-
ERRADO.
Segundo a ISO 27002, Termos e definições,
"2.17 Vulnerabilidade: fragilidade de um ativo ou grupo de ativos que pode ser explorada por uma ou mais ameaças."
Segundo a ISO 27002,
14.1.3 Desenvolvimento e implementação de planos de continuidade relativos à segurança da informação,
"Diretrizes para implementaçãoConvém que o plano de continuidade do negócio trate as vulnerabilidades da organização, que pode conter informações sensíveis e que necessitem de proteção adequada."
-
Assertiva ERRADA.
Não tem como você tratar de vulnerabilidades pois elas são desconhecidas, mas tem como você incluir elas no plano de negócio pois sabe-se que elas existem.
-
"Não tem como você tratar de vulnerabilidades pois elas são desconhecidas, (...)": Cuidado, vulnerabilidades podem muito bem ser conhecidas. Lembrando que vulnerabilidade é inerente ao ativo. Por exemplo, você sabe que seu sistema não possui anti-vírus e pode ser invadido por vírus, hackers, etc (ameaças exploram vulnerabilidades e podem causar incidentes). Dessa forma, a ideia é você fazer uma análise/avaliação de riscos e selecionar controles para combater essas ameaças.
Analisando a questão:
"Vulnerabilidades são falhas desconhecidas (...)": Errado! Vulnerabilidades não são falhas, são fragilidades nos ativos, podem ser ou não conhecidos!
"(...) e que não possuem risco identificado; (...)": Bom, ameaças exploram vulnerabilidades e podem causar incidentes. Incidentes são 1 ou mais eventos de segurança. Risco é a probabilidade e consequência de um evento de segurança. Ou seja, uma vulnerabilidade pode sim indicar um Risco. Correto esse trecho.
"(...) por essa razão, o plano de continuidade do negócio não proporciona tratamento para vulnerabilidades.": OK. Convém que o plano de continuidade do negócio trate as vulnerabilidades da organização, que pode conter informações sensíveis e que necessitem de proteção adequada."
-
Se eu vejo uma questão que REBAIXA a Gestão de Continuidade de Negócios já fico louco para marcar ERRADO.
Quase todos as boas práticas de TI cita sobre a Gestão de Continuidade