SóProvas


ID
1055323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere aos sistemas operacionais, julgue os itens subsequentes.

Embora a técnica de paginação auxilie a multitarefa, permitindo a alocação de vários processos em áreas diferentes de memória, ela não elimina o problema de que tal alocação deva ser contígua.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Negação é sinal de erro na maioria das afirmações da Cespe.

    A técnica de paginação auxilia a multitarefa, permitindo a alocação de vários processos em áreas diferentes de memória, obviamente, áreas não contíguas.

  • A técnica de partições fixas gera muita perda de memória e não é mais utilizada na prática. Embora partições variáveis seja um mecanismo mais flexível, o desperdício de memória em função da fragmentação externa é um grande problema. A origem da fragmentação externa está no fato de cada programa necessitar ocupar uma única área contígua de memória. Se essa necessidade for eliminada, ou seja, se cada programa puder ser espalhado por áreas não contíguas de memória, a fragmentação externa é eliminada. Esse efeito é obtido com a paginação

  • Comentário do Silberschatz, no livro de Fundamentos de Sistemas Operacionais, 8º edição, página 172:

    "A paginação é um esquema de gerenciamento de memória que permite que o espaço de endereçamento físico de um processo não seja contíguo."


    Outro método de gerenciamento de memória não contíguo, também bem explicado nesse livro, é a segmentação.


    Espero ter ajudado!

    • Paginação – Memória dividida em partes fixa; Lógica dividida em páginas e permite que o programa seja separado em áreas não contíguas.

  • E o que é contíguo?
  • Contíguo  e algo que está próximo, vizinho. Sem nenhuma técnica de alocação de memória, um programa deve ser enviado por inteiro para a ram e não pode ser dividido em pedaços. A paginação utiliza o disco rígido como uma extensão da memória, assim ele mapeia o processo e envia para a memória apenas as partes que estão sendo utilizadas no momento e sempre que o programa pede para acessar uma area da memoria, ele converte a solicitacao para que aponte ao endereçamento físico correto.

    Do ponto de vista do programa, suas partes são contíguas, uma ao lado da outra, mas na realidade, pedaços dele estão na memória física e outros no disco rígido, na memória virtual.

  • Errado.

     

    Quem exige que o armazenamento seja feito por meio de endereçamento sequencial (contíguo) é a segmentação.

    O problema que ocorre nesse tipo de armazenamento é a fragmentação externa e isso é a maior desvantagem na segmentação.

    Solução para a fragmentação externa: compactação da memória.

     

  • Contíguo e algo que está próximo, vizinho. Sem nenhuma técnica de alocação de memória, um programa deve ser enviado por inteiro para a ram e não pode ser dividido em pedaços.

    "A paginação é um esquema de gerenciamento de memória que permite que o espaço de endereçamento físico de um processo não seja contíguo."

    Paginação

    – Memória dividida em partes fixa; Lógica dividida em páginas e

    permite que o programa seja separado em áreas não contíguas.