SóProvas


ID
106273
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As operações nos arquivos de diretório, tais como: criar, excluir ou renomear diretórios, são definidas pelo VFS do Linux no objeto

Alternativas
Comentários
  • O VFS foi construído para trabalhar com sistemas dearquivos do Linux, que implementam naturalmenteos conceitos já na organização das informações nodisco: informações de um arquivos são armazenadosem um bloco específico em separado (INODE),diretórios são tratados como arquivos, informaçõesde controle são centralizadas no Superbloco.
  • Correta: "B"inode é uma estrutura de dados que possui informações sobre um determinado arquivo ou diretório como: dono, grupo, tipo e permissões de acesso.
  • VSF (Virtual File System) se encarrega de apontar as funções do kernel p o sistema suportado.

     

    O VSF fica entra o S.O e o Sistema de arquivo e o INODE (trabalhando juntamente com o VSF) é uma estrutura de dados que permite que arquivos sejam indexados de forma dinamica.

  • Gabarito B

    Um sistema de arquivos virtual (abreviado como VFS, do inglês Virtual File System), é uma camada de abstração em cima de um sistema de arquivos mais concreto. O propósito de um VFS é permitir que as aplicações clientes tenham acesso a diversos tipos de sistemas de arquivos concretos de uma maneira uniforme.

    Um Objeto Inode possui toda informação necessária para que o Sistema de Arquivos possa manipular os arquivos e/ou diretórios. Cada arquivo é representado por um inode no Sistema de Arquivos. O Objeto Inode é instanciado no momento de abertura do arquivo ( acesso ). Um nome de arquivo é um identificador que pode ser alterado, mas o inode é único para o arquivo e permanece o mesmo enquanto o arquivo existir. Um Objeto Inode em memória consiste de uma estrutura inode cujos campos podem ser vistos clicando em qualquer nome Objeto Inode. Cada Objeto desse tipo duplica algumas das infornações incluídas no inode do disco como por exemplo o número de blocos alocados para o arquivo. Quando o valor do campo i_state é igual a I_DIRTY_SYNCI_DIRTY_DATASYNC ou I_DIRTY_PAGES, significa que o respectivo inode está sujo, ou seja, é necessário que o inode correspondente no disco seja atualizado. I_DYRTY pode ser usada para se verificar o valor desses três campos ao mesmo tempo.

    Em um terminal de comando, como o xterm, podemos ver qual é o número de i-node de um certo arquivo, ou diretório. Para entender a árvore de arquivos que o Linux possui, o Linux atribui o número '1' para o i-node do diretório raíz '/'. Dentro desta estrutura, todos os arquivos e diretórios possuem um i-node. Sendo assim, qualquer arquivo ou diretório dentro de um sistema de arquivo Linux e, por fim, usando o Virtual File System, percorrendo desde o diretório raiz, e assim por diante. Um exemplo será mostrado a seguir:

    ...@so171:~$ ls -lai / [...] 2 drwxr-xr-x 23 root root 4096 2007-04-20 10:36 . 2 drwxr-xr-x 23 root root 4096 2007-04-20 10:36 .. 703137 drwxr-xr-x 107 root root 4096 2007-05-16 08:07 etc 1 dr-xr-xr-x 98 root root 0 2007-05-16 05:07 proc [...]

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • "Inode" te perseguindo até na preparação para concursos...kkkk

  • inode vsf

  • Vê VFS, mas lê VSF