SóProvas


ID
1065190
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001


A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como conseqüência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Fácil


  • As cidades brasileiras estão constantemente em transformação, a partir da ação de diversos atores, entre eles os agentes imobiliários, que interferem na valorização e especulação de certas áreas das cidades, que vão atrair grande contingente populacional, havendo o crescimento da população urbana.


  • Vale lembrar do processo de /gentrificação/ que se caracteriza pela recuperação de locais degradados no espaço urbano, principalmente nas areas centrais (um exemplo é a zona portuaria do Rio de Janeiro) dando um melhor aspecto visual e estrutural a esses locais degradados o que promove o interece turístico e o almento da especulação imobiliária nestes locais, causando assim uma dificuldade de pessoas com renda menos elevadas de permanecerem nessas regiões, salientando as que possuem estabelecimentos financeiros como salões, barbearias, pequenos restaurantes e etc.

  • Letra A

    As cidades brasileiras são constantemente transformadas a partir da ação de diversos fatores, o que atrai granes contingentes populacionais. Entre esses agentes identificam-se os agentes imobiliários, que interferem no espaço contribuindo para a valorização e especulação de certas áreas das cidades que por estarem associadas a um alto valor para serem ocupadas acabam gerando as áreas periféricas, caracterizadas por moradias mais simples, entre outras características.