-
Errado. UDP é um protocolo de transporte, assim como o TCP, usado em Intranets, porque não possui controle de conexão. Se houver erro na transmissão de um arquivo na rede local, o UDP transfere tudo novamente.
-
Diferenças entre Protocolos TCP e UDP
Os protocolos TCP e UDP pertencem à camada 4 do modelo OSI (camada de transporte) e em traços gerais, em conjunto com o porto/porta e IP da máquina, definem como uma determinada informação é transmitida na rede.
Mas afinal qual a diferença entre usar o protocolo TCP ou o protocolo UDP?
Protocolo TCP
O TCP é o protocolo mais usado isto porque fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC receptor. No estabelecimento de ligação entre emissor e receptor existe um “pré-acordo” denominado de Three Way Handshake (SYN, SYN-ACK, ACK).
Exemplo
Considerem por exemplo que querem transmitir um filme ou o arquivo com um jogo que ocupa 800 MB. Esse arquivo terá de ser partido em partes menores (fragmentação), para que seja viável a sua transferência para outro PC. Recorrendo ao protocolo TCP existe a garantia que todos os pacotes serão entregues e reordenados do outro lado (uma vez que podem ir por caminhos diferentes). Além disso, por cada pacote ou conjunto de pacotes (previamente definido), a máquina de destino confirma que recebeu essa informação ao emissor e no caso de falha de algum pacote, a máquina de destino procede ao emissor o pedido de retransmissão do(s) pacote(S) em falta.
Mas haveria um grande problema se na transmissão do arquivo de (800 MB) faltassem por exemplo apenas 2k? Assim, o receptor simplesmente não iria conseguir abrir esse arquivo, obtendo provavelmente a mensagem “arquivo corrompido”.
Protocolo UDP
O UDP é um protocolo mais simples e por si só não fornece garantia na entrega dos pacotes. No entanto, esse processo de garantia de dados pode ser simplesmente realizado pela aplicação em si (que usa o protocolo UDP) e não pelo protocolo. Basicamente, usando UDP, uma máquina emissor envia uma determinada informação e a máquina receptor recebe essa informação, não existindo qualquer confirmação dos pacotes recebidos. Se um pacote se perder não existe normalmente solicitação de reenvio, simplesmente não existe.
Exemplo
Vamos a um exemplo comum. Imaginemos que vão usar streaming de vídeo e áudio através da Internet e usam por exemplo o Skype como aplicação. Se estabelecerem uma ligação com um amigo vosso, vão notar que existem muitos pacotes na transmissão que se perdem…ouvem aquele barulho normal aquando das transmissões…”bluuup” ou a perda/bloqueio de imagem por alguns ms (milisegundos), o que é perfeitamente aceitável. Não teria muita lógica que a meio dessa transmissão a vossa aplicação parasse o streaming e fosse solicitar ao receptor pacotes perdidos…simplesmente começávamos uma conversa e a meio iríamos receber informações provavelmente daquilo que falamos no início.
Não é muito normal encontrar aplicações que usem exclusivamente o protocolo UDP, usando o exemplo do streaming existe sempre o recurso ao TCP para trocar informações de controlo, libertando o UDP apenas para o envio da informação.
Nota final: Tentou-se explicar de forma simples e abreviada as principais características do UDP e TCP. Contamos com os vossos comentários de forma a analisarem o mesmo e a darem dicas para novos artigos.
Assim, resumidamente, temos:
TCP (Transmission Control Protocol)
Confiança/Segurança: Orientado à conexão. Entrega Garantida;
Ordenação dos pedidos: É garantida a ordem de recebimento das mensagens;
Peso do Protocolo: Pesado, devido à elevada informação no cabeçalho das mensagens;
Pacotes: Os dados são transmitidos do forma sequêncial, sem distinção de início e fim do pacote. Podem existir multiplos pacotes por chamada.
Protocolos que usam TCP: HTTP, FTP e SMTP
Aplicações: Servidor Web, p2p
UDP (User Datagram Protocol)
Confiança/Segurança: Sem conexão. Entrega não garantida;
Ordenação dos pedidos: Não é garantida a ordem de recebimento das mensagens;
Peso do Protocolo: Leve, devido à pouca informação no cabeçalho das mensagens;
Pacotes: Datagramas, um pacote por uma chamada de leitura.
Protocolos que usam UDP: DNS, DHCP e TFTP
Aplicações: Usado para aplicações do tipo streaming de vídeo ou outras onde se possa perder alguns dados sem comprometer a recepção da informação. Utilizado em aplicações p2p. O UDP é mais rápido e eficiente para aplicações que não necessitem de entrega garantida.
