SóProvas


ID
1060435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Malware é qualquer tipo de software que pode causar algum impacto negativo sobre a informação, podendo afetar sua disponibilidade, integridade e confidencialidade. Outros softwares são produzidos para oferecer proteção contra os ataques provenientes dos malwares.

Com relação a esse tema, julgue o próximo item.

Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Tema recorrente em 2013 em todas as bancas, os worms são vermes, que se multiplicam na rede, e aproveitam de falhas de segurança no sistema operacional, no Java, no Adobe, etc, para se multiplicarem.

  • Vírus é um software malicioso , tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.


    Um Worm (verme, em português) é um programa autorreplicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.


  • Programas??? Correto nao seria arquivos?

  • Questão comentada em http://youtu.be/lXx99AUf5LA?list=PL1HvnwYHZfPFA9ueW9Xhs_Qgwg4dIsTY9

  • Os vírus precisam de um programa ou arquivo hospedeiro para atuarem. Os worms não precisam. 

  • Falou de worms e disse que ele se propaga pela Rede... corre para o abraço.

    ** ELE NÃO PRECISA SER EXECUTADO NEM DE HOSPEDEIRO



    GABARITO "CERTO"
  • Um Rap que li em um comentário dizia assim: 


    "O WORM é um verme auto-replicante, 
    nem carece de hospedeiro e ataca num instante; 
    já o VÍRUS tem uma função basilar, 
    necessita de hospedeiro pra poder se propagar."



    Para facilitar na memorização!


  • Perfeito,


    Vírus são pequenos códigos de programação maliciosos que se agregam a arquivos e são transmitidos com eles;


    Worms têm a capacidade de se propagarem automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si de um computador a outro. Sua propagação se dá pela exploração de vulnerabilidades existentes ou de falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
  • kkkkkkkkkkkkk, show de bola, Mateus.

  • O comentário do Mateus foi demais! Parabéns pela criatividade

  • Gabarito: CERTO.


    Ressaltando que, devido a sua incrível "desenvoltura" em trafegar pelas redes, os Worms podem ser os vetores perfeitos de vírus e outras ameaças, além de gerarem uma sobrecarregar excessiva da rede.


    Abraços!!

  • Questão linda, totalmente explicativa.

     

  • Ai einsten , rap boladão em kkkkk Isso não é uma questão e sim uma aula hehe 

  • COMENTÁRIO DO PROF° NISHIMURA:

    Correto. Tema recorrente em 2013 em todas as bancas, os worms são vermes, que se multiplicam na rede, e aproveitam de falhas de segurança no sistema operacional, no Java, no Adobe, etc, para se multiplicarem.

  • MESMA COISA NO CORPO HUMno,worm em ingles significa minhoca, veja como verme,quando esses entra no organismo ataca o sistema sem hospedeiro.  Lombriga.

  • Vírus é um software malicioso , tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

     

     

    Um Worm (verme, em português) é um programa autorreplicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

  • VÍRUS X WORM


    VÍRUS: DEPENDE DE UM CORPO, UM HOSPEDEIRO para se MULTIPLICAR, MUTACIONAR.



    WORM: (VERME) NÃO DEPENDE DE NINGUÉM, NÃO precisa de hospedeiro, não precisa de intervenção humana para se propagar. É AUTORREPLICANTE, propaga-se pelas redes.

  •  

    Um Rap que li em um comentário dizia assim: 

     

     

    "O WORM é um verme auto-replicante, 
    nem carece de hospedeiro e ataca num instante; 
    já o VÍRUS tem uma função basilar, 
    necessita de hospedeiro pra poder se propagar."

  • Vírus = Programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina.

    Worm (ou Verme) = é um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo. Diferente dos vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos através da rede, mas sim pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias.

  • Amigo Clayton, Vírus não faz cópia de si mesmo... sua assertiva contém equívocos.

    CESPE TJDFT - 2015

    Assim como os vírus, os worms propagam-se por meio da inclusão de cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos, de modo a comprometerem os sistemas hospedeiros.

    Gabarito: Errado.

  • "Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de copias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores."

    CARTILHA DE SEG.

  • https://cartilha.cert.br/malware/

  • Vírus 1 V .... vvormes 2 vs (se multiplicou sozinho)

  • Descobri que o worms são mais independentes que os vírus.

    WORMS: NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS(PROGRAMAS), EXECUTAM-SE SOZINHOS, PROPAGAM-SE PELA REDE, SÃO PROGRAMAS COMPLETOS.

    VÍRUS: PRECISA DE HOSPEDEIRO(PROGRAMA INFECTADO) PRA SE PROPAGAREM, PRECISAM SER EXECUTADOS.

  • Minha contribuição.

    Worm => É um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo. Diferente do vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si em outros programas ou arquivos através da rede, mas - sim - pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias. Em suma: eles não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Worm: programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Vírus: programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se formando parte de outros programas e arquivos de um computador.

  • Certo.

    Explorou uma das grandes diferenças do vírus para o Worm.

    Questão comentada pelo Prof. Fabrício Melo

  • WORM É UM "A-NÃO"

    Automáticamente

    NÃO precisa de programa hospedeiro

  • GABARITO: CERTO

    Worms: são vermes, que se multiplicam na rede, e aproveitam de falhas de segurança no sistema operacional, no Java, no Adobe, etc, para se multiplicarem.

    Vírus: programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se formando parte de outros programas e arquivos de um computador.

  • Rumo a PCDF!

