SóProvas


ID
1066279
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os formuladores de políticas públicas, muitas vezes, desejam influenciar a quantidade de cigarros consumidos pela população em função dos efeitos adversos do fumo sobre a saúde. A política por eles utilizada pode atingir esse objetivo de duas maneiras:

I. Comunicados públicos, alertas obrigatórios nas embalagens de cigarros e proibição de publicidade de cigarros na Televisão e em Rádio.

II. Elevação do imposto sobre fabricação e consumo dos cigarros.

A Curva de Demanda terá, de acordo com as políticas I e II utilizadas, os comportamentos expressos em:

Alternativas
Comentários
  • Observe que o enunciado quer saber o que vai acontecer com a curva de demanda.

    Pois bem, a política I vai atuar nos gostos e preferências dos consumidores, fazendo a curva de demanda ser deslocada por inteiro para a esquerda. Só por aí, já matávamos a questão. Gabarito: letra B.

    A política II atua sobre a curva de oferta. O imposto deslocará a curva de oferta para cima e para a esquerda (e a curva de demanda vai ficar no mesmo lugar). Observe que, ao deslocarmos a curva de oferta, estamos também nos deslocando ao longo da curva de demanda. O ponto de equilíbrio vai mudar, se deslocando ao longo da curva de demanda.


    Fonte: Prof Heber Carvalho 

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-as-questoes-de-economia-do-icmsrj/

  • Eu matei a questão pensando no seguinte: deslocamento ao longo da curva só quando interfere no preço; quaisquer outras afetações deslocarão a curva de demanda;

  • Note que, na política I, temos medidas que tentam convencer as pessoas a não consumirem cigarros. Ora: o efeito disso é a contração da curva de demanda, ou seja, seu deslocamento para a esquerda. Erradas, portanto, as alternativas A, C,D e E. Só sobra a alternativa B, que é o nosso gabarito.

              Na política II, repare que temos um imposto sobre fabricação e sobre consumo. Esses impostos fazem com que a produção fique mais cara e, por isso, impactam oferta, fazendo com que haja contração da curva de oferta, enquanto a curva de demanda fica paradinha.

              A curva de demanda não se mexe pela política II, mas como a oferta se contrai, teremos aumento do preço e diminuição da quantidade de equilíbrio. Esse movimento é semelhante a um movimento ao longo da curva de demanda para a esquerda (se nós aumentarmos o preço de um produto, teremos redução da quantidade de equilíbrio).

    Resposta: B