SóProvas


ID
1062304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação aos métodos de custeio, julgue o item seguinte.

O método de custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção de forma direta ou indireta aos serviços prestados. Por esse método, a apropriação dos custos diretos é constituída de forma econômica e viável para o objeto de custeio.

Alternativas
Comentários
  • CUSTEIO POR ABSORÇÃO CONTÁBIL

    Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.

    Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).

    Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custeioporabsorcao.htm

  • Charles, o que o examinador quis dizer com este trecho é que o Custeio por Absorção é utilizado para fins contábeis.

    O Custeio Variável ou Direto não pode ser utilizado, servindo apenas para fins gerenciais. O ABC pode ser adaptado para fins contábeis, substituindo o Por Absorção.

    Abs!

  • De fato, o método de custeio por absorção consiste na apropriação de TODOS OS CUSTOS, fixos e variáveis, de forma direta ou indireta aos produtos ou aos serviços prestados.

    Como a alocação dos custos diretos não dependem de rateio, sua apropriação é constituída de forma econômica e viável para o objeto de custeio. 

    É o método aceito pelo FISCO, e possui a desvantagem da arbitrariedade na alocação dos custos indiretos.

    Gabarito: CERTO.



  • De acordo com a NBCT 16.11: Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.

  • Joelson, entendo que está se referindo ao fato de ser facilmente apropriado aos produtos, sem necessidade de um rateio.

     

  • Gabarito: Certo.

    Comentário: 

    De fato, o método de custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção de forma direta ou indireta aos serviços prestados. Também é correto dizer que, por esse método, a apropriação dos custos diretos é constituída de forma econômica e viável para o objeto de custeio. A banca pareceu óbvia na sua afirmativa, mas é importante lembrar que pelo método de custeio variável os custos fixos (tanto indiretos (regra) quanto diretos (exceção)) NÃO são alocados aos objetos de custeio, indo diretamente para o resultado.

  • Novamente, cópia do Prof. Luiz Serudo Martins Neto. Inclusive os Erros

    Parece que toda a prova de contabilidade de custos de 2013 foi baseada nesse autor, mais especificamente no

    documento capturado na internet:

    “O método de custeamento por absorção ou integral consiste na apropriação de todos os

    custos de produção de forma direta ou indireta aos produtos adquiridos e elaborados ou

    aos serviços prestados. Por este método, a apropriação dos custos diretos é constituída de

    forma econômica e viável ao objeto de custeio.”

    (Luiz Serudo Martins Neto, capturado em

    http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/contabilidade_de_custos.pdf )

    fonte: estratégia

  • O custeio por absorção apropria todos os custos de produção ao objeto de custeio, sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Quanto aos custos diretos, a apropriação, por óbvio, é econômica e viável, pois não necessita de rateio.