"Nessas redes ocasionalmente conectadas, os dados ainda podem ser comunicados armazenando-os em nós e encaminhando-os mais adiante, quando existe um enlace funcional. Essa técnica é chamada comutação de mensagens. Por fim, os dados serão repassados ao destino. Uma rede cuja arquitetura é baseada nessa técnica é chamada rede tolerante a atrasos, ou DTN (Delay-Tolerant Network, ou Disruption-Tolerant Network).
Na terminologia DTN, uma mensagem é chamada de bundle. Os nós DTN são equipados com armazenamento, normalmente armazenamento persistente, como um disco ou memória flash. Eles armazenam bundles até que os enlaces fiquem disponíveis e depois encaminham os bundles. Os enlaces funcionam de modo intermitente.
A pilha de protocolos DTN aparece na Figura 6.52. O principal protocolo é o protocolo Bundle, que é especificado na RFC 5050. Ele é responsável por aceitar mensagens da aplicação e enviá-las como um ou mais bundles por meio de operações store-carry-forward ao nó DTN de destino. Também fica evidente pela Figura 6.52 que o protocolo Bundle roda acima do nível do TCP/IP. Em outras palavras, TCP/IP pode ser usado sobre cada contato para mover bundles entre nós de DTN. Esse posicionamento aumenta a questão se o protocolo Bundle é um protocolo da camada de transporte ou um protocolo da camada de aplicação. Assim como o RTP, tomamos a posição de que, apesar de trabalhar sobre um protocolo de transporte, o protocolo Bundle está oferecendo um serviço de transporte para muitas aplicações, e por isso abordamos as DTNs neste capítulo."
Fonte: Redes de computadores, 5° edição, Andrew Tanenbaum