-
Justificativa: O CESPE estava com preguiça mental na hora de elaborar essa prova. Adotou uma diferenciação bem particular do assunto, e adivinha de onde?
A diferença crítica entre os conceitos de TD&E, refere-se ao fato de que programas de desenvolvimento são planejados e direcionados para o crescimento pessoal do empregado, sem manter relações estritas com trabalho específico. Educação refere-se às oportunidades dadas pela organização ao indivíduo, visando prepará-lo para ocupar cargos diferentes em um outro momento dentro da mesma organização e o treinamento prepara o indivíduo para melhorar o desempenho no cargo atual (Abbad & Borges-Andrade, 2004; Nadler, 1984; Sallorenzo, 2000).
Fonte: ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura.Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado 2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: . ISSN 1516-3717.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/aprendizagem-organizacional-bacen-questoes-corrigidas-e-avaliacao-da-prova/
-
Apesar do CESPE sempre inventar, dessa vez, a banca não estava com preguiça como disse o(a) colega acima.Realmente existe essa diferença entre treinamento e desenvolvimento! Treinamento é voltado para o curto prazo, para o cargo atual, para as atividades rotineiras e o Desenvolvimento é voltado para o crescimento, para a carreira, para os cargos futuros!
-
Questionável. Desenvolvimento não visa cargos.
-
Constituem ações de [treinamento] e desenvolvimento as oportunidades oferecidas pela organização a seus funcionários para que desenvolvam competências relacionadas a posições profissionais a serem ocupadas futuramente na estrutura organizacional. ERRO
-
TREINAMENTO ESTÁ VOLTADO PARA O CURTO PRAZO... SERIA MAIS DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO.
TREINAMENTO: A ATUAÇÃO A CURTO PRAZO, FOCO NO PRESENTE, RELACIONADO À EXECUÇÃO DA TAREFA.
DESENVOLVIMENTO: A ATUAÇÃO A LONGO PRAZO, FOCO NO FUTURO, RELACIONADO À PESSOA (PESSOAL E PROFISSIONAL).
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: A ATUAÇÃO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, MAS COM ORIENTAÇÃO A LONGO PRAZO, POIS CONSIDERA QUE A APRENDIZAGEM DEVE SER PROPAGADA POR TODA A ORGANIZAÇÃO E POR UM LONGO TEMPO.
GABARITO ERRADO
-
GAB: E
TREINAMENTO: SITUAÇÃO PRESENTE
DESENVOLVIMENTO: SITUAÇÃO FUTURA
-
O erro da questão é falar que o TREINAMENTO visa a desenvolver competências que serão utilizadas futuramentes. Isso está relacionamento ao DESENVOLVIMENTO, que focaliza os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
QUESTÃO ERRADA.
-
Se ela quisesse dar como CERTO estaria ok, pois estar-se-ia considerando o conceito de T&D, e não especificamente cada um de seus elementos.
-
Treinamento= curto prazo
O Treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores, visa a aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo – atendendo aos padrões e aumentando a produtividade, aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais. Segundo Boog, o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Os resultados de um treinamento geralmente são satisfatórios e obtidos a curto prazo, por isto, a sua grande aceitação por parte das empresas e dos colaboradores.
Desenvolvimento= longo prazo
Já o Desenvolvimento é um processo de crescimento do indivíduo, e visa explorar o seu potencial de aprendizagem. Oferece-lhe condições e amparo afim de utilizar suas capacidades e aplicar seus conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações, é como se preparássemos a pessoa para adquirir uma visão holística sobre a empresa, uma maneira de conduzi-la a um comportamento ativo diante de alguma futura tarefa ou adversidade. Ou seja, é um processo de aprimoramento profissional contínuo. E, de certa forma, impacta também no clima organizacional, já que maximiza o desempenho e melhora os resultados. Porém, é um processo que tem retorno somente a médio e longo prazo, o que dificulta um pouco sua aplicação, salvo se o RH for realmente focado nestes resultados.
Fonte: RH Portal
-
-
Isso aí, Sgt. Junior. Boa!