SóProvas


ID
1055092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das camadas de enlace, redes e transporte, julgue os próximos itens.

Na camada de enlace, é conhecido o Mac Address da interface de rede do host, o qual é considerado o endereço físico do host.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O MAC Address, um número hexadecimal de 6 partes, onde as 3 primeiras identificam o fabricante, é o endereço físico do host. Com ARP poderemos acessar IP, designado pelo DHCP

  • A camada de enlace de dados formata a mensagem (data frame) e acrescenta um cabeçalho personalizado que contém o destino hardware e endereço de origem. Utiliza a subcamda MAC.

  • Gabarito: CERTO

     

    Como todos sabem, senhas podem ser hackeadas, e deixar a internet aberta não é a melhor opção que existe para sua segurança. A solução é escolher no seu roteador quais os endereços MAC que poderão acessar a rede.

     

    Com isso você tem controle absoluto sobre quem pode ou não acessar a network que você criou, e pessoas não autorizadas não receberão sequer um endereço de IP do seu roteador.,

     

    Mas que poha é o MAC???

     

    MAC é a sigla de Media Access Control, ou seja, o Endereço MAC nada mais é que o endereço de controle de acesso da sua placa de rede. É um endereço único, com 12 dígitos hexadecimais, que identifica sua placa de rede em uma rede. Um endereço MAC opera na camada de enlace (link de dados) de um segmento de rede. Os endereços MAC são usados como endereços físicos para a maioria das tecnologias do padrão IEEE 802, como por exemplo Ethernet e Wi-Fi.

  • MAC ADDRESS > identificação única da máquina em uma rede.

    possui 48 bits gravados em uma memória tipo ROM na placa de rede.

    ex: 00-50-56-C1-01-18 Os primeiros 3 números são do fabricante e os 3 últimos são da identificação da máquina.

    para acessar e descobrir o seu basta digita no comando CMD:

    ipconfig -all

  • Pessoal, vimos que o protocolo Ethernet atua na camada de enlace e é a partir dela que se define o endereço físico de cada host, com um endereço de 48 bits escritos na forma hexadecimal.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • GABARITO CORRETO!

    A camada de enlace da arquitetura TCP/IP é responsável pelo endereçamento físico, no qual se encontra o endereço MAC.

    Um endereço MAC é o identificador único que é atribuído pelo fabricante a uma peça do hardware de rede (como uma placa de rede sem fio ou uma placa ethernet). MAC significa Media Access Control, ou controle de acesso ao meio, e cada identificador tem a intenção de ser único para um dispositivo em particular.

    Um endereço MAC consiste em seis conjuntos de dois caracteres, cada um separado por dois pontos. 00:1B:44:11:3A:B7 é um exemplo de endereço MAC.

    GNOME Brasil

  • certo

    A camada de enlace é dividida em duas subcamadas: A camada MAC e a camada LLC.

    Subcamada MAC - É nesta camada que possibilita a conexão de diversos computadores em uma rede. Cada máquina conectada na rede tem um endereço físico, conhecido como endereço MAC. É esse endereço que a camada utiliza para identificar e enviar os pacotes.

    ENLACE -----> ENDEREÇO MAC ------> QUADROS/FRAMES --------> ENDEREÇAMENTO FÍSICO

  • MAC - CONTROLE DE ACESSO AO MEIO

    Trata da IDENTIFICAÇÃO FÍSICA da utilização do canal. de transmissão Para utilizar esse canal há duas premissas:

    1. DETECÇÃO DE PORTADORA - ESCUTA O CANAL de transmissão e IDENTIFICA se ESTÁ LIVRE;

    2. COLISÕES OBSERVÁVEIS por meio de PROTOCOLOS - ALOHA, ALOHA Slotted, CSMA/CD, CSMA/CA.

  • A camada de enlace tem a responsabilidade de realizar o endereçamento físico (MAC ADRESS), enquanto que a camada de rede, o endereçamento lógico (IP).

    O modelo OSI da ISO define sete camadas de rede, das quais a camada de enlace de dados tem a responsabilidade de realizar o endereçamento lógico, e a camada de rede, o endereçamento físico. (E)

  • Gabarito: CERTO!

