SóProvas


ID
1054867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as atividades inerentes a treinamento, desenvolvimento e educação em organizações, julgue os itens que se seguem.

Caso a análise da demanda de treinamento revele falta de motivação para aprender, além de condições desfavoráveis para o desempenho do trabalho, deverá ser imediatamente iniciada a análise organizacional, que permitirá a identificação e correção dos problemas de estrutura.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Justificativa: O foco tem de ser no programa instrucional e não na estrutura organizacional. Veja:

    Além disso, Abbad e Borges-Andrade (2004) alertam para a necessidade de utilizar princípios de aprendizagem e de tecnologias instrucionais no contexto de organizações e trabalho que facilitem a criação de condições adequadas à aprendizagem, retenção e transferência positiva dessas competências para o trabalho. Os autores enfatizam que um dos grandes desafios da área de treinamento é “garantir um alto grau de estruturação de eventos instrucionais e, ao mesmo tempo, respeitar as diferenças individuais” (p. 258).

    Fonte: ZERBINI, Thaís  e  ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura.Cad. psicol. soc. trab.[online]. 2010, vol.13, n.2 [citado  2013-10-22], pp. 177-193 . Disponível em: . ISSN 1516-3717.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/aprendizagem-organizacional-bacen-questoes-corrigidas-e-avaliacao-da-prova/

  • Levantamento --- >Diagnóstico.

  • Acredito que a análise que deverá ser iniciada é a análise de desempenho do indivíduo, e não organizacional. 

     

    Análise dos três níveis da organização:

    - organizacional;

    - da tarefa;

    - de desempenho do indivíduo (de Recursos Humanos):  identificação dos colaboradores com discrepâncias de desempenho e escolha do treinamento de que necessitam; análise da força de trabalho.

  • A PRIMEIRA COISA QUE TEMOS QUE TER EM MENTE É QUE O TREINAMENTO, POR SI SÓ, NÃO GERA MOTIVAÇÃO. MAS QUANTO AO PROBLEMA DAS CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS PARA QUE O DESEMPENHO POSSA OCORRER, NÃO ESTÁ NA ESTRUTURA, E SIM NO PROGRAMA INSTRUCIONAL, OU SEJA, NA DECISÃO QUANTO À ESTRATÉGIA ADOTADA (2ªFASE), E NÃO QUANTO AO DIAGNÓSTICO REALIZADO (1ª FASE).

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Primeiramente, cabe ressaltar que a "análise da demanda de treinamento" citada pelo item nada mais é que a etapa inicial do processo de treinamento, mais conhecida como Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT).

     

    Assim, em síntese, temos que o treinamento é um processo cíclico e contínuo, composto de quatro etapas (podem diferenciar de nomenclatura conforme os autores): Levantamento das Necessidades de TreinamentoPlanejamento do TreinamentoExecução do TreinamentoAvaliação de Eficácia de Treinamento.

     

    Pois bem , como informado, a questão trata da etapa Levantamento das Necessidades de Treinamento. Essa etapa é analisada sob três perspectivas: da organização, das pessoas e das tarefas. Assim, ao citar a falta de motivação revelada pela perspectiva das pessoas, o próximo passo é considerar esse fator na etapa seguinte, ou seja, no Planejamento do Treinamento, e não na estrutura organizacional.

     

    Adriel Sá.

  • SEI LÁ :(

  • Caso a análise da demanda de treinamento revele falta de motivação para aprender, além de condições desfavoráveis para o desempenho do trabalho, deverá ser imediatamente iniciada a análise organizacional, que permitirá a identificação e correção dos problemas de estrutura.

    A análise organizacional consiste na identificação de problemas existentes em uma organização, de modo a encontrar as melhores ações para solucionar as falhas encontradas e, dessa maneira, garantir o crescimento contínuo da instituição.