SóProvas


ID
1062112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das taxas de retorno e dos indicadores de estrutura de capital e solvência, julgue o item a seguir.

Segundo o termômetro de Kanitz, o fator de insolvência superior a zero indica que a empresa possui maior possibilidade de vir a falir, ou seja, quanto mais alto e positivo for o fator de insolvência maior será o risco de falência da empresa.

Alternativas
Comentários
  • O termômetro de solvabilidade de Kanitz, vem sendo utilizado desde a década de 70, para que possa ser avaliada a chamada solvência das empresas.

    Houveram muitos problemas ocorridos com falências e concordatas nos anos 70 e 80, devidos aos choques econômicos, de Câmbio e de petróleo, afetando substancialmente o desempenho de empresas privadas e públicas.

    pode-se dizer que caso o fator de insolvência se situe entre 0 e 7 a empresa está numa situação de solvência. Quanto mais o fator se aproxime de 7, melhor a situação da empresa. 
    Se O fator de insolvência se situar entre 0 e -3, a empresa corre sérios riscos de problemas financeiros. Se o fator após os cálculos ficar em entre -3 e -7 pode-se dizer que a empresa está insolvente, com grande possibilidades de abrir concordata ou falência. 
    Por último lembramos que a aplicação desta fórmula Demanda bastante tempo e dedicação e também alertamos que não é a única forma de avaliação para a solvência das empresas.


    Stephen Kanitz, com sua grande capacidade de análise, conseguiu então na época, através de uma fórmula matemática, após analisar diversas demonstrações financeiras, em séries estatísticas de diversos segmentos econômicos, definir com um único número se a empresa estaria solvente ou não.

    Este índice então nos dá a possibilidade de definir se uma determinada empresa está em condições de honrar seus compromissos financeiros, bem como de definir se ela terá possibilidade de se manter no mercado em que ela atua nos próximos anos.

  • Gabarito: ERRADO.

    Resumindo as explicações da colega acima, temos que o índice:

    De 0 a 7 .... Solvente;

    De -3 a 0 ... Risco de Falência;

    De -7 a -3 ... Insolvente.

    Nesse caso, o erro da questão está em dizer que quanto MAIS ALTO e POSITIVO.....

    Bons estudos! ;)


  • O Professor Stephen Charles Kanitz elaborou um modelo de previsão de falências, também conhecido como fator de insolvência, e apelidado de termômetro de Kanitz.
    Esse fator é obtido a partir de informações de balanços contábeis de empresas, cuja fórmula é a seguinte

    O cálculo gera um número denominado de Fator de Insolvência, que precisa ser analisado por uma escala (o Termômetro de Insolvência) e indica três situações diferentes: 
    Solvente - valores positivos (0 a 7) 
    Penumbra - de –1 a –3 (situação intermediária)
    Insolvente - valores abaixo de –3
    A questão inverteu o conceito. Quanto maior o fator de insolvência MENOR será o risco de falência da empresa.
    Gabarito: ERRADO.
  • Grau de possibilidade de falência das empresas.

     

    Área de solvência – enquadram-se nessa área as empresas que apresentam fator de insolvência maior que zero, sendo aquelas com
    menores riscos de quebra. Nesse sentido, a probabilidade de insolvência diminui à medida que o fator de insolvência se eleva.

     

    Área de penumbra – enquadram-se nessa área as empresas que apresentam fator de insolvência entre zero e –3. Nessa área estão as
    empresas que se encontram em uma situação perigosa e, portanto, merecem atenção especial.

     

    Área de insolvência – enquadram-se nessa área as empresas que apresentam fator menor que –3. Nessa área estão as empresas que têm
    maiores probabilidades de falência, sendo que as possibilidades aumentam à medida que o fator diminui.

     

    Solvente - valores positivos (0 a 7) 

     

    Penumbra - de –1 a –3 (situação intermediária)

     

    Insolvente - valores abaixo de –3

     

    Gabarito errado

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    O Termômetro de Kanitz é um modelo desenvolvido pelo professor Stephen Charles Kanitz a partir de uma análise estatística, criando uma escala com base em índices compostos de liquidez elaborando um instrumento para prever o grau de possibilidade de falência das empresas. Para tanto, foram analisadas aproximadamente 5.000 demonstrações contábeis de empresas brasileiras. Sua fórmula é dada pela expressão:

    Onde I a I são alguns indicadores de liquidez, estrutura e rentabilidade de uma empresa. Quando maior o FIK (Fator de Insolvência de Kanitz), menor a possibilidade de falências.