SóProvas


ID
1060495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um avião carregado com quinhentos quilos de drogas caiu em Bocaina, a 305 km de São Paulo. O acidente ocorreu depois que o piloto tentou aterrissar a aeronave em uma pista de pouso rural às margens de uma rodovia. Policiais acompanhavam a ação e houve troca de tiros com dois homens que esperavam pela mercadoria.

O Globo, 27/9/2013, p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue o próximo item.

Graças ao êxito da política antidrogas conduzida pelos Estados Unidos da América, caracterizada pela persuasão e pelo apoio aos dependentes químicos, países sul-americanos tradicionais produtores de drogas, como a Colômbia e a Bolívia, conseguiram desarticular a ação do narcotráfico em seus respectivos territórios.

Alternativas
Comentários
  • Colômbia e Bolívia desarticular a ação do narcotráfico?  Nem nos EUA isso aconteceu.

  • Gabarito: ERRADO

    Nada aver. Apoio aos dependentes químicos? Vish, esse examinador tava meio alterado, hehehe!

    Bons Estudos.

  • Pra falar a verdade, não há desarticulação em lugar algum.

  • SÓ PENSAR: "UMA COISA DESSAS JAMAIS PODERÁ SER COMBATIDA EM SUA TOTALIDADE, APENAS AMENIZADO"

  • Não há apoio algum aos dependentes químicos e a desarticulação está longe de ser verdade. 

  • A política antidrogas dos EUA é um fracasso!!! O que evidência isso é o expressivo aumento do consumo e tráfico. EUA onde se consome mais drogas no mundo! O pior é que outros paises (Brasil) copiam esse modelo como se ele servisse de referência para alguma coisa.

  • Como já dizia o mestre Reginaldo Veras: os EUA não têm cheirador de pó, e sim, um aspirador de pó..kkk
  • A política antidrogas adotada pelos Estados Unidos em nenhum momento foi persuasiva e apoiadora dos dependentes químicos. Muito pelo contrário, o que se viu à época da implantação dessa política foi uma ação violenta do Estado americano, na qual vários usuários de drogas foram agredidos e presos; pessoas tinham suas casas invadidas pela polícia baseada na mera suspeita de serem traficantes de drogas. Em suma, foi uma política repressiva e punitiva. Junta-se isso à afirmação final da questão de que países como a Colômbia e a Bolívia desarticularam a ação do narcotráfico de seus territórios e se tem uma questão completamente equivocada. 


    Por isso, gabarito errado.

  • Primeiramente, a política antidrogas dos Estados Unidos é um fracasso. Baseada na repressão, e não na persuasão e apoio aos dependentes químicos, os Estados Unidos continuam a ser o maior mercado de drogas do mundo. A política americana de “guerra às drogas” é da década de 1970 e deve-se admitir que, depois de décadas de uma política totalmente repressiva que não teve sucesso, o governo Obama tem feito algumas mudanças positivas, no sentido de amenizar leis penais referentes a usuários, mas somente isso não é suficiente para resolver o problema das drogas no maior mercado consumidor do mundo. Em segundo lugar, a questão está incorreta quando afirma que os países sul-americanos conseguiram desarticular a ação do narcotráfico em seus territórios, pois essa atuação continua existindo para alimentar o mercado de drogas, um dos mais lucrativos do mundo.



    A questão está toda errada.


  • QUEM ASSISTIU NARCOS MARCARIA CERTA RS

    FBI DOS EUA DESARTICULA O TRÁFICO DE PABLO ESCOBAR...

     

  • Afinal, foi polícia do Brasil ou dos EUA?

  • Errado.

    Não é correto se falar no êxito das políticas antidrogas, pois sabe-se que quanto mais os países investem na repreensão, mais o narcotráfico aumenta.

    Questão comentada pelo Prof. Reginaldo Veras.

  • Gabarito: E

    1° nem o EUA e nem um país persuade e apoia usuários de drogas.

    2° os principais produtores do Narcotráfico não consegue desarticular completamente o tráfico de drogas até hoje é muito dinheiro e pessoas envolvidas, infelizmente até policiais e políticos.

    Não acredita kkkk assiste documentários e até filmes sobre isso: o lendário filme Nacional Tropa de Elite.