Fonte: http://pplware.sapo.pt/networking/protocolo-tcp-vs-protocolo-udp/
-
Questão que apresenta conteúdos de DNS e FTP corretamente, exceto
pelo fato de atribuir o protocolo de transporte UDP ao FTP, quando na
verdade, de forma geral, utiliza o protocolo de transporte TCP.
fonte: http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2013/11/12/gabarito-comentado-concurso-pc-df-informatica/
-
Alguns colegas comentaram que o firewall poderia ter essas duas funções, todavia a alternativa não é correta por que o firewall jamais pode evitar a propágação, talvez possa evitar a contaminação.
-
Outras questões podem ajudar a entender o conceito dos protocolos, vejam:
DNS
Prova: CESPE - 2010 - MPS - Técnico em Comunicação Social - Relações PúblicasDisciplina: Noções de Informática | Assuntos: Redes de Computadores; Um servidor DNS (domain name service) permite identificar os endereços IP de usuários e servidores da Internet, por meio da associação de um conjunto de números com domínios.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Noções de InformáticaTanto no caso do servidor web como no do servidor de correio eletrônico, é necessário haver um serviço DNS para converter nomes em endereços IPs.
GABARITO: CERTA.
FTP
Prova: CESPE - 2009 - Polícia Federal - Agente Federal da Polícia FederalDisciplina: Noções de Informática | Assuntos: Internet e intranet; Redes de Computadores; A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferência de arquivos de dados na Internet.
GABARITO: CERTA.
-
se falar de FTP é uma coisa, um sistema de transferência de arquivos. Já UDP é outra forma. Não há como misturar as duas formas.
-
TCP e UDP são protocolos da 3ª camada (TRANSPORTE). Diferenças:
->TCP: orientado à conexão / + seguro / + lento
->UDP: NÃO orientado à conexão / - seguro /+ veloz
FTP e TFTP são protocolos da 4ª camada (APLICAÇÃO). Diferenças:
-> FTP: transferência de arquivo orientado à conexão (TCP)
-> TFTP: transferência de arquivo NÃO orientado à conexão (UDP)
-
Tem muita gente confundindo os protocolos.
_________________________________________________________________---
TCP e UDP são protocolos da camada de transporte.
FTP é protocolo da camada de aplicação.
O erro da questão é afirmar que o UDP é requisito para o funcionamento do FTP, quando na verdade pode ser usado qualquer um dos dois.
-
o erro está em dizer "...possui como requisito o protocolo de transporte UDP."
-
ERRADO
FTP - USA O TCP PARA A TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS. PORTA 20 E 21 .
TFTP - USA UDP PARA FAZER TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS.
-
Bom dia!!!
Então queridos, o protocolo DNS porta 23, é usado de fato para traduzir as url em ip's
Já o FTP serve para a transferência de arquivos. Depende de programa para funcionar. Serve para alguns tipos de download e upload. Portas 20 e 21. ex: Quero colocar um arquivo no meu site. Vou usar o programa específico. Quando quero acessar o FTP, preciso logar no servidor.
O erro da questão está no protocolo de transporte como requisito.
-
Prezados,
Para a transferência de arquivos ser realizada pelo protocolo FTP faz-se necessária o estabelecimento de uma conexão, o que não é possível com o UDP.
Segundo a RFC 959 o FTP é baseado no TCP.
Portanto a questão está errada.
-
Seque comentários do professor QC!!!
Prezados,
Para a transferência de arquivos ser realizada pelo protocolo FTP faz-se necessária o estabelecimento de uma conexão, o que não é possível com o UDP.
Segundo a RFC 959 o FTP é baseado no TCP.
Portanto a questão está errada.
-
Errada.
Complementando...
FTP
(File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos): Possibilita a transferência de arquivos entre dois computadores através da Internet. Também permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excluídos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Desta forma, basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer é possível de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP.
UDP
(User Datagram Protocol - Protocolo de Datagrama de Usuário): Um
protocolo que trabalha com datagramas (mensagens com um comprimento máximo pré-fixado e cuja entrega NÃO é garantida). Caso a rede esteja congestionada, um datagrama pode ser perdido e o UDP não informará às aplicações sobre esta ocorrência. Outra possibilidade é que o congestionamento em uma rota da rede possa fazer com que os pacotes cheguem ao seu destino em uma ordem diferente daquela em que foram enviados. O UDP é um protocolo que trabalha SEM estabelecer conexões entre os softwares que estão se comunicando.
-
O servidor DNS realmente traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos além de permitir a localização de hosts em um domínio determinado.
O FTP é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na Internet porém, NÃO É REQUISITO o protocolo de transporte UDP.
O UDP é um protocolo simples da camada de transporte. Não é um protocolo confiável por não haver garantias que o pacote chegará ao destino. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Também dizemos que o UDP é um serviço sem conexão, pois não há necessidade de manter um relacionamento longo entre cliente e o servidor.
Alguns de nós eram faca na caveira...
-
O ERRO ESTÁ EM UDP ?
