SóProvas


ID
1062301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação aos métodos de custeio, julgue o item seguinte.

No método de custeamento variável, os custos variáveis diretos são alocados aos bens ou serviços. Desse modo, apenas os custos variáveis, mensurados objetivamente, são considerados no valor do bem sem a utilização de métodos de rateio, pois não sofreram processos arbitrários ou subjetivos.

Alternativas
Comentários
  • Custeio variável, somente os custos de produção que variam com a produção são considerados custos do produto. Isto normalmente abrange materiais diretos, mão-de-obra direta e a parte variável do custo indireto de fabricação. Nesse método, o custo indireto de fabricação fixo não é considerado custo do produto, mas sim custo do período e, tal como as despesas de venda e administrativas, é confrontado inteiramente com as receitas do período. Consequentemente, no método do custeio variável, o custo de uma unidade do produto em estoque ou em custo dos produtos vendidos não contém qualquer elemento de custo indireto fixo. 


    Fonte:  Contabilidade Gerencial, Ray H. Garrison e Eric W. Noreen

  • O custeio variável só aloca custos variáveis aos produtos (ao contrário do Custeio por Absorção, que aloca todos os custos, fixos e variáveis).

    Como os custos variáveis são em regra diretos, não precisam de nenhum método de rateio, e não sofrem com a arbitrariedade e/ou subjetividade de tais técnicas.

    Ressalte-se que o custeio variável é uma importante ferramenta usada na tomada de decisões, mas por outro lado, não é permitido pelo FISCO, pois fere o princípio da competência, uma vez que os custos fixos são considerados despesas, e lançados no resultado.

    Gabarito: CERTO.




  • De acordo com a NBCT 16.11, Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

  • Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCU

    Prova: Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental

    No que se refere aos métodos de custeio, julgue o  próximo  item.

     

    O método de custeamento variável, pelo qual todos os custos variáveis são alocados aos bens ou serviços, sejam eles diretos ou indiretos, apresenta a vantagem de possibilitar que se encontre a margem de contribuição unitária de cada produto, podendo, pois, servir como instrumento de decisão de curto prazo.

    certa

  • E essa questão foi considerada correta???

     

    Vide a questão de 2015 postada abaixo pela colega Priscila Moreira.

  • a questão diz: "apenas os custos variáveis"?  e as Despesas variáveis que estão incluídas nesse método de custeio!?

    com sempre CESPE... ainda corre o risco de questão idêntica vir em um outro concurso como "errado"

  • Paráfrase (texto copiado com alteração na redação) do Prof. Luiz Serudo Martins Neto.

    Vejamos o que disse o referido Professor: “No método de custeamento variável, todos os custos variáveis são alocados aos bens ou serviços, sejam eles diretos ou indiretos. Aqui, apenas os custos variáveis são considerados no valor do bem sem a utilização de métodos de rateio, sendo mensuráveis objetivamente, pois não sofrerão processos arbitrários ou Subjetivos”.

    Prezados, está errado. Se considerarmos todos os custos variáveis, diretos e indiretos, apenas os custos variáveis DIRETOS não necessitam de rateio. Os custos variáveis INDIRETOS precisam de rateio. Estaria correto se a redação fosse a seguinte: “Desse modo, apenas os custos variáveis DIRETOS, mensurados objetivamente, são considerados no valor do bem sem a utilização de métodos de rateio...” Enfim...o Cespe copiou (e aceitou) inclusive o erro do Professor Luiz Serudo. 

  • Não vi nada de polêmico na questão. Ela não falou que só são considerados os custos diretos, e sim que só os custos diretos não precisam de rateio. E despesa variável não é considerada no custeio variável.

  • o Cespe copiou (e aceitou) inclusive o erro do Professor: “No método de custeamento variável, todos os custos variáveis são alocados aos bens ou serviços, sejam eles diretos ou indiretos. Aqui, apenas os custos variáveis são considerados no valor do bem sem a utilização de métodos de rateio, sendo mensuráveis objetivamente,

    pois não sofrerão processos arbitrários ou Subjetivos”.

    (Luiz Serudo Martins Neto, capturado em http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/contabilidade_de_custos.pdf ).

    Se considerarmos todos os custos variáveis, diretos e indiretos,

    apenas os custos variáveis DIRETOS não necessitam de rateio. Os custos variáveis

    INDIRETOS precisam de rateio.

    Estaria correto se a redação fosse a seguinte:

    “Desse modo, apenas os custos variáveis DIRETOS, mensurados objetivamente, são

    considerados no valor do bem sem a utilização de métodos de rateio...”

    fonte: estratégia