SóProvas


ID
1063612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação aos efeitos psicopatológicos das drogas, julgue os itens subsequentes.

Flashbacks são transtornos de percepção pós-alucinógena, caracterizados por recorrências fragmentadas de efeitos alucinógenos, como, por exemplo, distorções visuais, intensificação visual de uma cor, aparente movimento de um objeto fixo, confusão entre um objeto e outro e perda do limite do ego ou emoção intensa.

Alternativas
Comentários
  • 1. LSD (Ácido Lisérgico – esporão do centeio/claviceps purpurea)

    - Fogo Santo Antônio

    - Ação vasoconstritora 

    - Efeitos: distorção da realidade, tempo, espaço, ouvem-se cores, cheira-se sons, onipotência, sentidos aguçados

    - Fases: 1° Megalomania 2° Depressão profunda (risco de suicídio) 3° Ideias paranoides 4° Confusão geral, alucinação, ideias irracionais

    - Consumo via oral em líquido incolor

    - Riscos: flash back (memórias ruins passadas), psicose (risco de suicídio)  

  • Flashback ou Distúrbio Persistente da Percepção é mais comumente registrado entre usuários de LSD, ketamina e outras substâncias dissociativas. Trata-se de episódios espontâneos, repetitivos ou recorrentes, caracterizados por alguma forma de distorção perceptiva originalmente causada pelo consumo recente da substância, mas que acabam acontecendo semanas ou meses após o último uso da droga. Esses episódios podem incluir alucinações, mas mais comumente consistem em alterações visuais, tais como “ver” falsos movimentos de objetos, observar “flashs” luminosos e brilhantes, ou vislumbrar cores e movimentos.
    Esses episódios costumam ser persistentes e duradouros e, em alguns casos, podem persistir por anos após a interrupção do consumo da substância. Como esses sintomas podem também ocorrer em outras doenças médicas, muitas vezes o diagnóstico é retardado. Dessa forma, o médico deve conhecer todo o histórico do seu paciente e o paciente não deve esconder nenhum detalhe do seu médico.
    Infelizmente, não há qualquer tratamento estabelecido para os “flashbacks”. Todavia, algumas medicações, principalmente os antidepressivos, podem reduzir os sintomas. Psicoterapia pode ajudar o paciente a separar essas experiências involuntárias e espontâneas das vivências reais, bem como auxiliar a reduzir o medo e a ansiedade gerados por tais experiências. De qualquer forma, você deve procurar um médico especialista, revelar o seu histórico adequadamente, e verificar com exatidão qual é o seu problema. É importante notar que os episódios de “flashback”, então originalmente gerados pelo abuso de substâncias dissociativas, podem também ser disparados pelo consumo de outras substâncias, como maconha e álcool.

    Fonte: https://www.vyaestelar.com.br/post/3028/como-lidar...

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO