SóProvas


ID
1063630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito dos testes laboratoriais como meio de confirmação do uso de substâncias psicoativas, julgue os itens a seguir.

Para a avaliação da dosagem de álcool no sangue de vítima de morte violenta, principalmente aquela ocasionada por acidente de trânsito, recomenda-se a punção da veia femoral; entretanto, decorridas quarenta e oito horas da morte, o sangue deverá ser colhido da câmara esquerda do coração.

Alternativas
Comentários
  • Câmara direita do coração

  • Segundo Genival França, temos que" Desde que ainda não tenham surgido os fenômenos putrefativos do cadáver, a dosagem poderá ser realizada no sangue retirado da veia femoral. A putrefação produz etanol e substâncias redutoras que se assemelham ao álcool etílico. Nos casos de morte violenta, principalmente em acidentes de trânsito, é sempre aconselhada a prática da dosagem de álcool no sangue, de preferência no sangue venoso periférico, pois é a que responde melhor à concentração de álcool no momento do óbito, pois se sabe que a concentração do álcool no sangue não se dá por igual. Plueckhahn (1967) aconselha que, após 48 h da morte, o sangue para dosagem alcoólica deva ser colhido na veia femoral, pois há difusão pós-mortal do álcool do estômago muito cedo para a câmara esquerda do coração (in The significance of blood alcohol levels at autopsy, The Medical Journal of Australia, 15:118-24)". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 880.

    Assim, aconselha-se a retirada NO SANGUE VENOSO PERIFÉRICO, após 48 horas, deverá ser colhido o sangue NA VEIA FEMORAL.

    RESPOSTA DO PROFESSOR: ERRADO
  • Nos casos de morte violenta, preconiza-se que seja feita a dosagem de álcool nas vísceras, ou no sangue do hemicórdio DIREITO (para evitar possível erro determinado pela difusão post mortem da bebida alcoólica do estômago para o coração), ou no sangue da veia femoral.

    (Manual de Medicina Legal, 8a edição - Delton Croce).

  • Pois é pessoal, dois autores falam um pouco diferente. Segue:

    Nos casos de morte violenta, preconiza-se que seja feita a dosagem de álcool nas vísceras, ou no sangue do hemicórdio DIREITO (para evitar possível erro determinado pela difusão post mortem da bebida alcoólica do estômago para o coração), ou no sangue da veia femoral.

    (Manual de Medicina Legal, 8a edição - Delton Croce, pág. 127).

    Nos casos de morte violenta, principalmente em acidente de trânsito, é sempre aconselhada a prática de dosagem de álcool no sangue periférico.....Plucklahn aconselha que, após 48 horas da morte, o sangue para dosagem alcoólica deva ser colhido na veia femoral. GVF, 410.

    Concluiu-se que a banca copio Genival Veloso de França.