-
ERRADA. Robbins afirma que quase,todos os conflitos interpessoais (relacionamento) são disfuncionais. Assim os resultados tais como: acordo, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva não seriam resultados ESPERADOS uma vez que são resultados funcionais. O que é comum nos conflitos interpessoais é que os atritos e as hostilidades tendem a aumentar os choques de personalidades e reduzirem a compreensão mútua, o que impede a realização do trabalho organizacional (ROBBINS – Comportamento Organizacional– página 327).
Os resultados funcionais podem ser esperados dos conflitos de tarefa ou processo se bem administrados. Outro erro é sobre os conflitos intencionais ao final da afirmativa. A intenção é a decisão de agir de uma determinada maneira, assim, as intenções na administração de conflitos podem ser de cooperação (o grau em que uma das partes tenta satisfazer as necessidades do outro) ou de afirmação (grau em que uma das partes tenta satisfazer os seus próprios interesses). Aliteratura apresenta cinco intenções: competir, colaborar, evitar,acomodar ou conceder. COLABORAR, por exemplo, é um tipo FUNCIONAL de conflito.
Prof. Cassiano
-
Quando bem administrado, o conflito pode ser positivo para a organização!
Esse tipo de conflito é chamado de conflito funcional (construtivo ou positivo).
Quando o conflito é moderado, ele promove um maior esforço no trabalho, maior criatividade e cooperação. De acordo com as pesquisas, um nível razoável de conflito no nível estratégico de uma organização pode levar à tomada de decisões mais acertadas.
Quando o conflito é muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de conflito disfuncional (destrutio ou negatico). Se o conflito for muito baixo, pode ocorrer a complacência, uma acomodação. Já se form muito intenso, poderá levar as pessoas a perder um tempo valioso, pois estatão envolvidas em conflitos e não no trabalho.
Fonte: Rodrigo Renné.
-
Li as explicações abaixo mas ainda não entendi porque a questão está errada. Ela não fala que acordos, relacionamentos mais fortes e etc são conflitos disfuncionais, pelo contrário, ela fala que esses resultados (funcionais) são esperados pela organização e os conflitos só não seriam desejáveis caso fossem disfuncionais ou intencionais. Alguém pode me esclarecer melhor? Para mim parece haver um erro de interpretação.
-
Concordo com a Camila do comentário anterior. A questão fala que os conflitos terão bons resultados a não ser que sejam disfuncionais, a única coisa que pode estar errado é com relação ao conflito intencional, este sim pode ter um caráter funcional, como pode ser observado no final do comentário do "Eu vou tentar, sempre...e acreditar que sou capaz". Conflitos intencionais poderiam ter o objetivo de evitar, colaborar ou conceder.
-
Creio que o único erro da questáo está em afirarm que os conflitos intencionais não geram bons resutlatdos, até porque o conflito intencional (guiado e bem conduzido) gera discussáo e, por conseguinte, melhoria nos processos e/ou mudança de atitude.
-
A amiga "Eu capaz..." respondeu perfeitamente, porém alguns não compreenderam ainda. Só para acabar com as dúvidas:
Dentre os estágios do processo do
conflito, há o estágio de "intenções", que é a escolha de como agir durante um conflito a partir da percepção das intenções dos outros envolvidos. Nesse estágio são identificadas 5 diferentes intenções para a administração de conflitos:
1) evitar (fugir de um conflito ou
eliminá-lo);
2) competir (satisfação
dos próprios interesses);
3) acomodar-se
(colocar os interesses do outro antes dos seus próprios);
4) colaborar (satisfação dos interesses de todos os envolvidos);
5) conceder (fazer concessões e abrir
mão de alguma coisa);
É fácil observar que as intenções 4 e 5 enfatizam acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva. Portanto, conflitos intencionais, ou seja, conflitos que nascem diante de uma postura intencional, podem ser tanto funcionais (que aumentam a qualidade das decisões) quanto disfuncionais (que reduzem a coesão e a sobrevivência do grupo).
-
Acho que o erro está em "intencionais"
-
Acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva são resultados esperados dos conflitos interpessoais nas organizações, a menos que tais conflitos sejam disfuncionais ou intencionais. (ERRADO)
NÃO EXISTE CONFLITOS INTENCIONAIS.
# 2 tipos de CONFLITOS: FUNCIONAIS (POSITIVOS) & DISFUNCIONAIS ( NEGATIVOS)
-
NÃO há conflitos intencionais.
-
Acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva são resultados esperados dos conflitos interpessoais ou intencionais nas organizações, a menos que tais conflitos sejam disfuncionais.
-
Conflitos disfuncionais --> choque, atritos e hostilidades entre personalidades (relacionamento interpessoal) --> reduzem a compreensão mútua;
Conflitos funcionais --> conflitos entre tarefas ou processos --> acordo, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual são esperados.
GABARITO ERRADO
-
A questão esta errada por relacionar o tipo disfuncional com intencional, pois este estaria mais ligado a um conflito funcional no qual a empresa intencionalmente crie um conflito para colher os aspectos positivos deste.
-
GAB:E
Estava tudo certo até disfuncionais... o erro reside no "ou intencionais"
-
ERRADO
Até em conflitos intencionais tira-se boas coisas.
-
item está ERRADO.
O conflito se inicia a partir de um impasse. Em síntese, conflito é uma conjugação de interesses opostos entre pessoas ou grupos. Assim, considerando o ambiente organizacional, os conflitos são imanentes à própria estrutura organizacional, sendo, portanto, fenômenos naturais que dela emanam.
Os conflitos podem ser de origem positiva e negativa.
Quando de origem funcional, o conflito é positivo e bem administrado. Quando de origem desfuncional, o conflito é negativo, com atritos e hostilidades.
E o que seria um conflito intencional? Algo positivo ou negativo? Depende... pode ser mascarado, mal intencionado ou bem administrado. E aí é que está o erro da afirmação, pois acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva podem resultar, sim, de conflitos positivos intencionais.
Adriel Sá.
-
(...)
Estágio 3 - Definição de estratégias ou intenção: são as decisões de agir de uma determinada maneira durante um conflito. Cinco intenções ou estratégias de administração de conflitos: competir, colaborar, evitar, acomodar-se e conceder. Competir: busca da satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto sobre a outra parte em conflito. Colaborar: as partes em conflito buscam satisfazer os interesses de todos os envolvidos. Evitar: uma das partes deseja fugir do conflito ou tenta desconsiderar a sua existência. Acomodar-se: disposição de uma das partes em conflito de colocar os interesses do oponente antes dos seus próprios. Conceder: situação na qual cada uma das partes de um conflito está disposta a abrir mão de algo para se chegar a uma solução para o conflito.
Estágio 4 - Comportamento: é neste estágio que os conflitos se tornam visíveis.
Estágio 5 - Consequência: Essas consequências podem ser funcionais ou disfuncionais. (...)
http://www.spell.org.br/documentos/ver/42888/as-organizacoes-como-fonte-de-conflitos-de-poder-/i/pt-br
-