-
CORRETA. Incivilidade é agir com indelicadeza, com expressa grosseria, brutalidade ou violência. É um exemplo de conflito interpessoal. Esse tipo de conflito está ligado às características de personalidade e valores devidos a antagonismo ou antipatia.
Prof. Cassiano
-
Complementando o excelente comentário da colega abaixo:
Conceito de Conflito.
De acordo com o Dicionário Aurélio, conflito é definido como a luta, combate, guerra, enfrentamento, oposição entre duas ou mais partes, desavença entre pessoas, grupos. Divergência de ideias, de opiniões, de atitudes e de cresças.
Fonte: Andreia Ribas.
-
Conflito funcional: são aqueles que apoiam os
objetivos do grupo e melhoram seu desempenho, são forma construtiva de
conflito.
Conflito disfuncional: são aqueles que atrapalham o desempenho do grupo, são formas
destrutivas de conflito. São de cunho comportamental, muitas vezes ligado a
antipatias, não aceitações, inflexibilidade etc.
Para diferenciar o conflito funcional do disfuncional, é preciso
analisar três tipos de conflitos: tarefa , processo e relacionamento.
Conflito de relacionamento: se refere as relações interpessoais. Estudos demonstram que conflitos de relacionamento são quase sempre
disfuncionais; porque , aparentemente , o atrito e as hostilidades
interpessoais inerentes aos conflito de relacionamento aumentam os choques de
personalidades e reduzem a compreensão mútua, o que impede a realização das
tarefas organizacionais.
Conflito de tarefa: está relacionado ao conteúdo e objetivo do trabalho; Um nível baixo e
moderado de conflito tarefa demonstra conscientemente um efeito positivo no
desempenho do grupo por estimular a discussão de ideias que ajudam o trabalho
em equipe.
Conflito de processo: relaciona-se à maneira como o trabalho é realizado. Para que seja
produtivo seus nível tem de ser baixo.
Fonte : Robbins - Comportamento Organizacional, 2009.
-
Há vários tipos de conflitos que podem ser divididos entre conflitos internos e externos: o interno envolve dilemas de ordem pessoal (ocorre intimamente dentro de uma pessoa em relação a sentimentos, opiniões, desejos e motivações divergentes e antagônicas), já o externo (chamado conflito social, que ocorre entre pessoas ou grupos sociais com interesses ou objetivos antagônicos) envolve vários níveis como interpessoal, intergrupal ou interorganizacional.
PROFa. LILIAN LIMA QUINTÃO
-
#GENEROS DE CONLITOS#
Conflito funcional: são aqueles que apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho, são forma construtiva de conflito.
Conflito disfuncional: são aqueles que atrapalham o desempenho do grupo, são formas destrutivas de conflito. São de cunho comportamental, muitas vezes ligado a antipatias, não aceitações, inflexibilidade etc.
Para diferenciar o conflito funcional do disfuncional, é preciso analisar três tipos de conflitos: tarefa , processo e relacionamento.
#TIPOS#
Conflito de relacionamento: se refere as relações interpessoais. Estudos demonstram que conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais; porque , aparentemente , o atrito e as hostilidades interpessoais inerentes aos conflito de relacionamento aumentam os choques de personalidades e reduzem a compreensão mútua, o que impede a realização das tarefas organizacionais.
Conflito de tarefa: está relacionado ao conteúdo e objetivo do trabalho; Um nível baixo e moderado de conflito tarefa demonstra conscientemente um efeito positivo no desempenho do grupo por estimular a discussão de ideias que ajudam o trabalho em equipe.
Conflito de processo: relaciona-se à maneira como o trabalho é realizado. Para que seja produtivo seus nível tem de ser baixo.
Fonte : Robbins - Comportamento Organizacional, 2009.