SóProvas


ID
1060501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um avião carregado com quinhentos quilos de drogas caiu em Bocaina, a 305 km de São Paulo. O acidente ocorreu depois que o piloto tentou aterrissar a aeronave em uma pista de pouso rural às margens de uma rodovia. Policiais acompanhavam a ação e houve troca de tiros com dois homens que esperavam pela mercadoria.

O Globo, 27/9/2013, p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue o próximo item.

Em geral, a ação do narcotráfico, inclusive em face do confronto entre facções criminosas rivais, estimula a ampliação dos índices de violência, que gera inquietação e medo na população, em especial — mas não exclusivamente — a que vive nos centros urbanos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    A população que fica próxim aos locais de comercialização e transporte de drogas são as que mais sofrem com o impacto da ação do narcotráfico, gerando um estado social de contínua tensão. Em bairros com alta concentração de uso de drogas é comum verificar um alto índice de homícidios também, o que reflete a ação de facções rivais. Estes resultados afetam a sociedade como um todo, mas especialmente os centros urbanos por serem o ambiente natural do homem da atualidade - eu diria mais especialmente nas periferias.

    Bons Estudos

  • "mas não exclusivamente" entregou a questão

  • Em geral sofre, "Não exclusivamente" , puta que pariu heim.

  • O narcotráfico por si só é um fator gerador de violência, uma vez que envolve disputa de poder, com facções rivais, e uso de armamentos pesados. Além disso, por ser uma atividade ilegal, existe uma política de repressão que gera ainda mais violência, tanto no combate direto aos narcotraficantes quanto no que se refere às populações inocentes que vivem em regiões pobres, onde geralmente a administração do tráfico se instala. Essas populações frequentemente são vítimas da violência cometida pelo tráfico e pelo próprio Estado, que, por meio de uma polícia truculenta e mal preparada, não se esforça para distinguir inocentes de traficantes. Como o narcotráfico tem seu mercado fornecedor e consumidor principalmente em centros urbanos, é mais comum a incidência de violência nas cidades.


    A questão está certa.    


  • Pontuação confusa, questão confusa!
  • Existem outros fatores. Acho q n seja exclusivo da guerra do narcotráfico professora.
  • Professora Milena, poderia considerar exclusivo só do tráfico nesse caso? A questão n estaria incorreta por causa disso?
  • Ricardo Antunes,

    a questão não diz isso. Observe!

     

     

    Em geral, a ação do narcotráfico, inclusive em face do confronto entre facções criminosas rivais, estimula a ampliação dos índices de violência, que gera inquietação e medo na população, em especial — mas não exclusivamente — a que vive nos centros urbanos.

     

     

    Correta.

  • A violência está generalizada.

  • "inclusive em face do confronto entre facções criminosas rivais".  "em especial — mas não exclusivamente — a que vive nos centros urbanos." Deu a entender que o item está errado, porque os confrontos entre facções rivais geralmente acontecem nas periferias e não nos centros urbanos.

  • A própria questão informa a resposta por dizer em GERAL, mostra não ser EXCLUSIVO e sim de um modo abrangente..