-
O documento a ser utilizado nessa comunicação é o memorando conforme preceitua a Instrução Normativa n. 4, de 6 de março de 1992, do Governo Federal:
“O memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata ‑se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna”.
Um outro erro é na parte que ele cita que o email tem que ser "informal". O texto do correio eletronico deve
evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
-
Relaxa meu caro amigo João Paulo!
Para resolução da questão, basta atentar-se ao próprio texto que se contradiz:
...'' encaminhamento de email informal''... ...''para formalizar a solicitação''...
Conhecimento é fundamental, mas a atenção é primordial!!! #ficaadica
Um grande abraço, bons estudos e que Deus nos abençoe!
-
Valeu cristofer pela dica! nao tinha me atentando a esse trecho!
Deus o abençõe!
-
Ao utilizar a conta de correio eletrônico institucional, o indivíduo estará produzindo um documento formal. Nesse caso, não há como se falar em "email informal" (fora a contradição feita em "email informal ... para formalizar a solicitação").
O próprio Manual de Redação da Presidência da República prevê a utilização dessa forma de comunicação:
"8. Correio Eletrônico
8.1 Definição e finalidade
O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
8.2. Forma e Estrutura
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..
Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
8.3 Valor documental
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei."
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República, 2ª edição, revista e atualizada. Brasília, 2002.
-
Pessoal, pelo que eu tenho estudado, o e-mail não é informal, tudo que é escrito é formal, adquire uma forma.
-
Ouve um paradoxo na questão, pois a questão cita informal e depois formal, resumindo Email (texto formal)!! Bons estudos galera!
-
É importante tomar cuidado com textos grandes e explicativos. Geralmente a CESPE faz isso para desviar a atenção do concurseiro. Na maioria das vezes, a questão está errada. Pois, eles alteram uma única palavra, que muda todo o contexto. A maior parte do texto não tem a mínima importância (encheção de linguiça). Nesse caso, só interessa pra gente o tipo de solicitação e pra que seria. O erro está na INFORMALIDADE do email.
-
O uso de
uma conta eletrônica institucional indica o repasse de um documento, de uma
mensagem formal. Como a solicitação deve ser formalizada, isso inclui no uso da
linguagem apropriada para o texto, logo, não é possível produzir o e-mail com
linguagem informal.
Alternativa incorreta.
-
Mesmo sendo uma comunicação, eminentemente, interna deverá obdecer o princípio da formalidade.
-
Pode ser por meio de correio eletrônico, mas é indispensável que atenda à formalidade.
-
ERRADO.
Poderia ser usado o correio eletrônico desde que usasse linguagem formal.