SóProvas


ID
1061770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O agronegócio brasileiro contribuiu novamente para elevar o produto interno bruto (PIB). Esse setor cresceu 3,9% no segundo trimestre de 2013, em comparação com o primeiro trimestre desse mesmo ano, e 13% em relação ao mesmo período de 2012. Os produtores aumentaram a produtividade de soja em 23,7% e de milho em 12,2%; as áreas plantadas desses produtos aumentaram 10,8% e 3,9%, respectivamente. No entanto, apesar dos resultados positivos da produção, os obstáculos que os produtores enfrentam com relação à infraestrutura e à logística impedem uma expansão maior.
Economia. In: Correio Braziliense. 31/8/2013, p. 8

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

No atual estágio da economia mundial, os aumentos de produtividade, como os assinalados no texto, decorrem de múltiplos fatores, entre os quais se destacam as contínuas inovações tecnológicas disponibilizadas para o sistema produtivo.

Alternativas
Comentários
  • A cada dia surgem novas tecnologias, no qual, ajuda no aumento de produtividade em diversos setores, inclusive o agropecuário! 

  • CERTO Além de criar novos produtos, as novas tecnologias permitem elevar substancialmente a produtividade dos processos o que, novamente, gera mais lucros, mais investimentos e mais empregos.
  • Existem muitas pesquisas e inovações na área do agronegócio, o que permite o aumento expressivo de produtividade. No Centro-Oeste brasileiro, por exemplo, o solo tinha uma acidez que não permitia que a região fosse a mais propícia para o desenvolvimento da agricultura. Várias pesquisas e tecnologias novas permitiram a correção dessa acidez e o Centro-Oeste se tornou uma das principais regiões produtoras de grãos do Brasil. Além disso, há constantes inovações em todos os aspectos do agronegócio, o que torna esse setor bastante rentável. A questão, portanto, está certa. 
  • No século XXI, a agricultura brasileira tem conhecido extraordinário crescimento da sua produção de grãos. Na safra de 1999/2000, o Brasil colheu 84 milhões de toneladas em uma área cultivada de 38 milhões de hectares. Em 2013/2014, colheu 192,8 milhões de toneladas, novo recorde de produção, em uma área cultivada de 55 milhões de hectares. Conclusão: a produção mais que dobrou em uma década e a área cultivada cresceu menos de vinte por cento, o que demonstra o grande aumento de produtividade da lavoura brasileira, fruto de pesquisa, tecnologia e inovação.

    Na globalização, estágio atual da economia mundial, as inovações tecnológicas na produção são constantes, resultando no contínuo lançamento de novos produtos e em aumentos de produtividade.