    O endereço MAC é um endereço físico e único, que é associado à interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de rede. A identificação é gravada em hardware por fabricantes de placa de rede, tornando-se posteriormente, parte de equipamentos como computadores, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede e diversos outros equipamento que usam comunicação em rede.

    Os endereços MAC possuem uma padronização, que é administrada pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Basicamente, ele é formado por um conjunto de seis bytes separados por dois pontos ou hífen, e cada byte é representado por dois algarismos na forma hexadecimal, como por exemplo: “00:1B:C9:4B:E3:57″.

    https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/11/o-que-e-endereco-mac-saiba-como-encontrar.html#:~:text=O%20endere%C3%A7o%20MAC%20(Media%20Access,utilizadas%20em%20dispositivos%20de%20rede.&text=Mas%2C%20apesar%20de%20ser%20%C3%BAnico,endere%C3%A7o%20MAC%20com%20t%C3%A9cnicas%20espec%C3%ADficas.

  • Modelo OSI - Camada de aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace e física

    7 - Aplicação - Software - http/https/pop/imap/smtp/ftp

    • (CESPE 2012) SMTP (simple mail transfer protocol) e FTP (file transfer protocol) estão presentes na camada de aplicação. (CERTO)

    6- Apresentação - Codificar dados

    • (CESPE 2018) No modelo OSI, a compressão de dados é um exemplo de serviço fornecido pela camada de apresentação. (CERTO)

    5- Sessão- Conexão/sincronização

    • (CESPE 2017) A camada de sessão do R M – O S I (Reference Model – Open Systems Interconnection) viabiliza a negociação de parâmetros com a camada de apresentação e sincroniza a comunicação. (CERTO)
    • (CESPE 2015) No modelo OSI, a camada de sessão controla as conexões entre computadores. (CERTO)

    4- Transporte - TCP/UDP

    • (CESPE 2013) O UDP, um protocolo da camada de transporte, não requer que a porta de origem seja informada durante o envio de dados. (CERTO)

    3- Rede - Roteador/pacotes/IP/ switch l3

    • (CESPE 2010) Roteadores são dispositivos de interligação de redes que operam na camada três do modelo OSI. No caso do TCP/IP, os roteadores não analisam quadros físicos da transmissão, mas sim os datagramas IP contidos nos quadros transmitidos pela rede. (CERTO)
    • (CESPE 2011) Um switch de camada 2 é uma bridge com muitas portas e uma arquitetura que permite maior capacidade de comutação quando comparado a bridges convencionais. Um switch de camada 3 realiza funções de um roteador, embora seja mais rápido e mais sofisticado, atuando na camada de rede. (CERTO)

    2- Enlace- Switch l2/ quadros/ MAC Address

    • (CESPE 2013) Na camada de enlace, é conhecido o Mac Address da interface de rede do host, o qual é considerado o endereço físico do host. (CERTO)

    1- Física - Hub/repetidor/bits

    • (CESPE 2006) A camada física do modelo OSI tem como função a transmissão de bits no canal de comunicação e está relacionada às características mecânicas, elétricas e de temporização das interfaces e do meio de transmissão. (CERTO)
    • (CESPE 2009) Os hubs atuam no nó no nível de bit, regenerando sinais, razão por que são considerados equipamentos de camada física. (CERTO)
  • gab c!

    Camada de enlace.

    É a segunda camada do Modelo OSI, na qual um canal de comunicação bruto é transformado em uma linha que pareça livres de erros de transmissão.

    Na camada física, há vários tipos de codificações para fazer pulsos físicos e transmitir sinal. Entretanto, tal transmissão está sujeita a erros. A camada de enlace, portanto, deve garantir o sucesso no envio dos pulsos (quadros) de dados, independentemente dos erros. 

    Além disso, ela também faz o endereçamento físico. Isto é, atribuir um endereço físico a um dispositivo da rede que está enviando informações

    Funções:

    Fornecer uma interface definida à camada de rede.

    Lidar com erros de transmissão

    Evitar que um transmissor rápido atropele um receptor lento.

    Prof Victor Dalton.

  • Correto.

    O MAC Address, um número hexadecimal de 6 partes, onde as 3 primeiras identificam o fabricante, é o endereço físico do host.