SóProvas


ID
1055647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de projetos de bancos de dados.

No modelo entidade/relacionamento, deve-se incluir a chave estrangeira (chave primária) de uma entidade como campo da outra para modelar o relacionamento entre elas.

Alternativas
Comentários
  • Transcrevo o comentário da colega Carla Rodrigues, do timasters:

    Concordo com o Salazar.Já errei questões anteriores que induziam o candidato a pensar que existe chave no modelo entidade relacionamento, quando na verdade, não existe.

    No MER, por ser um modelo conceitual, nós temos atributos identificadores, apenas. Não existe ainda o conceito de chave.O conceito de chave só aparece ao traduzir o MER para o modelo lógico.


  • A forma como eu analise a questão foi diferente da do colega abaixo:

    Marquei a questão como "errada", pois não se deve incluir sempre a chave primária como campo, em uma outra entidade, para modelar o relacionamento entre elas. Existe, por exemplo, os autorrelacionamentos, em que a chave primária é inclusa como campo na própria entidade. Outro exemplo seria os relacionamentos N x N, em que a chave primária seria inserida em uma tabela à parte.

    Se no lugar do "deve", estivesse escrito a palavra "pode", acredito que a questão estaria correta.

  • A chave estrangeira não é necessariamente a chave primária de outra tabela, pode ser a chave candidata.

  • O grande aspecto a ser analisado é que no MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO ainda não estamos falamos em tabela nem em chaves estrangeiras. Fala-se, nesse nível CONCEITUAL, em conjunto de entidades e seus relacionamentos (ou seja, independe se essas entidades vão ser materializadas em um SGBD relacional - em tabelas, SGBD OO - em objetos, SGBD hierárquico - em uma rede de hierarquias, etc). Se a questão tivesse falado em modelo lógico, aí sim (para o caso específico dos SGBDs relacionais) seria correto afirmar que, por exemplo, as restrições do modelo conceitual são materializadas no modelo relacional (SGBDs relacionais, que utilizam relações/tabelas) através de chaves estrangeiras (FKs).

    Questão errada.

  • Concordo com os comentários dos colegas quanto aos méritos de ser ter chaves ou não no MER. Entretanto, acredito que a questão não quis abordar esses pontos especificamente. No meu caso, considerei a questão errada, pois a forma de se modelar um relacionamento é colocando a chaves (candidata) de uma tabela como chave estrangeira em outra tabela. A questão erra ao inverter esses conceitos: "No modelo entidade/relacionamento, deve-se incluir a chave estrangeira (chave primária) de uma entidade como campo da outra para modelar o relacionamento entre elas." Deveria ser: "No modelo entidade/relacionamento, deve-se incluir a chave primária (candidata) de uma entidade como campo da outra para modelar o relacionamento entre elas.".

    Bons estudos!

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

     

  • Isso tudo é grego para mim!

    matei a questão apenas com a palavra "deve-se...".

     

    Na verdade, a Cespe é tradicional nos modelos de questões, tanto é que muitas questões eu respondo somente observando certas palavras que tornam a assertiva errada em 100% das vezes. 

     

    Por isso que os coachings sempre dizem: "façam questões!"

  • Simples, no MER não se coloca atributos (nos desenhos).... foi o que a banca quis dizer a grosso modo

  • A CHAVE ESTRANGEIRA NÃO PRECISA SER A CHAVE PRIMÁRIA

  • No modelo entidade/relacionamento, DEVE-se incluir a chave estrangeira (chave primária) de uma entidade como campo da outra para modelar o relacionamento entre elas.

    ERRADO

    ------------------------

    No modelo entidade/relacionamento, PODE-se incluir a chave estrangeira (chave primária) de uma entidade como campo da outra para modelar o relacionamento entre elas.

    CERTO

  • No MER os relacionamentos são representados pelos losangos. Logo, dispensa-se o uso de chaves estrangeiras!

  • PARA MIM O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM DIZER QUE CHAVE ESTRANGEIRA DEVE SER INCLUÍDA NO MER, PELO MER ESTAR NO MODELO CONCEITUAL, NÃO SE FALA EM CHAVE ESTRAGEIRA OU PRIMÁRIA NESSE NÍVEL, MAS SIM EM ATRIBUTO CHAVE, DERIVADO E OUTROS. SOMENTE NO MODELO LÓGICO É QUE SE FALA EM TAIS TERMOS DITOS NA QUESTÃO.

  • Gabarito errado

    • Na modelagem conceitual utiliza-se o Modelo Entidade Relacionamento ( que é representado pelo DER)

    • Na modelagem lógica é utilizado o modelo Relacional, esse sim possui a utilização de tabelas, chaves, tuplas...
  • Não existe o conceito de chave primária ou estrangeira no MER e sim Atributos Identificadores

  • Alguns comentários equivocados!

    Existe SIM o conceito de chaves no MER. Como exemplo, cito a questão Q347950

    (CESPE) A respeito do modelo entidade relacionamento (ER), julgue os itens a seguir.

    Quando o relacionamento entre duas tabelas é do tipo N:M, é necessário criar uma nova tabela com as chaves primárias das tabelas envolvidas.

    Gabarito: Certo.

  • Nunca é sempre e tudo depende.

    N:N -> entidade associativa = cria-se uma terceira tabela

    1:1 -> também pode ser representado em até 3 tabelas = técnica de relação de referência cruzada

  • Comentário do professor Rodrigo Borges (tec concursos):

    Caro aluno,

    para resolver a questão, precisamos lembrar que o Modelo entidade/relacionamento (MER) está ainda no modelo conceitual, modelo esse que abstrai a estrutura de dados.

     A questão diz:

     No modelo entidade/relacionamento, deve-se incluir a chave estrangeira (chave primária) de uma entidade como campo da outra para modelar o relacionamento entre elas.

     Somente a partir do modelo lógico (que já se tem a definição do tipo de banco de dados – Orientado a Objeto, Relacional, etc) é que saberemos como cada entidade e relacionamento serão tratados para se relacionarem e o MER não tem a visualização da chave estrangeira.

     No modelo lógico, teremos a definição das chaves primária e estrangeira e, sendo um banco relacional, teremos uma estrutura mais parecida com a das futuras tabelas.

  • O Erro só pode ser em afirmar que possui CHAVE ESTRANGEIRA no MER, uma vez que essa nomenclatura é ultilizada no nivel lógico!!!

  • Gabarito: Errado.

    Pessoal, tem muito comentário equivocado aqui. A exemplo, um dos mais curtidos, que é do colega Siqueira.

    Falou em ATRIBUTO chave, você deve remeter à modelagem conceitual. Há a presença de um MER e DER.

    Quando se fala em CHAVE, você remete à modelagem lógica. Esta, por sua vez, ocorre com a Modelagem Relacional - as nossas queridas tabelas.

    Não há que se falar em chave em modelagem conceitual.

    Tem muito comentário justificando a questão com base no "deve". Não dá pra ficar só apegado a isso não, ein. Usar técnica de prof. que só avalia verbo em questão, ainda mais em questão de TI, é pedir pra perder item.

    Bons estudos!

  • Comentei aqui,anteriormente, mas olha só essa questão:

    No modelo entidade-relacionamento, a expressão chave primária identifica um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades, que é escolhida pelo projetista do banco de dados como de significado principal.(CERTO)

    EAI CESPE? É pra rir ou chorar?

    Na Prova voce tenta rezar para SANTA RITA, e ver qual será o posicionamento da BANCA kkkkk ,