SóProvas


ID
1054849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito do relacionamento com os públicos.

Segundo Margarida Kunsch, a comunicação interna não deve ser confundida com endomarketing nem ser considerada de modo isolado do conjunto das demais atividades da organização; deve ser participativa e utilizar todos os instrumentos possíveis, como as novas mídias.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketingé uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementosdo marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso noambiente interno das corporações.  A opinião do público internotem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor emgeral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos. O endomarketing existe paraatrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, obtendo significativos resultadospara as empresas e, também, atraindo e retendo clientes externos.Afinal, funcionáriosinsatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irãofazer uma contra-propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação dedescontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão"vendê-la" para o cliente externo. 

    http://www.guiarh.com.br/x29.htm

    Paz

  • Bizu


    A palavra endo = interno intrinseco

  • A comunicação interna, como já dito, está voltada aos funcionários da organização. Ela é um dos mais importantes componentes da comunicação integrada e, segundo Kunsch (2003), esta importância “reside sobretudo nas possibilidades que ela oferece de estímulo ao diálogo e à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, na busca pela qualidade."


    Para que a comunicação interna alcance seus objetivos alguns aspectos devem ser considerados. Eles estão relacionados com políticas, estratégias, qualidade, conteúdo e linguagem. Kunsch (2003) aponta que a eficácia da comunicação nas organizações passa pela valorização das pessoas como indivíduos e cidadãos. “Os gestores da comunicação devem desenvolver uma atitude positiva em relação à comunicação, valorizar a cultura organizacional e o papel da comunicação nos processos de gestão participativa. Devem se planejar conscientemente para a comunicação e desenvolver confiança entre emissores e receptores. Além da eficácia da comunicação esta também requer qualidade, veículos e instrumentos adequados para ser eficaz.”

  • ENDOMARKETING:

    marketing institucional interno; conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno (empregados, revendedores, acionistas etc.).