-
O UDP é requisito no protocolo TFTP
-
TFTP se trata de uma variação de FTP. O TFTP permite a transferência de arquivos em uma rede cujo protocolo de transporte é o UDP.
-
DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e tambem vice-versa?
-
Na verdade, quando se utiliza o protocolo FTP está transmintindo um arquivo (download ou upload) dessa forma não é admitido que ocorra a perda de pacotes de dados, por isso utiliza-se um protocolo confiável: o TCP
-
ERRADO
O FTP utiliza TCP da camada de transporte, nas portas 20 e 21.
E o DNS realmente é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, é como se fosse uma agenda de celular, você grava o nome da pessoa e o número, e quando vai ligar pra ela só perquisar pelo nome e ligar que automaticamente vai digitar o número, é assim que funciona o DNS, você digita o URL (site, ex: www.uol.com.br) e ele traduz para o IP(ex: 200.221.2.45).
Bons estudos.
-
Um protocolo de internet é uma linguagem que comunica dois ou mais computadores distantes, permitindo que se troquem mensagens transmitindo dados.
Conheça os 10 principais protocolos usados na internet:
1) IP INTERNET PROTOCOL ou PROTOCOLO DE INTERNET
É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet. É responsável pelo envio e endereçamentos dos pacotes TCP.
2) TCP/IP PROTOCOLO DE CONTROLE DE TRANSMISSÃO / PROTOCOLO INTERNET
Forma padronizada de comunicação para os computadores na internet. O TCP faz a divisão dos dados que será enviada em segmentos de dados.
3) HTTP HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL / PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HIPERTEXTO
Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor. Se na barra de endereços do navegador não se especificar outro recurso, o este protocolo será tido como padrão.
4) FTP FILE TRANSFER PROTOCOL / PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVO
Recurso utilizado para transferências de arquivos pela internet. Este protocolo permite apenas o envio e o recebimento dos arquivos, no entanto para a leitura serão necessários outros programas.
5) SSL SECURE SOCKETS LAYER / CAMADA DE PORTAS DE SEGURANÇA
Este é um protocolo de segurança que permite a confirmação da identidade de um servidor, verificando o nível de confiança.
6) ICMP INTERNET CONTROL MESSAGE PROTOCOL / PROTOCOLO DE MENSAGENS DE CONTROLE DA INTERNET
Autoriza a criação de mensagens relativas ao IP, mensagens de erro e pacotes de teste.
7) SMTP SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL / PROTOCOLO PARA TRANSFERÊNCIA DE E-MAIL SIMPLES
Usado para envios de mensagem em rede funcionando como roteador do correio eletrônico.
8) IMAP INTERNET MESSAGE ACCESS PROTOCOL / PROTOCOLO DE ACESSO AO CORREIO DA INTERNET
Permite a manipulação de caixas postais remotas como se fossem locais, permitindo a organização da forma que melhor convier.
9) POP POST OFFICE PROTOCOL ou PROTOCOLO DOS CORREIOS
Usado para receber mensagens de e-mail. Permitem apenas o acesso a uma caixa de e-mail, já o IMAP permite o acesso a várias.
10) MIME MULTIPURPOSE INTERNET MAIL EXTENSIONS / EXTENSÕES MULTIFUNÇÃO PARA MENSAGENS DE INTERNET
Permite ao usuário a utilização do e-mail trabalhando em multimídia.
-
Gente, alguém por favor tem as camadas em que cada protocolo atua?
Por favor, se alguém tiver me manda inbox? Obrigada!
-
Assim estaria correta:
O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte TCP.
Bons estudos!
-
Te xingam FTP ( Filho Ta P$%@) você responde TCP( Toma no C% Po5@!)
Que coisa não ? mas vai que ajuda na prova...kkk
-
Mozart Sagaz, melhor explicação que eu já vi. Nunca mais esquecerei kkkkk
-
DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios): o DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído
operando segundo duas definições:
Examinar e atualizar seu banco de dados.
Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP).
FTP: O File Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Arquivos, é um protocolo voltado exclusivamente para a transferência de
dados pela web. Na época da internet discada, Quando as velocidades de acesso à web eram muito baixas, este protocolo era uma boa solução para
transferência de arquivos em velocidades superiores ao protocolo HTTP, pois utiliza duas portas: a 20, para a transferência propriamente dita dos
arquivos, e a 21, para controle da sessão. Nos dias atuais, embora ainda exista, perdeu importância, pois o HTTP tem atendido satisfatoriamente à
atividade de transferir arquivos.
Material Estratégia Concursos.
-
Errado. Façamos a seguinte analogia, para resolver a questão.
FTP => Orientado à conexão.
TFTP => Não orientado à conexão.
TCP => Orientado à conexão
UDP => Não orientado à conexão.
Logo, se comparar um com o outro, percebemos que a questão diverge.
-
ERRADO.
FTP = Utiliza TCP. Antes da troca de informações é estabelecido uma conexão.
Já o UDP "só envia e não tem controle de nada" e não é orietado a conexão.
-
Gabarito : ERRADO.
Segundo a RFC 959 o FTP é baseado no TCP.
Bons Estudos !!!
-
Mozart você arraza kkkkkkkkkkkk
-
TCP:
A Principal característica do TCP é o fato de que ele não somente envia dados como também recebe informações de volta para se assegurar que os pacotes foram recebidos corretamente — mais ou menos como alguém ligando para você para confirmar que um item enviado por correio chegou ao destino corretamente.
UDP:
Espécie de “irmão” do protocolo TCP, o UDP (User Datagram Protocol) também se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. O objetivo dessa opção é acelerar o processo de envio de dados, visto que todas as etapas de comunicação necessárias para verificar a integridade de um pacote (e para reenviá-lo, se necessário) contribuem para deixá-lo mais lento. Quando o protocolo UDP acionado ele simplesmente manda informações a um destinatário, sem se preocupar se elas foram recebidas devidamente.
-
Errada- Fala do conceito do DNS corretamente mas fala do FTP de maneira errada dizendo que FTP usa UDP. Não.
FTP usa o TCP.
-
ERRADO
DNS--------------------------- Realmente é um protocolo usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa.
FTP --------------------------- Possui como esquisito o protocolo de transporte TCP (e não o UDP). O TFTP é que possui o UDP como requisito.
TCP: orientado à conexão ---------------------------------------------------- + seguro / + lento
UDP: NÃO orientado à conexão ------------------------------------------- - seguro /+ veloz
Ambos pertencem à camada de TRANSPORTE (3 camada)
FTP: orientado à conexão (TCP)
TFTP: NÃO orientado à conexão (UDP)
Ambos pertencem à camada de APLICAÇÃO (4ª camada) e são utilizados para a transferencia de arquivos.
Portanto, o erro da questão é somente no que se refere ao protocolo FTP, pois este NAO possui como requisito o protocolo de transporte UDP e sim o TCP.
-
Estava tudo certinho até ele meter esse UDP ai !
-
GAB : E
o DNS que utiliza a porta 53 do protocolo UDP , esse é o erro da questao.
-
FTP usa o TCP. e não o UDP.
-
Uma pegadinha dessas, o UDP matou toda a frase.
-
FTP utiliza TCP....
-
Acrescentando conhecimento...
DNS > Permite associação de nomes amigáveis(nome de domínio) aos endereços IP dos computadores, localizando por nomes ao invés de endereços IP.
FTP > Protocolo de transferência de arquivos. Responsável pelo envio e recebimento de arquivo.
UDP(Protocolo de Datagram de Usuário):
Não numera os segmentos;
Não garante a entrega deles no destino;
Não controla o fluxo;
Não é orientado a conexão;
Não dá por falta de algum segmento extraviado;
NÃO É CONFIÁVEL.
A única vantagem é que ele é mais rápido que o TCP.
Espero ter ajudado!
-
Apesar de todas essas partes, o nome do domínio é o principal membro da URL! Por isso, dizemos
que o DNS traduz, transforma, resolve um Nome/Domínio (URL) em um Endereço IP e um
Endereço IP em um Nome/Domínio (URL).
Esse protocolo difere de outros por estabelecer duas conexões entre os nós cliente e servidor.
Uma conexão é utilizada para a transferência dos dados em si (Porta TCP 20) e a outra para a
troca de informações de controle (Porta TCP 21).
O protocolo de transporte utilizado, portanto, é o TCP, e não o UDP.
Fonte: Prof. Diego Carvalho, Estratégia Concursos.
-
Apesar de todas essas partes, o nome do domínio é o principal membro da URL! Por isso, dizemos
que o DNS traduz, transforma, resolve um Nome/Domínio (URL) em um Endereço IP e um
Endereço IP em um Nome/Domínio (URL).
Esse protocolo difere de outros por estabelecer duas conexões entre os nós cliente e servidor.
Uma conexão é utilizada para a transferência dos dados em si (Porta TCP 20) e a outra para a
troca de informações de controle (Porta TCP 21).
O protocolo de transporte utilizado, portanto, é o TCP, e não o UDP.
Fonte: Prof. Diego Carvalho, Estratégia Concursos.
-
(errado, o FTP usa o protocolo de transporte TCP, pois em downloads e uploads de arquivos a transferência precisar ser orientada à conexão, visto que todos os pacotes precisam ser 100% entregues para que o arquivo possa “fazer sentido de montagem” no final da transferência, caso os downloads e uploads fossem feitos pelo protocolo UDP alguns pacotes poderiam não ser entregues ao destinatário, pois o UDP não garante a integridade).
-
UDP é um protocolo de transporte, assim como o TCP, usado em Intranets, porque não possui controle de conexão. Se houver erro na transmissão de um arquivo na rede local, o UDP transfere tudo novamente.
ERRADO
-
GAB ERRADO
-
UDP é um protocolo que busca ser mais rápido para transmissão dos
dados, porém, possui menos controle e menos garantia de entrega.
-
UDP é um protocolo de transporte que apesar de rápido não é confiável
-
Me enganei, o FTP usa apenas TCP, achei que era uma pegadinha pois diversos serviços utilizam os dois protocolos e errei.
-
Caí na ultima parte, não me liguei direito no finalzinho. UDP é um tipo de protocolo não recomendado. É mais rápido, mas não verifica as veracidades dos dados.
-
O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP.
FTP possui como requisito o protocolo TCP
-
Considerei, além do protocolo UDP, o "vice e versa" como errado também. No entanto, não vi comentários a respeito do "vice e versa" e, como sou leiga nesse assunto de informática, não sei ratificar minha conclusão.
Estaria essa afirmação errada também? Grata!
-
O protocolo de transporte do FTP é o TCP
-
FTP ==> TCP
FTP ==> TCP
FTP ==> TCP
FTP ==> TCP
FTP ==> TCP
FTP ==> TCP
FTP ==> TCP
-
A descrição do protocolo DNS é correta, porém, o FTP é um protocolo da camada de aplicação que trabalha com o protocolo TCP na camada de transporte, ao invés do UDP. Resposta: Errada
-
TCP e UDP são protocolos da da camada de transporte.
Diferença:
TCP: protocolo orientado à conexão.
UDP: protocolo não orientado à conexão, não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar.
-
Para nunca mais errar questões sobre UDP:
UDP (Desorientado; + rápido) é basicamente um protocolo que é usado para VoiP (SKYPE) - A conexão tem que ser rápida para a efetiva comunicação.
Qualquer outra coisa = usa-se o TCP.
Tem outras utilidades também o UDP, mas memorizem só essa que é o cobrado em concursos.
-
UDP assim como TCP são protocolos de transferência de dados.
FTP é protocolo de transferência de arquivos
-
O DNS é que utiliza como protocolo de transporte o UDP, agora o FTP utiliza o TCP.
-
DNS ---> UDP e TCP (ambos porta 53)
FTP ---> TCP (portas 20 e 21)
-
TCP e UDP transportam você!
Rima pra guardar.
Ambos Camada Transporte.
-
Questão CESPE sobre o tema:
O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. CERTO
-
O DNS que utiliza o UDP e o TCP
O FTP usa o TCP
-
TCP/IP é dividida em 4 camadas, quais sejam: Aplicação > Transporte > Rede > Enlace
O IP está localizado na camada de REDE.
1. Aplicação
- Possui os seguintes protocolos: HTTP; HTTPS; FTP, DNS; DHCP, TELNET; SSH; POP3; SMTP; IMAP4.
2. Transporte
- Há dois protocolos, quais sejam o TCP, que é orientado à conexão e o UDP, que não é orientado à conexão.
O UDP serve como uma alternativa ao TCP, caso se prefira a velocidade ao controle. Utilizado normalmente em aplicações de multimídia, como comunicação de voz (VOIP), imagem, etc.
3. Rede
- Há um protocolo muito importante nessa camada, qual seja o IP. No entanto, existem outros como o ARP, RARP, ICMP;
4. Enlace
- Remete à ideia de conexão, não possui um padrão, pois existem várias formas de se realizar a conexão, como por exemplo, rádio, satélite, telefone, etc.).
-
Errado.
A parte do DNS está certa. O FTP, via de regra, opera na camada de transporte com o protocolo TCP (protocolo confiável).
Questão comentada pelo Prof. Fabrício Melo
-
O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte TCP.
-
Errado.
DNS é um protocolo que traduz um nome de domínio para um endereço IP (e vice-versa). O problema dessa questão está no fato de o examinador apontar que o protocolo FTP trabalha com o protocolo de transporte UDP quando, na realidade, o correto seria TCP.
Isso porque o protocolo UDP não garante a entrega de todos os pacotes, o que pode ter como consequência o corrompimento dos arquivos transferidos. Já o TCP, apesar de mais lento, é o protocolo que garante a entrega dos pacotes da origem ao destino.
Questão comentada pela Prof. Maurício Franceschini.
-
TCP= garante a entrega
UDP= nao garante a entrega
-
DNS = é realmente utilizado para tradução de nomes em endereços e vice-versa.
FTP = utiliza o protocolo TCP no transporte das mensagens, isto é, ele realiza uma conexão entre cliente e servidor antes de começar a troca de dados.