  • GABARITO CORRETO

    Vírus: Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Worm: Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivosmas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    FONTE: https://cartilha.cert.br/

    Foco na missão!

  • Malwares - Vírus e Worms

    Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares.

    CERTO

    Vírus --> Dependem de hospedeiros, em regra, para a replicação e vão inserindo suas cópias nos programas.

    Worms --> Se propagam sem necessidade de hospedeiros, ou seja, onde estiver frágil ele executa a cópia.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade." 

  • Worm tem em uma de suas traduções para o português o significado de Verme.

    Os vermes se multiplicam no corpo humano procurando as vulnerabilidades do nosso organismo. Na informática não é diferente! Worm procuram as vulnerabilidades do sistema para se multiplicarem.

  • O vírus:

    https://www.youtube.com/watch?v=3K3MMtoG8rY

  • Gabarito Certo

    Obs:

    O vírus e o Worm se replicam, o Cavalo de Tróia não, .

  • NÃO SE PROPAGAM:

    - Trojan;

    - Spyware;

    - Backdoor;

    - Rootkit;

    PROPAGAM-SE:

    - Vírus;

    - Worm;

    - Bot;

    Sobre o vírus:

    -Ele deve ter a capacidade de autorreplicação;

    -Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para se tornar ativo e dar continuidade à infecção;

    -Não são autossuficientes;

    -A maioria dos vírus que infectam arquivos de programas executáveis realiza seu trabalho de maneira que sejam específicos para um sistema operacional em particular e, em alguns casos, específicos até mesmo para uma determinada plataforma de hardware.

    Um vírus realiza duas tarefas: primeiro, replica-se das mais variadas formas; segundo, executa seu código malicioso, podendo exercer diversas funcionalidades danosas na máquina infectada.

  • Desde quando worm se propaga só pela rede? Na forma que a questão foi escrita, está limitando à rede.
  • CERTO

    Bizu:

    CORONA VÍRUS -- COPIO E REPLICO

    FALOU WORM -- FODEU A REDE

  • Os Vírus e os Worms se autorreplicam,porém os Worms não precisam de hospedeiro e se propagam pelas redes.

  • CERTA

    MAIS DO MEU CADERNO DE QUESTOES:

    (2012/Câmara dos Deputados) Os worms, assim como os vírus, infectam computadores, mas, diferentemente dos vírus, eles não precisam de um programa hospedeiro para se propagar. CERTO

    (2018/TCE-PB) Entre os vários tipos de programas utilizados para realizar ataques a computadores, aquele capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores, é conhecido como wormCERTO

    (2013/INPI) Worm é um programa que possui código malicioso, capaz de se disseminar, por meio de uma rede, para vários computadores. CERTO

    (2014/MDIC/Administrativo) O comprometimento do desempenho de uma rede local de computadores pode ser consequência da infecção por um worm. CERTO

    (2016/FUB) Embora sejam normalmente conhecidos como um tipo de malware, os worms podem ser utilizados de forma útil e não maliciosa. CERTO

    Prova: Worms são programas maliciosos que se propagam por meio da inclusão silenciosa de cópias de si mesmos em outros programas que, ao serem executados, processam também os códigos maliciosos e infectam outros programas e sistemas. ERRADO

  • os worms são vermes, Vai pela rede! Não precisa de hospedeiro.

  • Vírus depende de hospedeiro e de execução para se propagar. O worm é o inverso. Se auto replica e não depende de hospedeiro

  • Gab.: Certo

    Os worms não são vírus, pois não necessitam serem executados.

  • Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares.

    Correto, em breve síntese, os vírus necessitam de hospedeiros, enquanto os worm, se multiplicam soltos na própria rede, explorando vulnerabilidades para destruir o sistema.

    A saga continua...

    Deus!

  • gab certo.

    o worm é um tipo de malware. Assim como o vírus também é um malware.

    worm: programa, com ou sem execução do usuário, atuação propagando-se automaticamente pelas redes, enviando cópia de si, de computador a computador. Ele não vai colar em um arquivo pois ele ja é o aquivo.

    Vírus: Programa ou parte de programa. Depende de ativação do usuário (salvo o de script). Propaga-se inserindo cópias de si mesmo tornando-se parte de outros programas.

  • Vírus = Programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina.

    Worm (ou Verme) = é um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo.

    Correto

  • Essa questão foge da regra do Professor Fernando. É raro mas acontece muito. Consegui gabaritar informatica da prf, analisando apenas as exceções da regra.

  • Certo.

    O vírus, depois de executado, procura se propagar para evitar a sua remoção, enquanto os worms possuem como princípio de funcionamento propagar-se pelas redes.

  • gab certo.

    o worm é um tipo de malware. Assim como o vírus também é um malware.

    worm: programa, com ou sem execução do usuário, atuação propagando-se automaticamente pelas redes, enviando cópia de si, de computador a computador. Ele não vai colar em um arquivo pois ele ja é o aquivo.

    Vírus: Programa ou parte de programa. Depende de ativação do usuário (salvo o de script). Propaga-se inserindo cópias de si mesmo tornando-se parte de outros programas.

  • Inserir essa necessidade do WORM ter um outro software vulnerável para se replicar foi o que me pegou.

    Não adianta brigar com a banca. Avante!

  • CERTO.

    A propagação do vírus depende de outro arquivo para ser infectado, enquanto os worms se propagam criando cópias deles mesmos, sem a necessidade da existência de outro arquivo para ser infectado, agindo de forma autônoma.

    Fonte: Gran Cursos.