-
Custo indireto é aquele que não pode ser facilmente identificado ao objeto do custo em causa.
Fonte: Contabilidade Gerencial, Ray H. Garrison e Eric W. Noreen
-
Questão CORRETA.
Custos indiretos são aqueles que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados a determinado produto, logo são custos apropriados indiretamente ao produto. Necessita, portanto, de algum critério de rateio para a sua alocação. Exemplos: Depreciação de equipamentos que são utilizados na fabricação de mais de um produto; Salários dos supervisores de equipes de produção ( mão-de-obra indireta), Materiais indiretos, gastos com a limpeza da fábrica.
Fonte: Contabilidade de Custos para Concursos - Alexandre Lima.
-
Quanto a alocação dos custos, eles podem ser diretos e indiretos.
Como o próprio nome diz, os custos diretos são aqueles que podem ser alocados 'diretamente' aos produtos, sem necessidade de critérios de rateio, rastreamento, etc.
Por outro lado, os custos indiretos são aqueles que, como a questão afirmou, necessitam ser rateados para serem alocados aos produtos. Os exemplos trazidos pela questão estão todos incluídos nesse grupo. O aluguel da fábrica, por exemplo, não pode ser alocado diretamente ao produto X ou Y. Precisa ser alocado a todos os produtos produzidos, mediante rateio, ou outra técnica de alocação de custos.
A única exceção a tudo isso é quando se produz um ÚNICO PRODUTO. Nesse caso, todos os custos serão DIRETOS.
Gabarito: CERTO.
-
Custo indireto é aquele que não pode ser facilmente identificado ao objeto do custo em causa.