-
O Protocolo TCP garante a entrega do pacote, portanto ele é usado por exemplo quando você envia um e-mail, o protocolo usado é o TCP. Quando o e-mail é enviado, você tem a garantia de que ele foi de fato enviado.
Já o protocolo UDP é muito usado em chats de internet, conversas de skype, etc. Ele não garante a entrega. Por exemplo, pode ser que você envie uma mensagem via skype, mas ela não seja entregue porque sua internet caiu ou apresentou falha.
PROTOCOLO TCP
Macete: Tem Compromisso com o Pacote
-
GABARITO: ERRADO
UDP é um protocolo de transporte, assim como o TCP, usado em Intranets, porque não possui controle de conexão. Se houver erro na transmissão de um arquivo na rede local, o UDP transfere tudo novamente.
-
Te xingam FTP ( Filho Ta P$%@) você responde TCP( Toma no C% Po5@!)
NUNCA MAIS NINGUÉM ESQUECE LUCAS KKKK
-
Errado, DNS realmente é usado para traduzir um nome endereço IP, ok! FTP é um protocolo de transferência de arquivos que utiliza o protocolo TCP como transporte por ser mais confiável. O protocolo UDP é utilizado para transmissão de vídeos por ser mais rápido e menos confiável, pois mesmo que haja perda de dados no caminho o vídeo não interrompe a transmissão.
-
O erro está ao final da questão:
O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP.
O FPT não possui como requisito o protocolo UDP de transporte.
O restante está correto!
Bons Estudos!
-
ERRADO. UDP é um protocolo de transporte, assim como o TCP, usado em Intranets, porque não possui controle de conexão. Se houver erro na transmissão de um arquivo na rede local, o UDP transfere tudo novamente.
-
Nome pra IP = DNS
IP pra nome = reverse DNS
-
Discordo da definição de UDP pelo gabarito comentado.
O protocolo UDP não tem o cuidado com a integridade ou a correção de perdas. Os dados são enviados e não há como o cliente saber se algum foi perdido ou se foi corrompido. Isso acontece pois no UDP, não há um cabeçalho tão elaborado quanto o do TCP. O UDP tolera perdas de pacotes.
Aplicativos de voz e vídeo usam UDP justamente por esse motivo.
Imagina a situação de um vídeo do skype travar e 4 segundos depois retornar falando atrasado ou tudo rápido até equilibrar. Não é assim, ele corta e segue em tempo real. No mais, em geral, ftp usa TCP.
-
Quando vê DNS, lembre-se Dá Nome ao Site.
E o FTP eu já associo a transferência de arquivos.
A questão estaria certa se falasse TCP.
-
O item estaria totalmente correto se não fosse pelo final, pois cita o protocolo UDP como requisito. Uma vez que o DNS e FTP são baseados no TCP.
-
O protocolo DNS de fato tem esta função, fazer a resolução de nomes, ou seja, traduzir endereços IP em nomes. O protocolo FTP, de fato tem a função relatada na questão, transferência de arquivos, porém possui como requisito o protocolo TCP, o qual algumas características essenciais às transferências de arquivos que são a orientação à conexão e a retransmissão em caso de perda de pacotes, que neste caso não são características do protocolo UDP, pois deste não ser orientado a conexão também não realiza a retransmissão do arquivo em caso de perdas de pacotes.
-
O ERRO da questão consiste em afirmar que o FTP tem como requisito o UDP. Quando, na verdade, o FTP utiliza na camada de transporte o protocolo TCP.
-
Que bela porcaria a explicação do professor!
-
O DNS é realmente utilizado para tradução de nomes em endereços e vice-versa. No entanto, o FTP utiliza o protocolo TCP no transporte das mensagens, isto é, ele realiza uma conexão entre cliente e servidor antes de começar a troca de dados.
Estratégia Concursos
-
A questão aproveita a vibe do DNS para falar que o FTP é UDP.
Atenção redobrada..
-
FTP → TEM CONTROLE
UDP → NÃO TEM CONTROLE
#BORA VENCER
-
FTP insere-se no protocolo TCP e não UDP
-
Dos protocolos mais conhecidos, um dos poucos que utiliza o UDP é o DNS, o resto é tudo TCP.
Coitado do UDP, forever alone.
-
Item ERRADO.
DNS (Domain Name System) → Sistema de Nomes de Domínio
✔ é usado para TRADUZIR UM NOME EM UM ENDEREÇO IP E VICE-VERSA;
FTP (File Transfer Protocol) → Protocolo de Transferência de Arquivos
✔ Utiliza o protocolo TCP no transporte das mensagens;
✔ Realiza uma conexão entre cliente e servidor antes de começar a troca de dados;
UDP (User Datagram Protocol)
✔ protocolo simples da camada de transporte.
❌ SEM qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente;
❌ NÃO é confiável.
