SóProvas


ID
10549
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Portas são identificadores de processos na camada de transporte Internet TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), isto é, a porta origem identifica o processo que enviou dados e a porta destino identifica o processo que recebe os dados - informações indicadas no cabeçalho de cada segmento TCP e pacote UDP (User Datagram Protocol). Sendo assim, em termos das questões relacionadas ao contexto das portas, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (C) False. Remark, DNS uses UDP, not TCP. Very tricky question.
  • Discordo do companheiro. Para transferência de zona, o dns utiliza a porta 53 TCP. Não entendi o problema da opção C...

  • Na opção A, firewall de filtragem de pacotes atua filtrando endereços IP (camada de rede) e portas (camada de transporte). Se fosse stateful, entenderia a camada de sessão e permitiria pacotes de sessões já estabelecidas.

    Na opção B, veja a sutilieza: a transferência de zona é de um servidor de DNS primário para um secundário, na questão ele diz apenas para um servidor interno, não necessariamente o DNS primário.

    Na opção E, diz que é uma estratégia aplicável, não a melhor.

    A opção C e D, estão corretas.

  • Em relação ao colega aí que escreveu em inglês, discordo. O DNS pode usar TCP, quando os dados de resposta excederem 1512 bytes, ou para tarefas como transferência de zonas.

  • Quero aqui deixar um protesto: Esse site é para ser escrito em PORTUGUÊS. Ou escreve em português ou não fica demonstrando que sabe essa língua. Sinceramente, dá a impressão que está querendo aparecer e, quer saber, conseguiu!! Garanto que quase todos conhecem bem o idioma o suficiente e, mesmo assim, não perdem tempo escrevendo em inglês. Se gosta tanto de inglês, que se associe a um site dos EUA, Austrália, Inglaterra e 'quetais'... Precisamos de contribuição em PORTUGUÊS. Se eu vir outros comentários nessa língua, darei queixa ao site.
  • Perfeito Mauricio. Concordo plenamento com vc. Estamos estudando informática e não inglês.
  • O erro do item C não seria indicar uma porta alta.  Em um site não muito confiável diz que utiliza os mesmos números de portas 53 tanto no lado servidor primário quanto no secundário, não  seria isso?
  • Em relação a letra D, a parte que fala   "... e usadas por processos que operam em um nível privilegiado do sistema operacional",  não esta errada?? Os processos que operam nestas portas não necessariamente operam em um nível priviligiado do sistema operacional. Alguém sabe explicar de onde saiu esta afirmação??
  • Pelo que entendi, na letra C.

    Diz que "deve permitir ao servidor interno pedidos de transferência das zonas de DNS do bastion host."
    A maneira como a frase está escrita leva a entender que é oposto.
    Logo, o servidor interno deve pedir a atualização ao bastion host na porta 53 DO BASTION HOST.
    No servidor interno, a porta de saída não importa para este pedido.
    Concordam?