O PMBOK 5 define 3 tipos de Ciclo de Vida de Projeto:
a) Previstos ou previsíveis: escopo, tempo e custos são definidos mais cedo, em função da estabilidade da área de negócio na qual o projeto está sendo desenvolvido. Estes projetos progridem através de uma série de fases sequenciais ou sobrepostas.
São preferidos quando a área de atuação é bem conhecida e estável, exige-se que o produto seja entregue por inteiro.
b) Iterativos e incrementais: as fases (iterações) repetem uma ou mais atividades, a medida que aumenta a compreensão sobre o projeto.
Preferidos quando a organização necessita administrar mudanças dos objetivos e escopo, reduzir a complexidade de um projeto ou quando a entrega parcial do produto é benéfica.
c) adaptativos: direcionadas à mudanças ou ágeis, reage a altos níveis de mudanças e envolvimento contínuo das partes interessadas; são também iterativos e incrementais, com a diferença que as iterações são muito rápidas (2 a 4 semanas) com tempo e recursos fixos.
Preferidos em ambientes em rápida mutação, requisitos e escopo difíceis de definir antecipadamente, possível definir pequenas melhorias incrementais que entregarão valor às partes interessadas.