TCP (Transmission Control Protocol) → Protocolo de Controle de Transmissão
✔ protocolo de comunicação, da camada de transporte da rede de computadores do Modelo OSI;
✔ verifica se os dados são enviados na sequência CORRETA e SEM erros via rede.
Fonte: Canal EstudanteEstuda (Prof. Aline Florner).
-
Gabarito: Errado
A questão erra ao falar que o FTP possui como requisito o protocolo de transporte UDP, no mais, a questão está correta.
DNS - converte nome de domínio legível por humanos, em endereços IP legíveis por máquina.
FTP - protocolo de transferência de arquivos.
-
protocolo udp não confiável
-
Gabarito: Errado
Primeira parte, ok. O DNS é realmente utilizado para tradução de nomes em endereços e vice-versa. No entanto, o FTP utiliza o protocolo TCP no transporte das mensagens, isto é, ele realiza uma conexão entre cliente e servidor antes de começar a troca de dados. Lembrar que, UTP é não confiável, mas rápido.
-
Questão tava bonitinha até citar o UDP. O protocolo é o TCP.
-
o erro na vdd tá em citar como REQUISITO o UDP. na vdd o DNS realmente prefere o protocolo UDP como transportador, porém qualquer um dos dois (TCP OU UDP) pode realizar o transporte.
Fonte: Rani Passos/Estratégia.
-
TCP – É orientado à conexão, pois verifica se os dados chegaram no destino e também verifica sua integridade, observando até se os mesmos chegaram no destino no mesmo padrão que foram enviados.
UDP – Não é orientado à conexão, pois não verifica a integridade dos dados.
-
GABARITO - ERRADO
DNS é um protocolo responsável por atribuir endereços léxicos aos recursos da rede. Em outras palavras, ele busca transformar endereços numéricos em nomes.
FTP é responsável pela realização de transferências de arquivos entre um cliente FTP e um servidor FTP.
-
está na camada de aplicacao e não transporte
-
o erro esta no vice e versa, apenas nome em endereço de IP
-
TCE-PA 2016: Diferentemente do HTTP, o protocolo de transferência de arquivos (FTP) utiliza duas conexões paralelas em portas distintas com o servidor: uma porta para a conexão de controle e outra para a conexão que viabiliza a transferência de dados. CERTO
FUB 2011: Os protocolos FTP e HTTP possibilitam a transferência de arquivos do computador de uma faculdade para o computador do aluno. CERTO
PC-DF 2013: O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP. ERRADO
TCP e UDP são protocolos da camada de transporte. Ambos Podem ser usados
FUB 2008: Tanto o protocolo HTTP quanto o protocolo FTP são utilizados em ambientes de Internet, mas não de intranet, porque não garantem transferência de arquivos muito grandes. ERRADO
PF 2009: A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferência de arquivos de dados na Internet. CERTO
SEJUS-ES 2009: Os sítios da Internet acessíveis por meio de protocolo FTP são usados para a transferência de arquivos em diversos formatos, permitindo tanto a cópia quanto a gravação de arquivos no sítio. CERTO
CORREIOS 2011: O FTP difere de outras aplicações cliente/servidor na Internet por estabelecer duas conexões entre os nós. Uma delas é usada para a transferência de dados, e a outra, para a troca de informações de controle. CERTO
A comunicação FTP utiliza uma conexão para o controle e uma (ou várias) para transferência de arquivos. A primeira conexão (chamada de conexão de controle "FTP-CONTROL") é utilizada para autenticação e comandos, já a segunda (chamada de conexão de dados "FTP-DATA"), é utilizada para a transferência de informações e arquivos em questão.
FTP: Possui conexão através de 2 portas:
Porta TCP 20: Dados
Porta TCP 21: Controle/Comando
PC-ES 2011: FTP (file transfer protocol), um protocolo de transferência de arquivos utilizado quando os usuários se conectam a determinado sítio da Internet, oferece a opção de se baixar o arquivo (download) ou de se enviar um arquivo (upload). CERTO
DPU 2016: O principal protocolo que garante o funcionamento da Internet é o FTP, responsável por permitir a transferência de hipertexto e a navegação na Web. ERRADO
CORREIOS 2011: A intranet é um meio utilizado, em geral, para unificar as informações de uma organização e distribuí-las de forma segura para todos os empregados. Para se acessarem essas informações, é necessário que o computador em uso tenha instalado um aplicativo para executar serviço de FTP. ERRADO
-
"O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP."
o FTP utiliza o protocolo de transporte TCP.
-
Minha contribuição.
DNS (Porta 53): protocolo da camada de aplicação, ele é responsável por atribuir endereços léxicos aos recursos da rede. Em outras palavras, ele busca transformar endereços numéricos em nomes amigáveis, mais compreensíveis para humanos e mais fáceis de decorar.
