SóProvas


ID
1063645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A partir de 1983, o MDMA, inicialmente desenvolvido em 1914 como um supressor do apetite, tornou-se uma droga recreativa popular, cujo nome comum é ecstasy, sendo conhecida também como XTC, Adam e MDM. Acerca dessa droga, julgue os próximos itens.

No ser humano, o ecstasy produz ação estimulante e alucinógena; em animais, o ecstasy produz estereotipia, hiperatividade, rompimento de comportamento, hipotermia e estímulo generalizado.

Alternativas
Comentários
  • Causa Hipertemia, e não Hipotermia.


  • A hipertermia do MDMA é clássica. Daí a sede terrível dos usuários e das celebradas garrafinhas de água da raves. O uso concomitante com álcool pode causar hipertensa maligna.

  • Direto ao ponto:

    O uso de ecxtase é geralmente seguido de um grande esforço físico, devido a agitação psicomotora. A associação desses fatores tende a aumentar consideravelmente a temperatura corporal, a qual pode atingir 42ºC e, inclusive, ser mortal. 

    Portanto o erro da questão é hipotermia.

    Para conhecer mais:

    Características Gerais da MDMA 

    A MDMA é uma droga classificada como perturbadora que tem atividade estimulante e alucinógena, os efeitos podem durar até 8 horas, e logo após a ingestão se distribui amplamente pelo organismo. Chegando ao cérebro, a metabolização da droga é realizada principalmente no fígado e sua eliminação ocorre através da urina, sendo concluída após aproximadamente dois dias. 
    Efeitos físicos e psíquicos: 

    A droga apresenta efeitos semelhantes aos estimulantes do sistema nervoso central (agitação), bem como efeitos perturbadores (distorção da realidade). Os efeitos da MDMA causam a falsa sensação de excitação, assim como, a melhora na percepção musical e aumento da percepção das cores. 

    O ecstasy causa também:

    Diminuição do apetite,

    Dilatação das pupilas,

    Aceleração do batimento cardíaco,

    Aumento da temperatura do corpo (hipertermia),

    Rangido de dentes e

    Aumento na secreção do hormônio antidiurético.

    Os efeitos residuais são aqueles que perduram dias após o uso de uma droga. Muitos usuários relatam ter um episódio depressivo nos dias após o uso do ecxtase, o que é chamada de depressão de meio de semana. Assim como, fadiga e insônia também são comuns. 

    fonte: http://www.denarc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37

  • O erro está na hipotermina, quando na verdade causa hipertermia.

  • HIPERTERMIA!!!