gerenciamento da manutenção corretiva não investe em manutenção preventiva ou preditiva até o momento que um equipamento ou sistema falhe.

    Fonte: http://www.rma.com.br/tipos_manut.php  e http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080719051035AAgai91

  • Manutenção Corretiva

    Este é o tipo mais comum, infelizmente. O equipamento quebra ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, aí então se aciona o profissional de manutenção para "dar um jeito" na situação. O interessante é que, aparentemente, os equipamentos quebram quando mais se precisa deles. Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para tanto, é preciso caprichar na manutenção preventiva.

    Manutenção Preventiva

    É o procedimento mais barato e garantido, ou seja, corrigir os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores. Voltando ao exemplo do carro: não é muito melhor trocar o óleo do motor, a correia dentada e as pastilhas de freio antes que o motor pare ou que o carro se espatife num muro por falta de freio? Pois é, num computador e em qualquer e quipamento - é a mesma coisa. A vantagem de manutenção preventiva é que ela pode ser programada, assim o dono do equipamento não é pego de surpresa. os procedimentos de manutenção preventiva podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos diminuindo ao máximo as manutenções corretivas, que são de longe as mais caras e prejudiciais para quem depende do equipamento.

    Manutenção Preditiva

    É uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Isto é feito com base em estudosque determinam o MTBF, termo inglês que é uma base abreviação de "Maximum Time Between Failures", ou seja "Tempo Máximo de falhas". Digamos que os estudos feitos por um fabricante ou empresa especializada indiquem que determinado modelo de disco rígido tem a vida útil estimada em 10.000 horas MTBF. Se ele trabalha 10 horas por dia, isto significa que ele vai durar 1.000 dias ou aproximadamente 3 anos, considerando-se os dias parados. Assim estes HDs devem ser trocados, por medida preditiva, a no máximo cada 3 anos, mesmo que, aparentemente, estejam funcionando bem. Falando em linguagem popular, seria algo assim: - "Olha, este negócio já está pra pifar, é melhor trocar logo..."
    os procedimentos que mostraremos a seguir podem se classificar ora como manutenção preventiva, ora como corretiva. O importante mesmo é o técnico de manutenção não se perder. Tem que saber exatamente o que está fazendo e seguir uma metodologia. São muitos detalhes a serem lembrados, por isto é importante ter uma sequência lógica e bem treinada, ensaiada mesmo, para não esquecer de nada

  • A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções.

    As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas.


    Fonte: http://certificacaoiso.com.br/e-manutencao-preditiva-2/

  • Os objetivos da manutenção preditiva são:

    • Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento;
    • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
    • Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;
    • Reduzir o trabalho de emergência não planejado;
    • Impedir o aumento dos danos;
    • Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento;
    • Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção;
    • Determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.
    http://www.sesmt.com.br/Blog/Artigo/sesmt-diferenca-entre-manutencaoo-preventiva-corretiva-preditiva-detectiva

  • Errado, pois a manutenção preditiva também pode ser acionada na situação em que desconfiamos que determinado equipamento pode estar com seu funcionamento alterado.

  • Errado.

    É a manutenção preventiva que é baseada na estatística de curva de tempo médio para falha (CTMF).

     

    Manutenção Corretiva: manutenção efetuada após a ocorrência de uma falha de modo a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.

    Manutenção Preditiva: manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejado, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragens, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva. Manutenção desempenhada com base no acompanhamento ou monitoramento de determinados parâmetros do equipamento (vibração, temperatura, ruído).

    Também é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados (através de monitoração ou inspeções em campo) que informam o seu desgaste ou processo de degradação.

    Manutenção Preventiva: manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

    Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “É melhor prevenir do que remediar”. A palavra prevenção é abrangente e utilizada em várias áreas. Na área médica muito se fala na prevenção de determinadas doenças que se diagnosticadas antecipadamente aumentam as chances de cura e, conseqüentemente, a vida do paciente.

    Na manutenção predial acontece o mesmo. A manutenção preventiva é baseada na estatística CTMF (Curva de Tempo Médio para Falha), que programa reparos ou recondicionamentos de máquinas, equipamentos e sistemas, que estima a possibilidade de falha tanto no momento seguinte ao início do funcionamento, que podem ocorrer devido à falhas na instalação, ou ainda após um longo período de utilização dos equipamentos.

     

    ________________________

    Peço por gentileza que desconsiderem a explicação colocada pela Fernanda Moreira abaixo referente ao conceito de manutenção preditiva, porque não condiz com o conceito desta técnica, em especial sobre o conceito de MTBF, que significa: Mean Time Between Failures, e é traduzido por "tempo médio entre as falhas" é uma técnica ou ferramenta de medição de confiabilidade do equipamento.

     

    Tomem cuidado com as definições.

  • A manutenção Preventiva é relacionada a curva de tempo médio para falha. A Preditiva é vinculada a monitoração de dados. A Corretiva ocorre após surgir o problema.
  • GAB E

    TROCAR PREDITIVA POR PREVENTIVA E A QUESTÃO SE TORNA CORRETA.

  • PREVENTIVA É QUE ENVOLVE O TEMPO MÉDIO PARA FALHAS.

  • Preventiva, não se deve esperar o prédio cair para ver se tem falhas.
  • Você compra um pneu na preventiva ele faz um cálculo por quanto tempo esse pneu vai durar... Baseado na quantidade de horas que esse carro anda e em que estradas ele está costumado a ir. Então você anda na estrada esburacada durante seis horas diárias então seu pneu vai durar seis meses. Chegando no sexto mês você troca! Mesmo que ele ainda esteja bom para uso!

    -Já na preditiva constantemente vai ter um equipamento que vai ver a porosidade do pneu, a temperatura e só troca quando for realmente for a hora!

    Se eu estiver errado me avisem! Foi a forma mais simples que conseguir entender o assunto!