-
Custo variável é aquele cujo total varia na razão direta das alterações do nível da atividade, que pode ser expressa de muitas maneiras, como, por exemplo, unidades produzidas, unidades vendidas, quilometragem percorrida, leitos ocupados, linhas de impressão, horas trabalhadas e assim por diante.
É importante observar que, quando dizemos que um custo é variável, queremos dizer que o custo total cresce e diminui a medida que o nível da atividade cresce ou diminui.
Um aspecto interessante do comportamento do custo variável é que este permanece constante quando é expresso por unidade.
Fonte: Contabilidade Gerencial, Ray H. Garrison e Eric W. Noreen
-
Questão CORRETA.
Custos variáveis são aqueles cujos valores são alterados em função do volume de produção da empresa, ou seja, quanto maior o volume de produção, no período, maior será o custo variável ( os custos variáveis variam direta e proporcionalmente com o volume da produção).
Exemplo: Matéria-prima consumida por unidade de produto.
Fonte. Contabilidade de Custos para concursos - Alexandre Lima.
-
Os custos, quanto a sua relação com a produção, podem ser fixos e variáveis.
Os primeiros, não dependem da produção, do volume produzido. São fixos. Ex.: Mão de obra, aluguel da fábrica, etc.
De fato, eles dependem da quantidade produzida e diretamente relacionados ao volume de produção. Por isso são variáveis. Quanto mais se produz, mas elevados são. A banca foi taxativa quanto aos custos variáveis no caso de não haver produção.
Gabarito: CERTO.