SóProvas


ID
1066297
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:

I. As Contas Capital e Financeira contemplam: Conta Capital, Investimentos Brasileiros no Exterior, Investimentos Estrangeiros no Brasil e Rendas Líquidas de Fatores de Produção Externos.

II. O Saldo em Transações Correntes contempla: Balança Comercial, Balança de Serviços, Rendas Líquidas de Fatores de Produção Externos e Transferências Unilaterais.

III. As Contas Capital e Financeira contemplam: Conta Capital, Investimentos Brasileiros no Exterior, Investimentos Estrangeiros no Brasil e Ativos de Reservas Internacionais.

IV. O Saldo em Transações Correntes contempla: Balança Comercial, Balança de Serviços, Ativos de Reservas Internacionais e Transferências Internacionais.

V. Caso o déficit em Transações Correntes seja superior ao superávit da Conta Capital e Financeira, haverá uma redução das Reservas Internacionais.

De acordo com a estrutura do Balanço de Pagamentos Brasileiro, está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • A assertiva I está errada pois as Rendas Líquidas de Fatores Externos (o mesmo que Renda Líquida Recebida do Exterior, que é igual a RLRE = RRE – REE) estão no Saldo de Transações Correntes (e não na Conta Capital e Financeira).

    PS: as rendas líquidas de fatores externos (ou RLRE) significam o saldo do balanço de rendas.

    A assertiva IV está errada pois o Saldo de Transações Correntes não contempla os Ativos de Reservas Internacionais, nem as Transferências Internacionais (considerando que estas transferências internacionais sejam as transferências de patrimônio de migrantes internacionais, contabilizadas na conta capital).

    PS: os ativos de reservas internacionais ficam contabilizados na conta financeira, enquanto a variação das reservas internacionais (que é igual ao saldo do BP com sinal trocado) é contabilizado em conta própria: variação das reservas internacionais.


    Fonte: Prof Heber Carvalho 

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-as-questoes-de-economia-do-icmsrj/