SóProvas


ID
105463
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em seu primeiro dia de trabalho como Recenseador, Luiz viu esta lista de tarefas:

I - capacitação por meio do curso de treinamento e da autoinstrução;

II - visita a alguns domicílios da sua área de trabalho;

III - realização de reentrevistas, quando necessário.

No Censo Experimental 2009, é(são) tarefa(s) inerente(s) ao Recenseador:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar pq o item II - visita a alguns domicílios da sua área de trabalho está errada? obrigada!

  • Claro que está errada. O recenseador vai visitar pra que? Se ele for visitar toda área de trabalho... imagina a quantidade de casas que ele tem que ir. O correto é ir de uma vez só e fazer o recensamento!

  • I - capacitação por meio do curso de treinamento e da autoinstrução; 
    E essa Autoinstução????

    O recenseador vai fazer autoinstução? como assim?

  • Autoinstrução é o método de aprendizagem utilizado na fase de treinamento do IBGE em que o aluno estuda sozinho, com a ajuda de recursos instrucionais, que são o manual do recenseador e o manual de entrevista, recorrendo ao supervisor só em caso de dúvidas.

  • Creio eu que a II está errada porque, primeiramente ele não visita apenas alguns domicílios - ele deve visitar todos da área de trabalho - e em segundo lugar, creio isso quem faz é o agente censitário supervisor. Pra conhecer um pouco mais ele deve visitar, talvez com o recenseador, alguns domicílios da área que está encarregado. Mas é a minha interpretação, ela pode estar errada. :/

    E sobre a autoinstrução, todos sabemos que existe o manual do recenseador...ele ao ler e estudá-lo, não está fazendo autoinstrução?

  • Fala, pessoal!

    Espero que estejam todos bem!

    I - capacitação por meio do curso de treinamento e da autoinstrução

    Essa questão pode causar certo tipo de confusão por causa do termo "autoinstrução". Ele é tido como a ação de estudar (edificar, melhorar etc) por vontade própria. E é isso que o recenseador tem de fazer ao longo de seu trabalho - para estar preparado.

    II - visita a alguns domicílios da sua área de trabalho;

    Existe no manual de conhecimentos técnicos do IBGE a informação de que, caso o recenseador encontre dificuldade em suas atividades de coleta (alguém não querer entregar as informações), ele deverá se prontificar em contatar seu supervisor. Dessa forma, o supervisor do recenseador (Agente Censitário Supervisor) irá de encontro ao domicílio para informar a necessidade do trabalho para o informante e tentar novamente realizar o recenseamento deste local, junto ao supervisionado - recenseador.

    III - realização de reentrevistas, quando necessário.

    Essa questão é um pouco óbvia, mas pode ser difícil para alguns justamente porque alguns estão deixando de pensar simples, que é o modo de prova para o IBGE, e complicando a resolução da questão.

    O recenseador, no ato de não conseguir recensear algum local justamente porque o morador está ausente (o que realmente pode acontecer) ou ter coletado informações incorretas, deverá voltar para fazer uma reentrevista.

    Importante:

    No manual diz que essa ação, de ter coletado alguma informação errada, não será acompanhada do Agente Censitário Supervisor. Dessa forma, o próprio recenseador deverá ser notificado pelo ACS e deverá voltar ao domicílio, estabelecimento, edificação mista, para refazer a entrevista e corrigir os erros.

    Força!

    Foco!

    Fé!

    Bons estudos!