Mnemônico: DNS - Dá Nome ao Site
FTP (Portas 20/21): protocolo da camada de aplicação, ele é responsável pela realização de transferências de arquivos entre um cliente FTP e um servidor FTP. Em suma, é o protocolo de transferência de arquivos entre computadores (download/upload).
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
GABARITO: ERRADO
A galera está confundindo e transmitindo informações erradas.
Tanto o protocolo TCP quando o UDP são protocolos de transporte. Porém, existem diferenças entre eles:
TCP e UDP são protocolos da 3ª CAMADA (TRANSPORTE).
DISTINÇÕES:
TCP ~> Orientado à conexão / + seguro, porém LENTO. (O MAIS USADO).
UDP ~> NÃO Orientado à conexão / - seguro, porém VELOZ.
Logo, não há requisito específico ao FTP em relação aos protocolos de transporte, e sim discricionariedade ao uso desses protocolos.
Tenham fé em DEUS!
-
FTP usa o protocolo TCP : porta 21 é controle de conexão e porta 20 é controle de dados.
-
FTP usa TCP
TFTP usa UDP
-
FTP - Transferência de Arquivos
usa TCP
Portas
- 20: dados
- 21: controle de autenticação
-
O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP.
Incorreto, de fato o DNS, da nome ao site, transformando o ip em um domínio visível, enquanto o FTP (é m protocolo de transferencia de arquivo), leia-se aqui, upload ou download, porém ele trbabalha com o protocolo de transporte TCP/IP.
A saga continua...
Deus!
-
O DNS resolve nomes para os endereços IP e de endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts num domínio determinado.
O FTP (File Transfer Protocol) é o protocolo da camada de aplicação usado para transferência de arquivos de ou para um hospedeiro remoto.
O FTP usa duas conexões TCP (e não UDP) paralelas para transferir o arquivo:
▪ Conexão de dados: usada para efetivamente transferir o arquivo. Utiliza a porta 20.
▪ Conexão de controle: usada para enviar informações de controle. Fala-se em controle fora da banda. Usa a porta 21.
Gabarito: Errado.
TCE-PA 2016: Diferentemente do HTTP, o protocolo de transferência de arquivos (FTP) utiliza duas conexões paralelas em portas distintas com o servidor: uma porta para a conexão de controle e outra para a conexão que viabiliza a transferência de dados. CERTO
FUB 2011: Os protocolos FTP e HTTP possibilitam a transferência de arquivos do computador de uma faculdade para o computador do aluno. CERTO
PC-DF 2013: O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP. ERRADO
TCP e UDP são protocolos da camada de transporte. Ambos Podem ser usados
FUB 2008: Tanto o protocolo HTTP quanto o protocolo FTP são utilizados em ambientes de Internet, mas não de intranet, porque não garantem transferência de arquivos muito grandes. ERRADO
PF 2009: A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferência de arquivos de dados na Internet. CERTO
SEJUS-ES 2009: Os sítios da Internet acessíveis por meio de protocolo FTP são usados para a transferência de arquivos em diversos formatos, permitindo tanto a cópia quanto a gravação de arquivos no sítio. CERTO
CORREIOS 2011: O FTP difere de outras aplicações cliente/servidor na Internet por estabelecer duas conexões entre os nós. Uma delas é usada para a transferência de dados, e a outra, para a troca de informações de controle. CERTO
PC-ES 2011: FTP (file transfer protocol), um protocolo de transferência de arquivos utilizado quando os usuários se conectam a determinado sítio da Internet, oferece a opção de se baixar o arquivo (download) ou de se enviar um arquivo (upload). CERTO
DPU 2016: O principal protocolo que garante o funcionamento da Internet é o FTP, responsável por permitir a transferência de hipertexto e a navegação na Web. ERRADO
CORREIOS 2011: A intranet é um meio utilizado, em geral, para unificar as informações de uma organização e distribuí-las de forma segura para todos os empregados. Para se acessarem essas informações, é necessário que o computador em uso tenha instalado um aplicativo para executar serviço de FTP. ERRADO
-
Errado.
A descrição do protocolo DNS é correta, porém, o FTP é um protocolo da camada de aplicação que trabalha com o protocolo TCP na camada de transporte, ao invés do UDP.
-
UDP é atrelado ao DHCP e não ao FTP.
-
ERRADO.
O erro da questão foi afirmar que o protocolo FTP possui como requisito o protocolo de transporte UDP, quando na verdade ele usa o TCP.
Fonte: Gran Cursos.
-
Gabarito: Errado.
Sei que muitos ficaram com dúvidas nessa questão, inclusive eu. Mas tem um vídeo no Youtube do Professor Pedro Tenório explicando esse assunto de forma bem detalhada. Consegui entender o motivo do gabarito de boa. Gostei da didática.
https://www.youtube.com/watch?v=Wn-MYeNJD14
Minuto: 47:19
Espero que ajude vocês.