SóProvas


ID
1057570
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Com relação a classificação dos níveis de biossegurança segunda as nornas da ANVISA, analise as afirmativas a seguir

I. Nos laboratórios classificados como nível biológico classe 3 é permitida a manipulação de agentes nativos ou exóticos que potencialmente podem ser transmissíveis por vias respiratórias e que podem causar infecções sérias e potencialmente fatais. Mycobacterium tuberculosis e o vírus da encefalite de St. Louis são exemplos de patógenos permitidos neste nível de biossegurança.

II. O nível biológico classe 1 representa um nível básico de contenção que utiliza práticas padrões de microbiologia sem a necessidade de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para higienização das mãos. Cepas definidas e microorganismos conhecidos por não causarem nenhuma patogenia a pessoas sadias são manipulados neste nível.

III. No nível biológico classe 2 as barreiras primárias e secundárias devem existir. Vírus da Hepatite B, HIV, Hantavírus e salmonela são exemplos de microrganismos permitidos para a manipulação em laboratórios classe 2.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O nível biológico classe 1-Representa um nível básico de contenção que utiliza práticas padrões de microbiologia sem a necessidade de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para higienização das mãos. Cepas definidas e micro-organismos conhecidos por não causarem nenhuma patogenia a pessoas sadias são manipulados neste nível. EX. O Bacillus subtilis, o Naegleria gruberi, o vírus da hepatite canina infecciosa e os organismos livres de DNA Recombinantes.


    O nível biológico classe 2-As práticas, os equipamentos, a planta e a construção das instalações são aplicáveis aos laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratórios-escola e outros laboratórios onde o trabalho é realizado com um maior espectro de agentes nativos de risco moderado, presentes na comunidade e que estejam associados a uma patologia humana de gravidade variável. Ex. Vírus da hepatite B, o HIV, a salmonela e o Toxoplasma spp. são exemplos de micro-organismos designados para esse nível de contenção.


    O nível biológico classe 3-As práticas, os equipamentos de segurança, o planejamento e a construção das dependências são aplicáveis para laboratórios clínicos, de diagnósticos, laboratórios-escola, de pesquisa ou de produções. Nesses locais, realiza-se o trabalho com agentes nativos ou exóticos que possuam um potencial de transmissão via respiratória e que podem causar infecções sérias e potencialmente fatais. Ex. Mycobacterium tuberculosis, o vírus da encefalite de St. Louis e a Coxiella burnetii.


    O nível biológico classe 4-h: As práticas, os equipamentos de segurança, o planejamento e a construção das dependências são aplicáveis para trabalhos que envolvam agentes exóticos perigosos, que representam um alto risco por provocarem doenças fatais em indivíduos. Esses agentes podem ser transmitidos via aerossóis e, até o momento, não há nenhuma vacina ou terapia disponível. Ex. Os vírus, como os de Marburg ou da febre hemorrágica Criméia-Congo e vírus Ebola.


  • Hantavírus:

    A reprodução do vírus em culturas de células deverá ser realizada em uma instalação do NB-3, seguida das práticas e dos procedimentos do NB-3.